CONCESSÕES DE RÁDIO E TELEVISÃO: Mudanças políticas, radiodifusão e disputa das instâncias de (in)visibilidade na sociedade maranhense

Autores

  • Francisco Gonçalves da Conceição Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Camila Chaves Ferreira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Resumo: Apresenta dados coletados pelo grupo de pesquisa Mídia, política e (e)leitores: mudanças políticas, formação de grupos de comunicação e produção de instâncias de interlocução na sociedade maranhense, no período de 2008 a 2010. E descreve, a partir da distribuição de concessões de rádio e televisão no Estado do Maranhão, a continuidade das disputas pelos serviços de radiodifusão como elemento estruturante da moderna democracia brasileira. A exemplo do que ocorre em outros estados da federação, políticos, empresários e religiosos disputam essas concessões e interferem na configuração dos espaços públicos.

Palavras-chave: Mídia. Concessões de rádio e TV. Espaço público. Poder.




RADIO AND TELEVISION CONCESSIONS: Policy changes, broadcasting and dispute of the instances of (in)visibility in Maranhão society

Abstract: This article presents data collected by the research group "Media, politics and (e)lectors: policy changes, training of groups of communication and roduction instances of dialogue in Maranhão society" during the period 2008 to 2010. It also describes, starting from the distribution of radio and television concessions in the State of Maranhão, the continuation of disputes for the broadcasting services as a structural element of the modern Brazilian democracy. As an example of what happens in other states of the federation, politicians, businessmen and religious people dispute those concessions and interfere in the
configuration of public spaces.

Keywords: Media. Radio and television concessions. Public space. Power.




CONCESIONES DE RADIO Y TELEVISÓN: Los cambios políticos, radiodifusión y disputa de las instancias de (in)visibilidad em la sociedad de Maranhão

Resumen: Presenta las informaciones recogidas por el grupo de investigación, por los medios de comunicación política y por los (e)lectores: cambios políticos, formación de grupos de comunicación y producción de alternativas de interlocución en la sociedad maranhense en el período de 2008 a 2010. Y describe, a partir de la distribución de concesiones de radio y televisión em el Estado do Maranhão, la continuidad de las disputas por los servicios de radiodifusión como elemento estructural de la democracia brasileña moderna. Como un ejemplo de lo que sucede em otros estados de la federación.Políticos, empresários y religiosos disputan esas concesiones e interfieren em la configuración de los espacios públicos.

Palabras clave: Medios de comunicación. Concesiones de radio y televisión. Espacio público. Poder.

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Biografia do Autor

Francisco Gonçalves da Conceição, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, professor do Departamento de Comunicação Social e coordenador do Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (NEEC).

Camila Chaves Ferreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Atua na área de Comunicação com ênfase em pesquisas, assessoria e mobilização social.

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Publicado

2011-08-29

Como Citar

CONCEIÇÃO, Francisco Gonçalves da; FERREIRA, Camila Chaves.
CONCESSÕES DE RÁDIO E TELEVISÃO: Mudanças políticas, radiodifusão e disputa das instâncias de (in)visibilidade na sociedade maranhense
. Cadernos de Pesquisa, v. 18, n. 2, 29 Ago 2011 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/516. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

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