CARACTERIZAÇÃO DAS ATITUDES DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Henrique Júnior Batista Pereira Faculdade Kurios, Maranguape-CE
  • Dirceu Ribeiro Nogueira da Gama Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro-RJ

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p169-186

Palavras-chave:

Atitudes, Discentes, Ensino Médio, Educação Física Escolar,

Resumo

O objetivo do presente estudo, cujo perfil é de natureza exploratória e descritiva, consiste em caracterizar as atitudes de discentes do ensino médio do município de Parintins, Amazonas, face ao cotidiano das suas aulas de Educação Física escolar. Para isso, parte-se da concepção teórica de que atitudes são disposições para comportamentos construídas em franca interação com o meio ambiente externo. Para a coleta de informações empíricas, empregaram-se dois instrumentos: um questionário sociodemográfico, para levantar informações sobre sexo, idade e instituição de ensino do respondente; e a “Escala Adams”, para medição de atitudes discentes em relação ao professor de Educação Física. Os dados obtidos foram tabulados segundo os procedimentos de estatística descritiva simples (média aritmética e desvio padrão) e por variável controlada (sexo, grupos de idades e escola). Para a análise por sexo, recorreu-se ao teste “t” e, para as análises por idades e escola, empregou-se a Análise de Variância (ANOVA) com entrada simples (p < 0.05). Os resultados mostram a inexistência de diferenças estatisticamente significativas tanto para a variável sexo quanto para escola e grupos de idades em relação às atitudes de discentes nas aulas de Educação Física.

Abstract

The aim of the present study, whose profile is exploratory and descriptive, is to characterize the attitudes of high school students from the city of Parintins, Amazon, considering their daily school physical education classes. For this it starts from the theoretical concept that attitudes are disposition for behaviors built in interaction with the external environment. To collect empirical data, two instruments were employed: a socio-demographic questionnaire, to gather information on sex, age and educational institution of the respondent, and the "Adams Scale" to measure students' attitudes regarding the physical education teacher. The data were tabulated according to the procedures of simple descriptive statistics (arithmetic mean and standard deviation) and also controlled variable (sex, age groups and school). For the analysis by gender, the "t" test was used, and for age and school, we used the analysis of variance (ANOVA) with single input (p <0.05) one. The results show the absence of statistically significant differences for both sex and school and age groups in relation to students' attitudes in physical education classes.

Keywords: Attitudes. Students. Middle School. School Physical Education.

Resumen

El objetivo del presente estudio, cuyo perfil es de naturaleza exploratoria y descriptiva, consiste en caracterizar las actitudes de los discentes de la enseñanza media del municipio de Parintins, Amazonas, frente al cotidiano de sus clases de educación física escolar. Para ello, se parte de la concepción teórica de que actitudes son disposiciones para comportamientos construidos en franca interacción con el medio ambiente externo. Para la recolección de informaciones empíricas, se emplearon dos instrumentos: un cuestionario socio demográfico, para levantar informaciones sobre sexo, edad e institución de enseñanza del encuestado, y la "Escala Adams" para medición de actitudes discentes en relación al profesor de educación física. Los datos obtenidos fueron tabulados según los procedimientos de estadística descriptiva simple (media aritmética y desviación estándar) y también por variable controlada (sexo, grupos de edades y escuela). Para el análisis por sexo, se recurrió a la prueba "t", mientras que, para los análisis por edades y escuela, se empleó el análisis de varianza (ANOVA) con entrada simple (p <0.05). Los resultados muestran la inexistencia de diferencias estadísticamente significativas tanto para el sexo como por la escuela y grupos de edad en relación a las actitudes de los estudiantes en las clases de educación física.

Palabras clave: Actitudes. Discentes. Enseñanza Media. Educación Física Escolar.

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Biografia do Autor

Henrique Júnior Batista Pereira, Faculdade Kurios, Maranguape-CE

Pós-Graduado em Educação Física e Nutrição Escolar - Faculdade Kurios (2013); e Educação Especial e Educação Inclusiva - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2015). Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal do Amazonas-UFAM
(2013). Supervisor no projeto “Viver Melhor - Atividades Motoras” na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Defi ciência-SEPED -Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social-AADES/AM (2014).

Dirceu Ribeiro Nogueira da Gama, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro-RJ

Doutor em Filosofi a pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela mesma instituição. Lecionou na Universidade Católica de Petrópolis (RJ), Universidade Estácio de Sá (RJ), Universidade Estadual do Amazonas e Universidade Federal do
Amazonas. Integra o Departamento de Ciências da Atividade Física (DECAF), do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-07-08

Como Citar

PEREIRA, Henrique Júnior Batista; GAMA, Dirceu Ribeiro Nogueira da.
CARACTERIZAÇÃO DAS ATITUDES DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 169–186, 8 Jul 2018 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9327. Acesso em: 14 nov 2024.

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