A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p167-197

Palavras-chave:

Formação de Professores, Prática como Componente Curricular, Produção Acadêmica.

Resumo

Este artigo tem como tema de investigação a Prática como Componente Curricular (PCC) na produção acadêmica do período de 2002 a 2018. Dessa forma, propõem-se como objetivo analisar aspectos qualitativos e quantitativos da produção acadêmica sobre a PCC a partir de resumos de 129 trabalhos levantados e disponíveis em três bases de dados: Banco de Dissertações e Teses da Capes, Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. A análise priorizou a identificação das áreas das licenciaturas foco de cada estudo, o ano de sua defesa e /ou publicação, o programa e universidade em que foram realizados, as revistas e eventos de publicação, os objetivos da pesquisa, a metodologia utilizada e os principais resultados. A partir dessa análise destaca-se a ausência de estudos sobre a PCC nas licenciaturas em Ciências, Filosofia, Física, História, Letras e Pedagogia, bem como poucos estudos com enfoque metodológico etnográfico e/ou de observação participante. Por sua vez, a análise dos principais resultados das pesquisas ressaltou duas lacunas nos estudos sobre a PCC que podem ser pesquisadas de forma separada ou em articulação: as condições de trabalho e carreira dos professores formadores e as trajetórias de vida de formação e de experiência na Educação Básica desses professores. Identificou-se também a ausência de estudas da PCC em cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

THE PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN THE TEACHING FORMATION: an analysis of the academic production of 2002 to 2018 in Brazil

Abstract

This article has as a research theme the Practice as a Curricular Component (PCC) in academic production from the period 2002 to 2018 in Brazil. Thus, the objective of this study is to analyze qualitative and quantitative aspects of academic production on PCC from abstracts of 129 works collected and available in three databases: Bank of Dissertations and Theses of Capes, Portal of Periodical Capes and Google Academic. The analysis prioritized the identification of the areas of undergraduate studies that focus on each study, the year of its defense and/or publication, the program and university in which they were carried out, the journals and publication events, the research objectives, the methodology used and the main results. From this analysis we can highlight the absence of studies on the PCC in the teaching formation in Sciences, Philosophy, Physics, History, Literature and Pedagogy, as well as few studies with an ethnographic methodological approach and/or participant observation. In turn, the analysis of the main research results highlighted two shortcomings in the PCC studies that can be researched separately or in articulation: the working and career conditions of the teaching formation and the life trajectories of formation and experience in the Basic Education of these teachers. We also identified the absence of PCC studies in Distance Education (e-learning) courses.

Key-words: Teaching Formation; Practice as a Curricular Component; Academic Production.

LA PRÁCTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EN LICENCIAS: un análisis de la producción académica de 2002 a 2018 en Brasil

 Resumen

Este artículo tiene como tema de investigación la Práctica como Componente Curricular (PCC) en la producción académica de 2002 a 2018. Así, el objetivo es analizar aspectos cualitativos y cuantitativos de la producción académica en el PCC a partir de resúmenes de 129 artículos reunidos y disponibles en tres bases de datos: Capes Dissertations and Theses Bank, Capes Journal Portal y Google Scholar. El análisis priorizó la identificación de las áreas de las carreras de grado que son el foco de cada estudio, el año de su defensa y / o publicación, el programa y universidad en la que se realizó, las revistas y eventos de publicación, los objetivos de investigación, la metodología utilizada y la resultados principales. De este análisis se destaca la ausencia de estudios sobre el PCC en las licenciaturas en Ciencias, Filosofía, Física, Historia, Letras y Pedagogía, así como escasos estudios con enfoque etnográfico y / o metodológico de observación participante. A su vez, el análisis de los principales resultados de la investigación destacó dos vacíos en los estudios sobre el PCC que pueden ser investigados por separado o en forma articulada: las condiciones laborales y de carrera de los formadores de docentes y las trayectorias de vida de formación y experiencia en Educación básica de estos profesores. También se identificó la ausencia de estudios por parte del PCC en cursos de la modalidad Educación a Distancia (EAD).

Palavras claves: Formación del profesorado; Práctica como componente curricular; Producción académica.

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Biografia do Autor

Priscila Juliana da Silva, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017), na linha de pesquisa de Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC - câmpus Jaraguá do Sul).

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

SILVA, Priscila Juliana da; GUIMARÃES, Orliney Maciel.
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 3, p. 167–197, 28 Dez 2020 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11350. Acesso em: 15 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos