A REALIDADE AUMENTADA COMO PERSPECTIVA DE INTERAÇÃO MISTA ENTRE O LEITOR E O LIVRO DIDÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.25

Palavras-chave:

inovação pedagógica , realidade aumentada , interação leitor-texto , livro didático , ensino de ciências

Resumo

Se por um lado, nos dias atuais um olhar mais tradicionalista para o ensino já encontra resistências que apontam e instigam modelos mais ativos e tecnológicos, de outro, é necessário se pensar nos instrumentos educacionais que estão presentes hoje nas escolas, isto posto, é relevante trazermos à tona investigações que apresentem opções inovadoras para o uso desses instrumentos. Logo, esta pesquisa se propôs a identificar a possibilidade de inovação pedagógica a partir de uma perspectiva hodierna de interação entre o leitor e o livro didático. Para se obter os resultados requeridos se partiu de pesquisa de natureza aplicada, por meio de levantamento bibliográfico e documental, para consecução referente à coleta e análise dos dados que se dará sob abordagem qualitativa. Como resultado da pesquisa identificamos a perspectiva de interação mista entre o leitor e livro didático. Quanto ao seu conceito, esta se fundamenta em se apropriar de elemento/elementos tanto da interação interna quanto da interação externa de forma síncrona e contínua, fazendo emergir a partir dessa relação, novos componentes que - a priori - não estariam visíveis ao leitor. Na prática para fazer uso dessa perspectiva, utilizar-se-á de um smartphone por meio de um aplicativo utilizando-se da tecnologia de RA. Conclui-se então, que a busca por novas formas de interação entre o leitor e o livro didático não está conclusa, pois, a partir desse estudo, vislumbra-se investigações que permitam outras alternativas viáveis a perspectivas presentes na interação interna, externa e mista, entre o leitor e o livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ferreira Sobrinho Júnior, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Acre (2009), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Acre (2005), além de especialização em Planejamento e Gestão Escolar (2007), como também, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e cursa atualmente Doutorado na Universidade Federal de Goiás. É servidor público no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Goiás.Tem experiência no ensino mediado por tecnologia.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, foi coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia, coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL). É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química e Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de ciências e mídias no ensino de ciências.

Referências

ALMEIDA, T. M. Inovação Pedagógica: uma abordagem que está mostrando como transformar a aprendizagem na educação superior, 2017. Disponível em: <https://thiagoalmeida.co/inova%C3%A7%C3%A3o-pedag%C3%B3gica-uma-abordagem-que-est%C3%A1-mostrando-como-transformar-a-aprendizagem-na-educa%C3%A7%C3%A3o-2c8543b46a71#:~:text=Sim%2C%20%C3%A9%20poss%C3%ADvel%20melhorar%20e,da%20abordagem%20da%20inova%C3%A7%C>. Acesso em: 12 jun 2020.

ALTOÉ, L. Multirio. Realidade Aumentada: para conhecer e utilizar, 2015. Disponível em: <http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/8385-realidade-aumentada-para-conhecer-e-utilizar>. Acesso em: 25 out. 2021.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Anatel. Relatório Anual de Gestão, 2019. Disponível em: <https://sei.anatel.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?eEP-wqk1skrd8hSlk5Z3rN4EVg9uLJqrLYJw_9INcO59jtrWc1-S4nfX-SeHrqZ0yJ4y5VQfXUs0tAawmhcxMpvx_M5wnV-y55u7TZxpVC1wbPvX8lqe4T93KoIvcrei>. Acesso em: 03 mai 2020.

BRASIL. FNDE. Programa do Livro - Dados Estatísticos, 7 jun 2020. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos>. Acesso em: 10 jun 2020.

CAIRES, A. J. Hometeka. Realidade aumentada em arquitetura: o que achamos do app Augment, 2015. Disponível em: <https://www.hometeka.com.br/pro/realidade-aumentada-em-arquitetura-o-que-achamos-do-app-augment/>. Acesso em: 25 out. 2021.

COSTA, F. CanalTech. Realidade Virtual e Aumentada | Diferenças, possibilidades e aplicações, 2019. Disponível em: <https://canaltech.com.br/rv-ra/realidade-virtual-e-aumentada-diferencas-possibilidades-e-aplicacoes-141243/>. Acesso em: 11 jun. 2020.

EVERZ, E. UEPG. Realidade Aumentada, 2016. Disponível em: <https://deinfo.uepg.br/~alunoso/2019/AEP/REALIDADE_AUMENTADA/RealidadeAumentada.html>. Acesso em: 25 out. 2021.

FANTINATO, D. E.; ZORZAL, T. A. Estudo de Enunciados de Estudantes do Ensino Médio Sobre os Temas Fotossíntese e Respiração Celular em uma Escola de Vitória/ES. TCC do Centro de Educação - Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, p. 35. 2015.

GIL, Â. B. D. A.; FANIZZI, S. Encontros Ciências, 4 ano: componente curricular ciências: ensino fundamental, anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HAUTSCH, O. TecMundo. Como funciona a Realidade Aumentada, 2009. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/realidade-aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm>. Acesso em: 11 jun. 2020.

HICKSON, R. S. HojeEmDia. O top da tecnologia no século XXI, 2018. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/blogs/opini%C3%A3o-1.363900/o-top-da-tecnologia-no-s%C3%A9culo-xxi-1.634589>. Acesso em: 11 jun 2020.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. Disponível em: <http://jnsilva.ludicum.org/Huizinga_HomoLudens.pdf>. Acesso em: 11 jun 2020.

KANDAR. Android x iOS, 2018. Disponível em: <https://www.kantarworldpanel.com/global/smartphone-os-market-share/>. Acesso em: 20 janeiro 2019.

PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, M. On the Horizon. [S.l.]: NCB University Press, v. 9, 2001. p. 1-6. Disponível em: <https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 27 out. 2020.

QUINTANILHA, L. F. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z. Educ. rev., v. 65, p. 249-264, jul./set 2017. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50027/33242>. Acesso em: 26 set 2021.

RAMOS, D. K.; CAMPOS, T. R. O uso de jogos digitais no ensino de Ciências Naturais e Biologia: uma revisão sistemática de literatura. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 2, p. 450-473, maio 2020. Disponível em: <http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/305>. Acesso em: 21 set. 2021.

SANTIN, R. Sistema De Autoria Em Ambiente Colaborativo com Realidade Aumentada. Dissertação (mestrado) - Universidade Metodista de Piracicaba - Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza. Piracicaba-SP, p. 109. 2008.

SANTOS, F. F. O professor e livro didático: implicações metodológicas na prática de ensino em geografia. 9º Encontro Internacional de formação de professores. Universidade Tiradentes, Sergipe. Aracaju: [s.n.]. 2016. p. 1-15.

SAVI, R.; ULBRICHT, V. R. Jogos Digitais Educacionais: Benefícios e Desafios. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 6 Nº 2, Dezembro, 2008_, v. 06, n. 02, p. 1-10, dez 2008. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14405/8310>. Acesso em: 12 jun 2020.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 44. ed. São Paulo: Autores Associados, 2021.

SOARES, M. H. F. B. “O lúdico em química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química”. Tese (Doutorado) -- Universidade Federal de São Carlos. São Carlos : UFSCar, p. 203. 2004.

SOBRINHO JUNIOR, J. F.; MESQUITA, N. A. D. S. Análise da Interação Entre o Leitor e o Livro Didático: um Estudo nos Livros de Ciências dos Anos Iniciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, jan./dez. 2020.

SOBRINHO JUNIOR, J. F.; MORAES, C. D. C. P. Gameficação como perspectiva didática no ensino de história: a expansão marítima portuguesa no quatrocentos. Revista Temática, v. 17, n. 5, p. 208-222, maio 2021. Acesso em: 24 ago. 2021.

SOUZA, S. C. D.; ALMEIDA, M. J. P. M. D. A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos. Ciênc. educ., Bauru-SP, v. 08, n. 01, p. 97-111, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 jun 2020.

TAVARES, F. G. D. O. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, Santa Maria, v. 44, n. 4, p. 1-19, 2019.

VELOSO, E. F. R.; DUTRA, J. S.; NAKATA, L. E. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações Y, X e Baby Boomers. REGE - Revista de Gestão, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 88- 98, 2016. Acesso em: 1 out. 2021.

YASUHARA, T. R. C.; MATIELLO, M. C. A. O Jogo Didático no Ensino de Ciências, um Motivador Para Crianças Com Dificuldades de Aprendizagem. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Curitiba: [s.n.]. 2013. p. 1-17.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

SOBRINHO JÚNIOR, João Ferreira; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva.
A REALIDADE AUMENTADA COMO PERSPECTIVA DE INTERAÇÃO MISTA ENTRE O LEITOR E O LIVRO DIDÁTICO
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 59–78, 5 Jul 2022 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18048. Acesso em: 14 nov 2024.