EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO BRASIL: a realidade do sul maranhense
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p91-107Palavras-chave:
Expansão, Ensino, Superior, Desenvolvimento,Resumo
O presente artigo analisa a expansão do ensino superior a partir do final do século XX e primeira década do século XXI, para tanto utiliza-se da realidade desse ensino no sul do estado do Maranhão e da sua influência no desenvolvimento regional. O método materialismo histórico utilizado neste estudo viabiliza o entendimento dos desdobramentos dessa expansão e suas interferências na configuração espacial deste século. As discussões amparam-se sob a ótica de Gaudêncio Frigotto, subsidiando o confronto das ideias de expandir o ensino no nível superior em detrimento da melhoria dos níveis fundamental e médio, enquanto o estudo do desenvolvimento segue na orientação analítica de José Eli da Veiga, Celso Furtado e Pedro Demo realçando a educação e a cultura como essenciais na consecução do progresso regional.
Abstract
This article analyzes the expansion of higher education from the end of the twentieth century and the first decade of the twenty-first century, for this it is used of the the reality of this teaching in the south of the state of Maranhão and its influence on regional development. The historical materialism method used in this study makes possible the understanding of the unfolding of this expansion and its interferences in the spatial configuration of this century. The discussions are based on the view of Gaudêncio Frigotto, subsidizing the confrontation of ideas to expand higher education level to the detriment of the improvement of fundamental and average levels, while the study of development follows the analytical orientation of José Eli da Veiga, Celso Furtado and Pedro Demo emphasizing education and culture as essential in achieving regional progress.
Keywords: Expansion. Higher education. Development.
Resumen
El presente artículo analiza la expansión de la enseñanza superior a partir del final del siglo XX y la primera década del siglo XXI, se utiliza para ello la realidad de esa enseñanza en el sur del estado de Maranhão y de su influencia en el desarrollo regional. El método materialismo histórico utilizado en este estudio viabiliza el entendimiento de los desdoblamientos de esa expansión y sus interferencias en la configuración espacial de este siglo. Las discusiones se amparan bajo la óptica de Gaudêncio Frigotto, subsidiando la confrontación de las ideas de expandir la enseñanza en nivel superior en detrimento de la mejora de los niveles fundamental y medio, mientras que el estudio del desarrollo sigue en la orientación analítica de José Eli da Veiga, Celso Furtado y Pedro Demo realzando la educación y la cultura como esenciales en la consecución del progreso regional.
Palabras clave: Expansión. Educación. Superior. Desarrollo.Downloads
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