CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio

Autores

  • Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Aparecida Favoreto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p129-146

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Integral ProEMI, Método e Metodologia de ensino,

Resumo

O artigo discute a educação integral, tomando como foco o Ensino Médio, visto que, nos últimos anos, este nível de ensino tem sido palco de reformas, em que esta perspectiva, ora é apresentada como possibilidade de integração entre escola e ocupação profissional, ora como integração entre educação e sociedade. Dentre os projetos de reformas, coloca-se em destaque o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), o qual desde 2009 está em debate no Brasil. Para tanto, apoiando-se nos documentos legais e em teóricos que analisam de forma ampla os problemas sociais, problematiza-se sobre as possibilidades e os limites de uma formação integral no contexto dinâmico e contraditório da sociedade capitalista. Por fim, com base em Marx e Gramsci, evidencia que a educação integral vai muito além de um redesenho curricular, mas exige uma mudança cultural, no sentido de unificar método e metodologia de ensino, de modo a ampliar a capacidade de o aluno compreender suas mediações, determinações e possibilidades históricas.

Abstract: The article to discuss integral education, focusing on High School. In recent years, this level of education has been changed by reforms, in which, it was presented as a possibility of integration between school and professional occupation and/or as an integration between education and society. Among the reform projects, the Innovative Higher Education Proram (ProEMI) was introduced, which, it has been discussed in Brazil since 2009. Based on legal documents and studies that analyze the social problems, the article shows the possibilities and limits of an integral education in the dynamic and contradictory context of capitalist society. Finally, based on Marx and Gramsci, it shows that integral education goes far beyond a curricular redesign, but it requires a cultural change, in the sense of unifying teaching method and methodology, to expand the student's ability to understand their mediations, determinations and historical possibilities.

Keywords: High school. Integral Education. ProEMI. Method and Methodology of teaching.

Resumen

El artículo pretende discutir la educación integral, tomando como foco la Enseñanza Media, ya que, en los últimos años, este nivel de enseñanza ha sido escenario de reformas, en que esta perspectiva ora es presentada como posibilidad de integración entre escuela y ocupación profesional, ora como integración entre educación y sociedad. Entre los proyectos de reformas, se pone de relieve el Programa Enseñanza Media Innovadora (ProEMI), el cual desde 2009 está en debate en Brasil. Por lo tanto, apoyándose en los documentos legales y en teóricos que analizan de forma amplia los problemas sociales, discute sobre las posibilidades y los límites de una formación integral en el contexto dinámico y contradictorio de la sociedad capitalista. Por último, con base en Marx y Gramsci, evidencia que la educación integral va mucho más allá de una reorganización curricular, pero exige un cambio cultural, en el sentido de unificar método y metodología de enseñanza, para ampliar la capacidad del alumno de comprender sus mediaciones, determinaciones y posibilidades históricas.

Palabras clave: Enseñanza Media. Educación Integral. ProEMI. Método y Metodología de enseñanza.

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Biografia do Autor

Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Educação Básica do Estado do Paraná.

Aparecida Favoreto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação e graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Associada do Mestrado em Educação e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografi a na Educação (UNIOESTE).

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Publicado

2018-07-08

Como Citar

LIZZI, Maria Sandreana Salvador da Silva; FAVORETO, Aparecida.
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: fundamentos e (res)significações na política educacional para o Ensino Médio
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 129–146, 8 Jul 2018 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9297. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos