PEDAGOGIA DO EXEMPLO: a autobiografia de Loyola e as missões na América Portuguesa do século XVI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p30-48

Palavras-chave:

Jesuítas, Pedagogia do Exemplo, Autobiografia, Exercícios Espirituais, Cartas, Missões,

Resumo

Tendo em vista a dimensão educacional dos jesuítas na Europa e a expressiva ação dos homens de preto nas terras além-mar, marcando por mais de dois séculos o período colonial brasílico, o artigo analisa dois documentos do fundador da ordem religiosa Companhia de Jesus, Inácio de Loyola: a Autobiografia e os Exercícios Espirituais; e, também, as cartas dos primeiros jesuítas em missão na América portuguesa do século XVI. Nesse sentido, é tomada a característica pedagógica jesuítica do exemplo. A Autobiografia é interpretada como uma obra elaborada com a finalidade de expor um exemplo a ser seguido e, portanto, norteadora do modus procedendi jesuítico. Os Exercícios Espirituais como fruto dessa pedagogia, como um manual de imersão mística possibilitando a conversão e a alteração radical na conduta moral, religiosa e prática do exercitante por meio do autoexame. Assim, os missionários pioneiros reproduzem a fundamental importância da ação exemplar como meio de ensino. No entanto, o embate com os maus exemplos dos colonos e do clero secular parecem desfavorecer as investidas dos padres, fazendo com que o desafio da conversão do gentio tenha dificuldades além das relações entre jesuítas e nativos.

EXAMPLE PEDAGOGY: Loyola's autobiography and Missions in 16th century Portuguese America

ABSTRACT

Considering the educational dimension of the Jesuits in Europe and the expressive action of the men in black in the lands beyond the sea, marking for more than two centuries the Brazilian colonial period, the article analyzed two documents of the founder of the religious order Company of Jesus, Ignatius of Loyola: the Autobiography and the Spiritual Exercises; and also the letters of the first Jesuits on mission in Portuguese America of the sixteenth century. In this sense, the Jesuit pedagogical characteristic of the example is taken. The Autobiography is interpreted as a work elaborated with the purpose of exposing an example to be followed and, therefore, guiding the Jesuit modus procedendi. The Spiritual Exercises as a result of this pedagogy, as a manual of mystical immersion enabling the conversion and radical change in the moral, religious and practical conduct of the exerciser through self-examination. Thus, the pioneer missionaries reproduce the fundamental importance of exemplary action as a means of teaching. However, the clash with the bad examples of settlers and secular clergy seems to disadvantage the priests' onslaughts, making the challenge of the conversion of the gentile difficult beyond relations between Jesuits and natives.

Keywords: Jesuits. Pedagogy of the Example. Autobiography. Spiritual Exercises. Letters. Missions.

PEDAGOGÍA DEL EJEMPLO: la autobiografía y las misiones de Loyola y las misiones en América Portuguesa del siglo XVI

RESUMEN

Tomando en cuenta la dimensión educativa de los jesuitas en Europa y la expresiva acción de los hombres de negro en las tierras más extremas del mar, marcando por más de los siglos el período colonial brasilero, el artículo analiza dos documentos del fundador del orden religioso Compañía de Jesús, Ignacio de Loyola: la Autobiografía y los Ejercicios Espirituales; y también las las cartas de los primeros jesuitas en misión en la América portuguesa del siglo XVI. En ese sentido, se toma la característica pedagógica jesuítica del ejemplo. La Autobiografía es interpretada como una obra elaborada con la finalidad de exponer un ejemplo a seguir y, por lo tanto, orientadora del modus procedendi jesuítico. Los Ejercicios Espirituales como fruto de esta pedagogía, como un manual de inmersión mística posibilitando la conversión y la alteración radical en la conducta moral, religiosa y práctica del ejercitante por medio del autoexamen. Así, los misioneros pioneros reproducen la fundamental importancia de la acción ejemplar como medio de enseñanza. Sin embargo, el embate con los malos ejemplos de los colonos y del clero secular parece desfavorecer las embestidas de los sacerdotes, haciendo que el desafío de la conversión del gentil tenga dificultades más allá de las relaciones entre jesuitas y nativos.

Palabras clave:Jesuitas. Pedagogía del Ejemplo. Autobiografía. Ejercicios Espirituales. Cartas. Misiones.

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Biografia do Autor

Leandro Lente de Andrade, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos - São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), linha de pesquisa: "História, Filosofia e Sociologia da Educação". Mestre em Educação, linha de pesquisa: "Fundamentos da Educação e Práticas Educacionais". Graduado em Geografia (licenciatura), pela Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal-MG). É acadêmico do curso de Pedagogia (modalidade Segunda Licenciatura - EAD), pelo Centro Universitário Internacional, e do último período do curso de História (licenciatura), pela Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal-MG). Atuou profissionalmente como professor substituto de Geografia na rede Estadual de ensino (9º ano e Ensino Médio) e como professor das disciplinas História Geral, Sociologia, Questões Contemporâneas e Geografia no curso pré-vestibular Pró-Federal (Sistema POLIEDRO) em Alfenas. Realizou trabalho de tutoria no curso de Pedagogia EAD da Univerisidade Federal de Alfenas-MG (2016-2019). Atualmente é professor de Filosofia no curso pré-vestibular Pró-Federal (Sistema POLIEDRO) em Alfenas; membro de dois Grupos de Pesquisa do HISTEDBR, um com sede na Unifal-MG e outro na UFSCar; e é articulista do jornal "Pensar a Educação, Pensar o Brasil" da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Marcos Roberto de Faria, Universidade Federal de Alfenas. Alfenas - Minas Gerais

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade Pela Pontifícia Universidade Católica De São Paulo com Bolsa Sanduíche (CAPES) pelo Dipartimento Di Filosofia Da Università Degli Studi Di Udine - Itália (2008-2009), período no qual atuou como pesquisador no Archivum Romanum Societatis Iesu em Roma. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000); Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente, é Professor Associado, lotado no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas - MG, atuando junto ao Programa de pós-graduação em Educação. Foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, de 2010 a 2013. É membro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped), membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e membro fundador da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação e da Sociedade Brasileira de Retórica. Tem experiência nas áreas de Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia e Educação, Contra-Reforma, Jesuítas, Retórica e História das ideias pedagógicas no Brasil.

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

ANDRADE, Leandro Lente de; FARIA, Marcos Roberto de.
PEDAGOGIA DO EXEMPLO: a autobiografia de Loyola e as missões na América Portuguesa do século XVI
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 30–48, 18 Nov 2019 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12749. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos