https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/issue/feedAfluente: Revista de Letras e Linguística2024-11-12T21:22:48-03:00Luís Serraluis.henrique@ufma.brOpen Journal Systems<p>Afluente: Revista de Letras e Linguística, em formato eletrônico, foi criada em 2015 pela Coordenação de Letras, da Universidade Federal do Maranhão, campus Bacabal, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas nacionais e internacionais sobre Linguística, Teoria Literária, Estudos Comparados, Língua Portuguesa, Ensino de Literatura e Língua Portuguesa e, por fim, Língua Brasileira de Sinais.</p> <p>Atualmente, publica dois números por ano, constituídos sobretudo de artigos, resenhas, ensaios e entrevistas nacionais e/ou internacionais.</p> <p>O periódico recebe trabalhos <strong>inéditos</strong> (artigos, resenhas e ensaios) em suas duas seções, Estudos Linguísticos e Estudos Literários. A <strong>Afluente </strong>recebe trabalhos <strong>apenas</strong> de professores <strong>doutores. </strong>Mestres, mestrandos e doutorandos podem submeter textos desde que em <strong>coautoria com um professor doutor.</strong> A recepção de artigos dá-se em fluxo contínuo, com publicações em junho e dezembro.</p> <p>Eventualmente, pode haver publicações temáticas com chamadas e prazos específicos.</p> <p class="default">As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês. Conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos à <strong>Afluente</strong> são de responsabilidade de seus autores.</p> <p class="default">ISSN 2525-3441</p> <p class="default">Periodicidade: Semestral</p> <p class="default"><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): A4 </strong></p>https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/23792Procedimentos que regem a autoria dos livros de Ailton Krenak2024-07-30T22:11:28-03:00Claudemir Sousaclaudemir201089@hotmail.com<p>Desde que Michel Foucault deslocou a questão “o que é um autor?” para “que importa quem fala?”, não cessaram as discussões acerca dos procedimentos pelos quais o sujeito falante se apaga no texto para se constituir em autor. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir os mecanismos pelos quais o líder indígena Ailton Krenak se configura como autor de livros, investigando os procedimentos de ordem institucional, textual e discursiva que regem a autoria em suas obras. Para tanto, analisaremos duas dessas obras publicadas com a assinatura dele, que são “Ideias para adiar o fim do mundo” (2020) e “Futuro ancestral” (2022), fruto de falas proferidas por ele a pedido de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de Portugal. Nesse intuito, ancoramo-nos nas discussões de Foucault (2001; 2007a) acerca do autor, nas revisões dessas discussões realizadas por Chartier (2012) e em autores que dialogam com tais pensamentos acerca da autoria em perspectiva genealógica de Foucault. Conclui-se que Krenak é constituído em autor pelos procedimentos de transcrição, retextualização, comentário, disciplina, vontade de verdade e mecanismos linguísticos que, em lugar de apagar o sujeito que fala, remetem a ele empiricamente.</p>2024-11-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Afluente: Revista de Letras e Linguísticahttps://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24071Ensino do léxico nas atividades propostas pela SEED/PR no componente curricular de Língua Inglesa2024-10-09T14:23:56-03:00Mariana Fonseca Ferreira Jacobymarii2fj@gmail.comRosemary Irene Castañeda Zanetteroseitaliano@yahoo.it<p>As instituições públicas de ensino voltadas à Educação Básica no Paraná vêm passando por diversas modificações em sua estrutura e funcionamento, desde a presença de equipamentos tecnológicos a adaptações de metodologias e currículos, com o uso ativo de recursos educacionais digitais e programas digitais. Neste contexto, o presente artigo aborda a presença do ensino do léxico nas atividades do componente curricular de Língua Inglesa, presentes no Livro Registro de Classe Online (LRCO) no RCO+Aulas, um módulo de planejamento trimestral com materiais de apoio ao professor da rede estadual. O objetivo geral está pautado na análise das atividades que compõem o planejamento trimestral do componente curricular de Língua Inglesa, dentro do eixo de conhecimentos linguísticos, mais especificamente no módulo de planejamento do 1º trimestre letivo do ano de 2024, voltadas para o 6º ano do Ensino Fundamental II. Este trabalho traz como base para a análise dos dados coletados, as contribuições de Biderman (2001) com leituras teóricas de grande relevância para o ensino do léxico e Lexicologia; Nation (1997, 2001) e Gil (2016) quanto ao ensino do léxico em uma língua estrangeira e, competência lexical; além de consultas aos documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular “BNCC” (BRASIL, 2018) e o Referencial Curricular do Paraná (PARANÁ, 2018). A partir dos resultados obtidos por meio de capturas de tela (prints), aponta-se a forma como o léxico vem sendo apresentado aos alunos, a fim de traçar o caminho percorrido pela Lexicologia nos materiais fornecidos pela SEED-PR para as escolas estaduais.</p>2024-11-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Afluente: Revista de Letras e Linguística