Inclusão de pessoas com deficiência e o uso de Tecnologias Assistivas (TA): percepção de docentes e discentes
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.51Palavras-chave:
tecnologias assistivas, percepção, docentes, discentes, ensino superiorResumo
A pesquisa analisa a percepção dos docentes e discentes no processo de inclusão de pessoas com deficiência sobre o uso de tecnologias assistivas no ensino emergencial remoto na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sob o enfoque da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky. Possui uma abordagem descritiva e quanto aos procedimentos foi do tipo levantamento, sendo a análise dos dados do tipo qualitativa-quantitativa. Foram utilizados questionários direcionados aos discentes e docentes dos cursos da área de negócios da instituição selecionada. Observa-se que apenas uma discente respondeu ao questionário. A análise dos resultados foi realizada de duas formas: por meio de estatística descritiva com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e no aspecto qualitativo, por meio da análise de conteúdo. Dentre outras informações, os resultados apontam: falta de comunicação e informação, falta de apoio técnico
e dificuldade no uso da tecnologia e fragilidade por parte da instituição para a inclusão de pessoas com deficiência nos cursos da área de negócios.
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