MEMÓRIA E HISTÓRIA DOS EMEMCEs:perspectivas da articulação da educação superior e educação básica com o respeito às diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p152-173

Palavras-chave:

EMEMCE, Relações de Gênero, Mulheres, UFMA.

Resumo

As edições do Encontro Maranhense sobre Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar (EMEMCE) constituíram-se importante veículo difusor das experiências das mulheres em âmbito local, nacional e internacional. O registro desse evento mostra a participação das mulheres na construção da história da educação, em diferentes contextos e épocas. Os estudos de Perrot (2005), Ricoeur (2007) e Molina (2004), entre outros, auxiliam na compreensão acerca das percepções do feminino e da relação com o tempo, concebido como lugar e memória, na perspectiva da construção e reconstrução de trajetória de vida das mulheres (BOURDIEU, 1996). Esse movimento tem sido imprescindível para que as trajetórias das mulheres, especialmente das mulheres professoras, ganhem sentido e espaço na trama da história da educação, uma vez que esse lugar tem sido pouco preenchido por elas, apesar da sua participação majoritária nas instituições de ensino. Assim, esse evento vem cumprindo, paulatinamente, o objetivo de garantir visibilidade às mulheres, e com vistas à intensificação desse propósito, o Simpósio Maranhense de Pesquisadoras (es) sobre Mulher, Relações de Gênero e Educação (SIMPERGEN) agregou-se ao EMEMCE desde a primeira edição, no ano de 2003. Decorrida mais de uma década, o EMEMCE e o SIMPERGEN apresentam vitalidade pela capacidade de articulação e constante expansão.

Palavras-chave: EMEMCE. Relações de Gênero. Mulheres. UFMA. 

MEMORY AND HISTORY OF EMEMCES: perspectives of thearticulation of higher education and basic education with respect fordifferences

Abstract

The editions of the Maranhense Meeting on Women and Gender Relations in School Life (EMEMCE) were an important vehicle for disseminating women's experiences at local, national and international levels. The record of this event shows the participation of women in the construction of the history of education , in different contexts and times. The studies by Perrot (2005), Ricoeur (2007) and Molina (2004), among others, help to understand the perceptions of the feminine and the relationship with time, conceived as place and memory, in the perspective of the construction and reconstruction of trajectory of life for women (BOURDIEU, 1996). This movement has been essential for the trajectories of women, especially women teachers, to gain meaning and space in the history of education, since this place has been little filled by them, despite their majority participation in educational institutions. Thus, this event has gradually fulfilled the objective of guaranteeing visibility for women, and with a view to intensifying this purpose, the Maranhense Symposium of Researchers (s) on Women, Gender Relations and Education (SIMPERGEN) has joined EMEMCE since the first edition, in 2003. After more than a decade, EMEMCE and SIMPERGEN are vital for their capacity for articulation and constant expansion.

Keywords: EMEMCE. Gender relations. Women. UFMA.


MEMORIA E HISTORIA DE EMEMCE: perspectivas de vincular la educación superior y la  educación básica respetando las diferencias

Resumen

Las ediciones de la Reunión de Maranhão sobre la Mujer y las Relaciones de Género en la Vida Escolar (EMEMCE) convertieronse en importante vehículo para la difusión de las experiencias de mujeres a nivel local, nacional e internacional. El registro de este evento demuestra la participación de las mujeres en la construcción de la historia de la educación, en diferentes contextos y épocas. Los estudios de Perrot (2005), Ricoeur (2007) y Molina (2004), entre otros, apoyan a comprender las percepciones de lo femenino y la relación con el tiempo, concebido como lugar y memoria, desde la perspectiva de la construcción y reconstrucción de la trayectoria vital de la mujer (BOURDIEU, 1996). Este movimiento fue imprescindible para que las trayectorias de las mujeres, especialmente las de las profesoras, ganen significado y espacio en el tejido de la historia de la educación, ya que este lugar ha sido poco ocupado por ellas, a pesar de su participación mayoritaria en las instituciones educativas. Por lo tanto, este evento ha cumplido poco a poco el objetivo de garantizar la visibilidad de las mujeres y, con miras a intensificar este propósito, el Simposio de Investigadoras(es) de Maranhão sobre la Mujer, las Relaciones de Género y la Educación (SIMPERGEN) se ha añadido al EMEMCE desde su primera edición en 2003. Después de más de una década, EMEMCE y SIMPERGEN presentan vitalidad por su capacidad de articulación y expansión constante.

Palabras claves: EMEMCE. Relaciones de Género. Mujeres. UFMA.

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Biografia do Autor

Diomar das Graças Motta, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Administração do ensino de primeiro e segundo graus, pela Universidade Federal do Maranhão (1971); Mestrado em Educação com a dissertação Assistência Técnica e Rendimento Escolar pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978); e Doutorado em Educação com a tese Mulheres Professoras na Política Educacional no Maranhão pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2000). Atualmente é professora associada II, aposentada com atividade no PPGE- Programa de Pós- Graduação (Mestrado em Educação), na coordenação do GEMGe- Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e História das Mulheres Professoras, atuando principalmente nos seguintes temas: Maranhão, Educação, História, Mulher e Feminismo.

Alda Margarete Silva Farias Santiago, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2019), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2015);Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2003). 

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

MOTTA, Diomar das Graças; SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias.
MEMÓRIA E HISTÓRIA DOS EMEMCEs:perspectivas da articulação da educação superior e educação básica com o respeito às diferenças
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 152–173, 29 Dez 2020 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15519. Acesso em: 14 nov 2024.