PROCESSOS DE ABSTRAÇÃO E AS NOÇÕES SOCIAIS DE GUERRA E PAZ: um estudo com jovens estudantes brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p49-67Palavras-chave:
Abstração reflexionante, Desenvolvimento cognitivo, Conhecimento social, Teoria piagetiana,Resumo
Tomando por referência os resultados dos principais estudos a respeito da construção do conhecimento social realizados no Brasil e no exterior, o artigo apresenta uma pesquisa que investigou a evolução na construção desse tipo de conhecimento e no desenvolvimento cognitivo em participantes brasileiros. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, pautado no método clínico-crítico piagetiano. Foram participantes 30 sujeitos de 15, 18 e 21 anos de escolas da rede pública estadual e de uma Universidade Pública do interior do estado de São Paulo, matriculados em cursos da área de Humanas. A compreensão sobre guerra e paz foi a noção social investigada, cotejada com a prova do mecanismo da abstração reflexionante, avaliado por meio da construção de relações espaciais. Os resultados indicaram um atraso nas respostas dos participantes em relação aos encontrados em pesquisas internacionais, bem como a dificuldade existente na elaboração de um raciocínio menos aparente e mais contextualizado e argumentativo. As correlações entre a construção do conhecimento social e a abstração reflexionante foram positivas, indicando a necessidade de desenvolvimento cognitivo para se atingir níveis mais elaborados de compreensão do mundo social.
PROCESSES OF ABSTRACTION AND THE SOCIAL NOTIONS OF WAR AND PEACE: a study with young brazilian studentsABSTRACT
Taking as a reference the results of the main studies carried out in Brazil and abroad on the construction of social knowledge, this article presents a research that investigated the evolution in the construction of this type of knowledge and in the cognitive development in Brazilian participants. Integrating quantitative and qualitative approaches, this is a descriptive study based on the Piagetian clinical-critical method, in which participated 30 students among 15, 18 and 21 years old from state public schools as well as from a Public University, enrolled in courses in Humanities, both from the interior of the state of São Paulo. The understanding of war and peace was the investigated social notion in comparison with the construction of reflective abstraction, which is an essential mechanism for cognitive development, through the application of surfaces and perimeters’ proof. The results indicated a delay in the responses of our participants in relation to those found in international researches, as well as the difficulty in developing a less apparent and more contextualized and argumentative reasoning. Likewise, the correlations between the construction of social knowledge and the reflective abstraction were positive, indicating the need for cognitive development to more elaborated levels of understanding of the social world.
Keywords: Reflective abstraction. Cognitive Development. Social knowledge. Piagetian theory.
PROCESOS DE ABSTRACCIÓN Y LAS NOCIONES SOCIALES DE GUERRA Y PAZ: un estudio con jóvenes estudiantes brasileños
RESUMEN
Tomando por referencia los resultados de los principales estudios sobre la construcción del conocimiento social llevados a cabo no sólo en Brasil, sino también en el exterior, el artículo presenta una investigación sobre la evolución de la construcción de este tipo de conocimiento y sobre el desarrollo cognitivo en participantes brasileños. Se trata de un estudio descriptivo, con un enfoque cualitativo y cuantitativo, basado en el método clínico-crítico piagetiano con la participación de 30 sujetos entre 15, 18 y 21 años que asisten a escuelas públicas de la red del estado y que cursan carreras en el área de humanidades en una Universidad Pública del interior del estado de São Paulo. La comprensión sobre la guerra y la paz fue la noción social investigada, cotejada con la construcción de la abstracción reflexionante, mecanismo clave del desarrollo cognitivo, mediante la aplicación de la prueba de las superficies y perímetros. Los resultados indicaran un retraso con respecto a las respuestas de nuestros participantes si los comparamos con investigaciones internacionales. bien como la dificultad existente en a la elaboración de un raciocinio menos evidente y más centrado en el contexto y en la argumentación. Las correlaciones entre construcción del conocimiento social y la abstracción reflexionante han sido positivas y indicando la necesidad del desarrollo cognitivo para niveles más complejos de comprensión del mundo social.
Palabras Clave: Abstracción reflexionante. Desarrollo Cognitivo. Conocimiento social. Teoria piagetiana.Downloads
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