ORIGENS DOS CONFLITOS NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202139Palavras-chave:
Conflitos, origem dos conflitos, comunidade escolarResumo
Esta investigação escrutina as origens dos conflitos numa comunidade escolar de contexto angolano. Com base nos objectivos fixados, recorreu-se à metodologia qualitativa, tendo sido utilizadas entrevistas grupais semi-estruturadas, com a participação de 167 elementos dentre professores, alunos e familiares, cujos dados foram analisados através do método de análise de conteúdo assistido pelo Maxqda 12. A pesquisa revela que os conflitos mais relevantes naquela comunidade escolar relacionam-se com o não respeito das normas ético-deontológicas por parte dos docentes, com a indisciplina e má educação familiar dos alunos e com o não acompanhamento dos alunos por parte dos seuspais e encarregados da educação.
Palavras-chave: conflitos; origem dos conflitos; comunidade escolar.
Origins of conflicts at school from the perspective of school community
Abstract
This research monitors the origins of conflicts in a school community of Angolan context. Based on the objectives set, resorted to the qualitative methodology, having been used semi-structured interviews group, with the participation of 167 elements among teachers, students and their families, whose data were analyzed using the method content analysis assisted by Maxqda 12. The survey reveals that the most significant conflicts that school community relate to non-compliance with ethical conduct on the part of teachers, with the indiscipline and bad family education of students and with no monitoring of students by part of their parents.
Keywords: conflicts; origin of the conflict; school community.
Orígenes de los conflictos en la escuela en la perspectiva de una comunidad escolar
Resumen
Esta investigación escudriña los orígenes de los conflictos en una comunidad escolar de contexto angoleño. Con base en los objetivos fijados, se recurrió a la metodologia cualitativa, habiendo sido utilizadas entrevistas grupales semiestructuradas, com la participación de 167 elementos entre profesores, alumnos y familiares, cuyos datos fueron analizados a través del método de análisis de contenido asistido por el Maxqda 12.La investigación revela que los conflictos más relevantes en aquella comunidad escolar se relacionan con el no respeto de las normas ético-deontológicas por parte de los docentes, con la indisciplina y mala educación familiar de los alumnos y con el no acompañamiento de los alumnos por parte de sus padres y los encargados de la educación.
Palabras clave: conflictos; origen de los conflictos; comunidad escolar.
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