REFLEXÕES SOBRE MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS, TRABALHO E TECNOLOGIAS

Autores

  • Telmo Adams UNISINOS University. São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n1p179-193

Palavras-chave:

Mediações pedagógicas, Trabalho associado, Tecnologias sociais,

Resumo

O artigo tem o objetivo de relacionar os conceitos de mediação pedagógica, trabalho e tecnologias, os quais foram elaborados em processos de pesquisas realizadas nesse campo desde a década de 1990. O diálogo teórico com autores do campo dialético na perspectiva crítica volta às origens do conceito “mediação” em Hegel, seguido da articulação com o materialismo histórico dialético com base em Marx e Engels e sua utilização a partir de autores que têm investigado o campo da economia solidária e das tecnologias sociais, tendo o trabalho, no sentido ontológico, como centralidade e princípio educativo. A sistematização histórica e processual sobre os sentidos identificados possibilitou elucidar uma relação virtuosa entre os conceitos. Como um conceito contraditório em um contexto de colonialidade, mantêm-se abertas as possibilidades de as atividades do trabalho, potencializadas pelas tecnologias voltadas à reprodução ampliada da vida, constituírem-se em mediações pedagógicas libertadoras para os diferentes sujeitos individuais ou coletivos envolvidos.

 REFLECTIONS ON PEDAGOGICAL MEDIATIONS, LABOR AND TECHNOLOGIES

Abstract

This article aims to connect the concepts of pedagogical mediation, labor and technologies that have been formulated in processes of research carried out in this field since the 1990s. In the text, we dialogue theoretically with authors of the dialectical field in the critical perspective and we return to the origins of the concept “mediation” in Hegel, followed by the articulation with historical materialism based on Marx and Engels; and its use among authors who have investigated the field of social economy and technologies, considering the centrality of the concept of labor in its ontological meaning, as well as an educational principle. The historical and procedural systematization of the emerged meanings made it possible to observe a virtuous relationship among the concepts. As a contradictory concept in a context of coloniality, we should keep our mind open to the possibilities of work activities promoted by technologies aimed at the extended reproduction of life being constituted in emancipatory pedagogical mediations for the different individual or collective subjects involved.

Keywords: Pedagogical mediations. Associated work. Social technologies.

 REFLEXIONES SOBRE MEDIACIONES PEDAGÓGICAS, TRABAJO Y TECNOLOGÍAS

Resumen

El artículo tiene como objetivo relacionar los conceptos de mediación pedagógica, trabajo y tecnologías, los cuales fueron elaborados en procesos de investigaciones realizadas en este campo, desde la década de 1990. El diálogo teórico con autores del campo dialectico en perspectiva crítica vuelve a los orígenes del concepto “mediación” en Hegel, seguido de la articulación con el materialismo histórico dialectico con base en Marx y Engels, y su utilización a partir de autores que han investigado el campo de la economía solidaria y de las tecnologías sociales, teniendo el trabajo, en el sentido ontológico, como centralidad y principio educativo. La sistematización histórica y procesual sobre los sentidos identificados, posibilitó dilucidar una relación virtuosa entre los conceptos. Como un concepto contradictorio en un contexto de colonialidad, se mantienen abiertas las posibilidades de las actividades de trabajo, potencializadas por las tecnologías destinadas a la reproducción ampliada de la vida, de constituirse en mediaciones pedagógicas libertadoras para los diferentes sujetos individuales o colectivos involucrados.

Palabras clave: Mediaciones pedagógicas. Trabajo asociado. Tecnologías sociales.

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Publicado

2018-04-24

Como Citar

ADAMS, Telmo.
REFLEXÕES SOBRE MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS, TRABALHO E TECNOLOGIAS
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 179–193, 24 Abr 2018 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8879. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos