DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia

Autores

  • Silvana Malusá Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Mirna Tonus Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Igor Aparecido Dallaqua Pedrini Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Carla Barbosa Alves Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Ricardo Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n2.p.14-25

Palavras-chave:

Docência Universitária On-Line. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). AmbientesVirtuais de Aprendizagem (AVA).

Resumo

A oferta de disciplinas on-line cresce vertiginosamente nas Instituições de Ensino Superior (IES) e osprofessores cada vez mais, se veem desafiado a modificar sua prática pedagógica para acompanharem a tendênciavigente à modalidade de ensino não presencial. Diante desse problema, o objetivo deste trabalho – de natureza aplicadae exploratória e de abordagem qualitativa – é registrar as concepções de docentes universitários, atuantes emcursos de Pedagogia à Distância. Toma como foco compreender, sob a ótica desses docentes, o que é docência online,visando registrar e discutir as características necessárias para essa prática. Quanto aos resultados da pesquisa,verificou-se que as principais características podem ser agrupadas como sendo aquelas que: são capazes de entendero momento em que o aluno se encontra na relação ensino-aprendizagem fazendo as adaptações necessárias à comunicaçãocom ele; que sabem distinguir os limites entre o ensino presencial e os do ambiente on-line; são conhecedoresdas ferramentas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como sabem planejar e mediá-las de acordocom a variação de estudantes e conteúdos; apresentam sempre um feedback sobre as atividades e solicitações dosaprendizes e, por fim, pensam os processos avaliativos específicos e têm abertura para o trabalho em equipe, ouseja, com outros profissionais envolvidos com o processo, que vão desde os produtores dos conteúdos até os tutores.

Palavras-chave: Docência Universitária On-Line. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). AmbientesVirtuais de Aprendizagem (AVA).

 

ONLINE TEACHING AT HIGHER EDUCATION: conceptions for a new style of pedagogy

Abstract: The offer of online courses soars on Higher Education Institutions (HEI) and teachers find themselveschallenged, increasingly, to modify their pedagogical practice to follow up the trend towards online teaching modality.Faced with of this problem, the aim of this study - from applied and exploratory nature and qualitative approach - isto register the conceptions of university teachers in Pedagogy courses at Distance Learning. It takes as its focus theunderstanding, in the vision of these teachers, what is online teaching, aiming at record and discuss the necessaryfeatures for this practice. Regarding the results of the survey, it has been found that the main features can be groupedas being those that: are able to understand the moment of the student in the teaching-learning process making therequired adjustments to the communication with him; Student knows how to distinguish the limits between classroomlearning and the online environment; are knowledgeable in tools on Virtual Learning Environment (VLE) as well as toplan and mediate them, according to the variance of students and content; always submit feedback about activitiesand requests of apprentices and ultimately think particular evaluative processes and have opening for teamwork, ie, toother professionals involved with the process ranging from content producers to tutors.

Keywords: University teaching online. Information and Communication Technologies (ICT). Virtual Learning Environments(VLE).

 

 

ENSEÑANZA UNIVERSITARIA EN LÍNEA: conceptos para un nuevo estilo de lapedagogía

 

Resumen: La oferta de cursos en línea crece dramáticamente en las Instituciones de Educación Superior (IES) y losmaestros se ven desafiados, cada vez más, a modificar su práctica pedagógica para dar seguimiento a la tendenciaa la modalidad de enseñanza en línea. Frente a este problema, el objetivo de este estudio - de naturaleza aplicaday exploratoria y abordaje cualitativo - es registrar las concepciones de los profesores universitarios en los cursos dePedagogía en Educación a Distancia. Toma como foco entender, bajo la óptica de estos maestros, lo que es la enseñanzaen línea, con el objetivo de registrar y analizar las características necesarias para esta práctica. Con respectoa los resultados de la encuesta, se ha encontrado que las principales características se pueden agrupar como aquellasque: son capaces de entender el momento del estudiante en el proceso de enseñanza-aprendizaje haciendo losajustes necesarios en la comunicación con él; saber distinguir los límites entre el aprendizaje en el aula y el ambienteen línea; son conocedores de las herramientas en Entorno Virtual de Aprendizaje (EVA), así como para planificar ymediar en ellos de acuerdo a la variación de estudiantes y contenidos; siempre envían comentarios sobre las actividadesy solicitudes de aprendices y en última instancia piensan particulares procesos evaluativos y tienen aperturapara el trabajo en equipo, es decir, a otros profesionales que intervienen en el proceso que van desde productores decontenido a los tutores.

Palabras clave: La enseñanza universitaria en línea. Tecnologías de la información y comunicación (TIC). Entornosde aprendizaje virtual (EAV).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Graduação em Pedagogia, com habilitações em Educação Infantil e Administração Escolar (1990), Mestrado em Filosofia da Educação (1994) e Doutorado em Educação (2000) pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores, pela UCP - Universidade Católica de Petrópolis (2011). Professora Associada II da Universidade Federal de Uberlândia. Atuante na Faculdade de Educação (FACED), no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico)  e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional). Possui experiência na área de Educação com ênfase e publicações nos seguintes temas: Formação de Professores, Docência Universitária, Educação Infantil, EAD, Currículo, Metodologias e Prática no Ensino Superior, Educação Permanente e Formação Continuada.

Mirna Tonus, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998) e doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professora do curso de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação/Curso de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem 25 anos de experiência na área de Comunicação, tendo atuado em jornal, rádio, Internet, assessoria de comunicação e pesquisa de mercado e opinião, com ênfase em Pesquisa em Comunicação e Tecnologias da Informação e Comunicação, principalmente nos seguintes temas: comunicação, tecnologia, jornalismo, transmídia, midias sociais e educação.

Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em Educação pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Ciência da Informação, na área de Organização da Informação pela UNESP-Marília. É professor no curso de publicidade e propaganda das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Publicidade e Propaganda, Planejamento de Campanha, redação publicitária, criatividade e Informação. Além disso, tem participado na construção de projeto gráfico para periódicos.

Carla Barbosa Alves, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestranda em educação pela FACED (Faculdade de Educação)/PPGED (Programa de Pós-Graduação em Educação)/UFU, na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas com o projeto de pesquisa voltado para o AEE. Possui graduação em Pedagogia pela UFU (2h001). Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFU (2003), Especialização em Educação Especial também pela UFU (2006) e Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela UFC/MEC (2011). Atua no AEE desde 2006 até os dias de hoje. Atualmente é supervisora escolar da Prefeitura Municipal de Uberlândia, atuando no setor responsável pela Educação Especial no município (até o final do ano de 2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial-Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias de ensino, fazer pedagógico, proposta educacional, respeito ao ser humano, postura e competência profissional e Atendimento Educacional Especializado na escola comum.

Ricardo Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1982) e Especialização em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). Atualmente é técnico de laboratório e editoração da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: informativo, Faced, jornalismo impresso, UFU e comunicação organizacional.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

MALUSÁ, Silvana; TONUS, Mirna; PEDRINI, Igor Aparecido Dallaqua; ALVES, Carla Barbosa; CARVALHO, Ricardo Ferreira de.
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 14–25, 26 Jun 2014 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2966. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)