O artesanal e o instrumental na Universidade de São Paulo: tradições e experiências de ensino
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.33Palavras-chave:
formação docente, experiências de ensino e aprendizagem, livros escolaresResumo
Com o objetivo de refletir acerca das experiências de ensino e de aprendizagem na Universidade
de São Paulo (USP), o presente artigo almeja uma incursão dupla: num primeiro momento, por intermédio
do perscrutamento dos seus primeiros anos de funcionamento, busca lançar um olhar para os saberes produzidos e as práticas e representações sobre o ensino na recém-criada universidade, explorando as tensões entre as intencionalidades presentes no projeto da nova instituição universitária e as respostas oferecidas por uma parte de seus sujeitos; secundando esse investimento, e com a lente de observação ajustada para uma
das unidades de ensino da USP, a Faculdade de Educação, já numa fase posterior - anos 2010 -, pretende-se
tecer reflexões a respeito do comparecimento, nas disciplinas de história da educação ministradas no curso de Pedagogia, de dois manuais de ensino de história da educação: História da educação na antiguidade (Histoire de l’éducation dans l’Antiquité. Paris: Éditions du Seuil, 1948), de Henri Marrou; e História da educação e
da pedagogia (Historia de la educación y de la pedagogía. Buenos Aires: Editorial Losada, 1951) de Lorenzo
Luzuriaga, num contexto em que tal área de estudos no Brasil - a história da educação - se debruça acerca
da convocação no ensino de seus conteúdos de compêndios escolares dessa natureza.
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