http://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/issue/feedCadernos Zygmunt Bauman2024-11-04T16:04:08-03:00Prof. Dr. Wellington Lima Amorimwellington.amorim@gmail.comOpen Journal Systems<p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Os <strong>Cadernos Zygmunt Bauman</strong> é um periódico <strong>(B4) (FILOSOFIA, INTERDISCIPLINAR, LINGUÍSTICA E LITERATURA, PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, ENSINO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA, DIREITO, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO, , ARQUITETURA, PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA, URBANISMO E DESIGN, ARTES, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, ENGENHARIAS I, ENFERMAGEM, SAÚDE COLETIVA, SERVIÇO SOCIAL).</strong> O Cadernos Zygmunt Bauman está voltado aos <strong>pesquisadores de pós-graduação, assim como leitores interessados nos temas abordados.</strong> Quanto aos <strong>artigos serão aceitos de alunos pesquisadores de pós-graduação, stricto Sensu, desde que a publicação venha acompanhada com seu orientador, mestre ou doutor.</strong> O C-ZB terá sua periodicidade quadrimestral a partir de janeiro de 2017 em versão totalmente online. Vale aqui fazer uma breve apresentação a respeito do emérito sociólogo polonês Zygmunt Bauman nasceu no dia 19 de novembro de 1925, em Poznán. Ele principiou sua trajetória acadêmica na Universidade de Varsóvia, mas logo foi obrigado a deixar a academia, em 1968, ao mesmo tempo em que sua obra era proibida neste país.</p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong>O periódico está disponível no Portal de Periódicos Capes/MEC, indexado no Google Acadêmico, no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), Cadastrado no Diadorim</strong>, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.</p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Periodicidade quadrimestral</p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">ISSN 2236-4099</p>http://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/24662CIRCULAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE SENTIDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: implicações no Curso de Pedagogia (Educação Profissional e Tecnológica) ofertado em Rede por Institutos Federais 2024-10-12T20:23:37-03:00Grigorio Duarte Netogrigorio.dn@ufma.brFrancisco Adelton Alves Ribeiroadelton@ifma.edu.br<p align="justify"><span style="font-family: Georgia, serif;">Os conceitos de Formação Discursiva (FD), Formação Ideológica (FI) e Condições de Produção (CP) são apresentados com o intuito de detectar a disseminação e a validação de significados e efeitos de sentidos presentes no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (Educação Profissional e Tecnológica) oferecido em Rede pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em relação à Educação Especial sob a ótica da Inclusão. Para isso, foi realizado o levantamento de informações por meio da formação do Corpus Discursivo de arquivo, a fim de realizar a descrição inicial do dado empírico linguístico em sua profundidade semântica e posteriormente realizar a interpretação, uma vez que a análise começa já na formação do Corpus. Nesta etapa, são utilizados os conceitos da Análise de Discurso de orientação Francesa (AD) com o intuito de estabelecer um referencial teórico ao término da pesquisa. Através da individualização de um referencial teórico-analítico, a Interdiscursividade, o Projeto Pedagógico é entendido como um espaço social de Memória Discursiva, a partir da produção dos sujeitos, como um lugar da linguagem do já mencionado e pré-construído, trazendo a importância da historicidade na formação de alguns dos diversos significados da Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Ao analisar as Formações Discursivas (FD) e focar nos principais significados presentes nos textos dos conteúdos programáticos, foi possível identificar a presença de significados ora ligados às posições dominantes, ora às contrárias, através dos mecanismos de paráfrase e polissemia encontrados nos mesmos e em outras evidências linguísticas.</span></p>2023-12-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/24778TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: da criação do SENAI no contexto da Era Vargas às politicas educacionais para o trabalho2024-10-17T18:32:52-03:00Aruanã Antonio dos Passosaruana.ap@gmail.comWillian Roberto Vicentiniwillianvicentini22@gmail.com<p class="western" align="justify"><span style="color: #171717;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Esta pesquisa tem por objetivo, analisar o processo de implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no Brasil, em particular, nos Estados do Paraná e Santa Catarina entre os anos de 1942-1953, dentro deste contexto, sua atuação e contribuição para a formação de trabalhadores para a indústria e serviços, ainda, entendido como parte integrante do desenvolvimento industrial nos referidos estados. Para isso, buscamos evidenciar as relações entre o movimento real da sociedade, a indústria em desenvolvimento, fomento a Políticas Públicas governamentais para a qualificação da força de trabalho e o SENAI, discutindo as contradições geradas neste contexto. Justifica-se o recorte temporal deste trabalho, entre a criação do SENAI (1942), até a divisão da 7ª. Delegacia Regional do SENAI em duas, Paraná e Santa Catarina, em que o SENAI passa a ter uma administração em cada um dos estados (1953). A pesquisa investiga o contexto histórico nacional e do desenvolvimento regional e por fim na análise da criação e da atuação do SENAI nos dois estados baseado, principalmente nos seus Relatórios anuais. Como resultado obtido desta pesquisa, pode-se constatar que ao lado da referida formação de trabalhadores para a indústria ocorreu também uma formação de trabalhadores para o setor de serviços e diversos ramos de atividades. </span></span></span></p>2023-12-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/24795COMPREENDENDO OS DIREITOS HUMANOS À LUZ DA DECOLONIALIDADE: as contribuições de Fernanda Frizzo Bragato2024-10-18T17:52:46-03:00Laura Maria Moreira Ferreiralauramariamoreyra2@gmail.comAntônio Joaquim Severinoajsev@uol.com.br<p>Este artigo se propõe a apresentar as contribuições da pesquisadora Fernanda Frizzo Bragato para uma releitura no debate sobre direitos humanos à luz da perspectiva da decolonialidade. Para essa pensadora, há um problema central na declaração universal dos direitos humanos que se estabelece na sua fundamentação: embora a declaração afirme que nenhum ser humano deva ser submetido à tortura e à escravidão, e embora muitos países endossem essa posição, ela não estabelece claramente o sentido dessas práticas e não configura especificamente o conteúdo do ato delituoso nelas implicado. A autora vê a origem dessa contradição no aparato conceitual do próprio pensamento iluminista da modernidade e busca mostrar, em seu trabalho teórico, as exigências postas para a superação dessa contradição, apresentando alguns pressupostos para a compreensão dos direitos humanos em uma perspectiva decolonial.</p>2023-12-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/24811PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: atitudes em relação ao consumo, materialismo e influência de pares2024-10-19T20:06:53-03:00Sônia Bessasoniabessa@gmail.comEliane Gichetto SAravalieliane.g.saravali@unesp.brElton Anderson Santos de Castroeltonkastro@gmail.comMaria Belintane Fermianomariabelintane@gmail.com<p>Pode-se considerar escolhas de consumo como resultado de decisões pessoais, mas pesquisas têm sinalizado ligação substancial entre o consumo, o materialismo e a influência dos pares. Este estudo objetivou investigar a associação entre materialismo, atitudes em relação ao consumo/compra e influência de pares nas decisões de consumo, para tanto utilizou três escalas: atitudes em relação ao consumo/compra, materialismo e influência dos pares nas decisões de consumo. Participaram 153 professores da educação básica. A análise dos dados foi feita por meio da correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla. Pelos resultados os docentes valorizam fortemente o consumo consciente e racional no discurso, mas agem impulsivamente nas decisões de compra. Identificou-se coexistência de estilos de consumo racionais, impulsivos e compulsivos, mostrando ambivalência comportamental. A influência dos pares, consumo impulsivo e consumo compulsivo foram preditores do materialismo entre os docentes.</p>2023-12-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/24920A “SOLTEIRONA” NA SÉRIE BRIDGERTON DA NETFLIX: subversão e reinvenção de estereótipos no contexto social do século XIX2024-10-28T23:08:29-03:00Lucas Matheus Araujo Bicalhobicalholucas7@gmail.comLuís Fernando de Souza Alvesluisf3@gmail.comGuilherme Carvalho Vieiraguilhermecarvalhounimontes@gmail.comStefany Reis Marquiolistefanymarquioli@gmail.comDaniely Santos Ramos Costardaniely44@gmail.com<p>O artigo aborda a série <em>Bridgerton</em>, que se passa na sociedade londrina do século XIX, e explora normas sociais que regulam o feminino. Mulheres solteiras eram estigmatizadas, sendo consideradas fracassos em um sistema patriarcal onde matrimônio e maternidade eram imperativos sociais. A série desafia essas expectativas por meio da personagem Penelope Featherington. Analisamos o papel de solteirona a partir dessa jovem que recusou o casamento precoce imposto pela sociedade. A série ressignifica a visão de mulheres como solteironas. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, utilizando a análise de conteúdo conforme proposta por Laurence Bardin (2020). O aporte teórico inclui referências sobre questões de gênero e o papel histórico de mulheres vistas como solteironas, proporcionando um suporte crítico às análises realizadas.</p>2023-12-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos Zygmunt Bauman