RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p37-63

Palavras-chave:

Educação a Distância, Trabalho Docente, Relações de Saber, Relações de Poder, Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir as relações hierárquicas e suas implicações nas relações de saber e poder no trabalho docente exercido na Educação a Distância (EaD), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este que é, atualmente, a mais vultosa política pública de educação superior a distância do País. Para atender ao escopo do estudo, lançamos mão dos métodos quantitativo e qualitativo. Com relação aos procedimentos metodológicos, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 desses profissionais. Por meio desta pesquisa, identificamos características de uma gestão menos centralizada no bojo da docência exercida na EaD. Isso implica um trabalho mais cooperativo e interdependente. Contudo, também foram identificadas relações hierárquicas bastante nítidas e percebidas pelos profissionais. De sorte que nossa pesquisa apresenta indícios e hipóteses de que essas relações incidem sobre aquelas de saber e, por conseguinte, poder que se estabelecem no cerne da polidocência.

Palavras-chave: Educação a Distância. Trabalho Docente. Relações de Saber. Relações de Poder. Sistema Universidade Aberta do Brasil.

RELATIONSHIPS OF KNOWLEDGE AND POWER IN DISTANCE EDUCATION: an analysis of the Universidade Aberta do Brasil

Abstract

The main objective of this article is to discuss the hierarchical relations and their implications in the relations of knowledge and power in the teaching work carried out in Distance Education, within the scope of the Universidade Aberta do Brasil (UAB) system. This is currently the most important public policy in higher distance education of the country. In order to meet the scope of the study, we use quantitative and qualitative methods. Regarding the methodological procedures, data were collected, through virtual questionnaires, of 677 teachers who work or have already worked under the UAB System. Subsequently, semi-structured interviews were conducted with 8 of these professionals. Through this research, we identify characteristics of a less centralized management in the teaching of the Distance Education. This implies a more cooperative and interdependent work. However, hierarchical relationships were also clearly found and perceived by professionals. So our research presents clues and hypotheses that these hierarchical relations affect those of knowledge and power that are established at the core of polidocência.

Keywords: Distance Education. Teaching Work. Knowledge Relations. Power Relations. Universidade Aberta do Brasil System.

RELACIONES DE SABER Y PODER EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA: un análisis sobre la Universidade Aberta do Brasil

Resumen

El objetivo principal de este artículo es discutir las relaciones jerárquicas y sus implicaciones en las relaciones de saber y poder en el trabajo docente ejercido en la Educación a Distancia (EaD), en el ámbito del Sistema Universidade Aberta de Brasil (UAB). Este es, actualmente, la más amplia política pública de educación superior a distancia del país. Para atender lo objetivo, utilizamos los métodos cuantitativo y cualitativo. Con respecto a los procedimientos metodológicos, fueron recolectados datos, por medio de cuestionarios virtuales, de 677 docentes que actúan o ya actuaron en el ámbito del Sistema UAB. Posteriormente, se realizaron entrevistas semiestructuradas con 8 de esos profesionales. Por medio de esta investigación, identificamos características de una gestión menos centralizada en la docencia ejercida en la EaD. Esto implica un trabajo más cooperativo e interdependiente. Sin embargo, también se identificaron relaciones jerárquicas bastante nítidas y percibidas por los profesionales. De suerte que nuestra investigación presenta indicios e hipótesis de que esas relaciones tiene efecto sobre las relaciones de saber y, por consiguiente, de poder que se establecen en el núcleo de la polidocência.

Palabras clave: Educación a distancia. Trabajo de Enseñanza. Relaciones de Saber. Relaciones de Poder. Sistema Universidade Aberta do Brasil.

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Biografia do Autor

Braian Garrito Veloso, Universidade Federal de São Carlos

Especialista em Educação a Distância (EaD) pela UFF (2016). Mestre (2018) e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. É Membro do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Atualmente, tem pesquisado sobre a Educação a Distância, com ênfase no trabalho docente exercido nessa modalidade.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG (2006), com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal (2012). É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

VELOSO, Braian Garrito; MILL, Daniel.
RELAÇÕES DE SABER E PODER NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise sobre a Universidade Aberta do Brasil
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 3, p. 37–63, 28 Dez 2020 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8852. Acesso em: 15 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos