https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/issue/feedRevista Bibliomar2025-08-21T21:32:32-03:00Diana Rocha da Silvabibliomar@ufma.brOpen Journal Systems<p>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PROGCIN) da Coordenação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.</p> <p>Visão: ser veículo de produção e disseminação do conhecimento no campo da Ciência da Informação e áreas interdisciplinares.</p> <p>Missão: A Revista Bibliomar tem como missão Incentivar a produção científica por meio da disseminação de conteúdos informacionais no campo da Ciência da Informação e áreas interdisciplinares, promovendo a reflexão e discussões sobre aspectos problemáticas e desafiadores para que sejam repensadas, rediscutidas, disseminados e produzidos novos publicações.</p> <p>ISSN 2526-6160</p> <p>Periodicidade: Semestral </p> <p><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): B2</strong></p>https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/26383Seguridad informática en la nube: percepción de los estudiantes de las carreras de Bibliotecología de la Universidad de Costa Rica2025-07-23T21:39:58-03:00Ginnette Guillén-Jiménezginnethguillen@gmail.comValeria Calvo-Chavesvaleria.calvochaves@ucr.ac.cr<p>El presente artículo da a conocer los resultados de la investigación realizada sobre el conocimiento de la seguridad informática en la nube por parte de los estudiantes de ambos bachilleratos, tanto Bibliotecas Educativas como Ciencias de la Información, en la Escuela de Bibliotecología y Ciencias de la Información de la Universidad de Costa Rica matriculados en el I ciclo de 2024. Fue una investigación de tipo exploratoria de corte mixto, cuya población fueron los estudiantes de la EBCI matriculados en el bachillerato durante el I ciclo del 2024. Se aplicó un cuestionario a la población de estudio, que dió a conocer que los estudiantes encuestados se encuentran en un nivel avanzado del bachillerato, además se evidenció la relación entre el énfasis del bachillerato que cursa el estudiante y su conocimiento en seguridad informática en la nube. Se resalta la importancia de integrar la seguridad informática en la nube en el plan de estudios de los programas de bachilleratos de la escuela.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/26072Diretrizes para implantação de uma biblioteca comunitária e sua contribuição para a formação do cidadão2025-03-21T21:32:57-03:00João Otávio Gomes Silveirajoaoogs@gmail.comMaria Aurea Montenegro Albuquerque Guerraaurea.mguerra@gmail.comItalo Teixeira Chavesitalochaves55@hotmail.comOdete Máyra Mesquita Salesmayra.mesquita@gmail.com<p>Este estudo analisa a contribuição das bibliotecas comunitárias para a formação da cidadania, investigando seu conceito, papel social e impacto na comunidade. Utilizando o método de pesquisa bibliográfica e exploratória. Foram revisadas produções acadêmicas nas bases acadêmicas SciELO, Google Scholar e o repositório institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre bibliotecas comunitárias, educação cidadã e inclusão social. Os resultados indicam que essas bibliotecas transcendem a função de armazenamento de livros, tornando-se espaços de acesso à informação, mediação da leitura e desenvolvimento cultural. Além disso, promovem a participação ativa da comunidade, fortalecendo laços sociais e estimulando o pensamento crítico. Observou-se que esses dispositivos desempenham um papel essencial na construção da cidadania ao proporcionar acesso a recursos informacionais, desenvolver a formação leitora e realizar atividades culturais e educativas. Como resultado da pesquisa, foram criadas diretrizes para a implantação e gestão de bibliotecas comunitárias, abordando aspectos como engajamento comunitário, formação do acervo, capacitação de mediadores e sustentabilidade do projeto. Essas diretrizes demonstram que a biblioteca comunitária é um agente de transformação social, promovendo inclusão e participação cidadã. Conclui-se que seu fortalecimento deve ser incentivado por políticas públicas e ações comunitárias, garantindo sua continuidade e ampliando seu impacto na construção de uma sociedade mais democrática e informada.</p>2025-08-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/25088Recursos educacionais abertos: uma análise da estrutura dos REA nos repositórios de instituições federais de ensino superior brasileiras2025-01-27T16:52:07-03:00Ana Maria Ferreira de Carvalhoanacarvalho@facc.ufrj.brAlyce Barboza Soaresalycesoares012@gmail.comLucas Guimarães de Souza Magalhãeslucas22s.lge@gmail.comNysia Oliveira de Sánysia@facc.ufrj.br<p>A Educação Aberta, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU, visa democratizar o ensino ao promover recursos educacionais inclusivos e de qualidade. Recursos educacionais abertos (REA), definidos pela UNESCO como materiais de aprendizagem disponíveis em domínio público ou com licença aberta, seguem os princípios dos 4Rs: Reúso, Revisão, Remixagem e Redistribuição. Nesse contexto, repositórios institucionais (RI) são essenciais para o acesso aberto a materiais informacionais que apoiam ensino e pesquisa. Utilizando uma metodologia exploratória de natureza descritiva e abordagens quali-quantitativas, mapeou-se tais instituições brasileiras através do Cadastro e-MEC e selecionou-se 10 RI no Diretório OpenDOAR que continham “objetos de aprendizagem”. Analisou-se os recursos disponíveis em cada RI para identificar sua estrutura, forma de disponibilização e contatos com os responsáveis dos ambientes. A análise revelou que o conceito de REA não é percebido de forma clara pelas instituições, levando à necessidade de consultar diretamente os gestores dos RI para entender suas percepções. Para tanto, foi elaborado um questionário com o objetivo de compreender a percepção dos gestores sobre a estrutura, definição, funcionalidades e importância da disponibilização de REA. Constatou-se que muitos materiais não atendem aos critérios de REA devido a formatos inadequados e falta de suporte institucional e que, embora conheçam REA, faltam diretrizes para assegurar a inclusão e manutenção desses recursos. Conclui-se que, além de integrar REA nos repositórios, é necessário implementar políticas que garantam sua sustentabilidade, fortalecendo a democratização do conhecimento.</p>2025-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/26402Inclusão, saberes e desafios: comportamento em informação dos discentes – pessoas com deficiência – da Universidade Federal da Paraíba2025-06-22T15:13:00-03:00Gislayne Perez Theodorogislayne.perez@gmail.comLuciana Ferreira da Costalucianna.costa@yahoo.com.br<p>A pesquisa em relato tem como tema central o comportamento em informação, alinhado ao contexto da inclusão de pessoas com deficiência no contexto da universidade, o que suscita estudos sobre suas experiências informacionais que favoreçam a participação plena na vida acadêmica. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento em informação dos discentes Pessoas com Deficiência (PcD) dos cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba, cotejando as possíveis implicações da pandemia de COVID-19 no comportamento em informação do grupo investigado. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, aplica questionário disponibilizado, aos sujeitos da pesquisa, via aplicativo de mensagem instantânea e chamada de voz, o WhatsApp. Adota a Análise de Conteúdo para sistematizar as categorias temáticas quanto ao perfil, necessidade, busca e uso da informação e, por último, as possíveis implicações relacionadas à pandemia de COVID-19 no comportamento em informação. Os resultados dão conta de que o comportamento em informação dos discentes perpassa por acesso à Internet, massivo uso de redes sociais e aplicativo de comunicação. Conclui que o comportamento em informação dos discentes PcD está ancorado em canais de informação tradicionais como os livros, artigos científicos, telejornais, e outros, mas, sobretudo, em canais contemporâneos, marcados pelas possibilidades das tecnologias digitais de informação e comunicação, como as redes sociais na <em>Internet</em> e <em>podcasts</em>.</p>2025-08-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/26035Gestão de documentos arquivísticos no contexto dos Congressos Nacionais de Arquivologia (CNA)2025-03-28T11:18:43-03:00José Raimundo Souza dos Santosj.souza.santos@outlook.comRodolfo Almeida de Azevedorodolfoazevedo@ufam.edu.br<p>A gestão de documentos arquivísticos é fundamental para a Arquivologia, especialmente diante da crescente importância da informação para transparência, acessibilidade e preservação histórica. Este estudo investiga a produção científica apresentada nos Congressos Nacionais de Arquivologia, analisando tendências, lacunas e contribuições sobre gestão documental ao longo das edições. Por meio de revisão sistemática de literatura, identificam-se as abordagens mais recorrentes e avalia-se a evolução das discussões relacionadas a normas, práticas e inovações tecnológicas no campo. O Congresso Nacional de Arquivologia, como principal fórum de troca de conhecimentos, reflete as transformações e desafios enfrentados pela área, promovendo debates sobre digitalização, preservação e acessibilidade documental. A análise mapeia mudanças no campo, evidenciando como fatores sociais, políticos e tecnológicos influenciam a gestão de documentos e apontando lacunas de pesquisa para futuras investigações acadêmicas e práticas profissionais. Os resultados oferecem uma visão panorâmica e crítica da gestão documental no Brasil, destacando o papel do Congresso na disseminação do conhecimento e no fortalecimento da Arquivologia, promovendo integração entre teoria e prática. Conclui-se que as principais tendências concentram-se na incorporação de tecnologias digitais, na gestão de documentos em arquivos universitários e na complexidade de prontuários médicos, além da relevância da gestão documental em órgãos públicos. Tais achados reforçam a necessidade de pesquisas contínuas e práticas inovadoras, essenciais para o avanço e a eficiência da Arquivologia contemporânea.</p>2025-09-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/25439Uma análise da produção científica brasileira em torno do tema da Biblioterapia indexada na Brapci - Base de Dados em Ciência da Informação (1975-2024) 2025-01-28T16:03:47-03:00Monique Izotonmoniizoton@gmail.comLucas George Wendtlucas.george.wendt@gmail.comJean Michel Valandrojeanmvalandro@gmail.com<p>Este estudo analisa a evolução e o interesse pela Biblioterapia como uma prática terapêutica e um campo de pesquisa no Brasil. A Biblioterapia utiliza a leitura de livros e outros textos como forma de tratamento psicológico e emocional, proporcionando aos indivíduos uma maneira de enfrentar problemas, desenvolver autocompreensão e encontrar conforto. De um <em>corpus</em> de 137 estudos recuperados na Brapci, a análise temporal das publicações revelou três fases distintas: uma produção esporádica entre 1975 e 2004, um aumento gradual de 2005 a 2016, e um crescimento expressivo entre 2017 e 2023, com 2023 destacando-se como o ano de maior número de artigos publicados. As palavras-chave mais frequentes nos estudos incluem termos relacionados ao efeito terapêutico da Biblioterapia, como "leitura terapêutica", "função terapêutica", e "catarse", além de "pesquisa em biblioterapia" e disciplinas como "biblioteconomia" e "ciência da informação". A pesquisa identifica a "biblioteca escolar" e a "extensão universitária" como os principais espaços de aplicação, com a literatura infantojuvenil sendo amplamente utilizada. A prática também mostra adaptabilidade, alcançando públicos diversos, incluindo idosos. Ainda, as publicações dessas pesquisas sugerem que há poucos autores publicando vários estudos, enquanto diversos outros possuem uma publicação mais escassa e, além disso, percebeu-se que, normalmente, não há vínculos entre esses autores ou centralidades institucionais, exceto por alguns poucos que estariam ligados à figura central de uma professora-pesquisadora. Este estudo preenche uma lacuna temporal na literatura sobre Biblioterapia no Brasil, destacando seu desenvolvimento como subcampo relevante na Ciência da Informação e na Biblioteconomia nos últimos anos.</p>2025-09-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/25215A comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe regular: reflexões sobre os desafios da educação inclusiva em uma escola pública maranhense2024-11-28T11:01:02-03:00Susana de Sousa Araújosusanasousa99@gmail.comMaria Ciciane Sousa da Silvacicianemaria4@gmail.comSara Oliveira Pazsara23oliveira@outlook.com<p>A relação entre aluno surdo e professor ouvinte é um tema de notável relevância, considerando que a inclusão é prioridade em políticas educacionais no mundo. Diante disso, o estudo trata da comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe comum, propondo reflexões sobre os desafios da educação inclusiva em uma escola municipal do estado do Maranhão, no que diz respeito à formação de professores e às metodologias utilizadas em sala. Assim, o objetivo do presente trabalho é discutir inclusão a partir da comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo durante aulas da disciplina de Língua Portuguesa, ministradas em classe comum de escola regular. Para tanto, foi necessário: a) discutir a trajetória da educação de surdos; b) investigar, com base em observação e aplicação de questionário, os recursos comunicativos utilizados por aluno surdo e professor ouvinte em classe regular, c) analisar o impacto da comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte no desempenho escolar. Realizou-se uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa, sob aporte teórico de Skliar (2013), Quadros (2019), Campos (2021) e Damacena (2021). Utilizou-se o questionário aplicado ao professor de classe regular. Verificou-se que a comunicação entre aluno surdo e professor ouvinte em classe regular ocorre com dificuldades, sendo possível destacar a falta de formação específica do professor ouvinte e a ausência de intérprete. Conclui-se, portanto, que, apesar dos documentos oficiais vigentes, a educação de surdos ainda encontra desafios, considerando um ensino que contribua para a inclusão do alunado com surdez.</p>2025-09-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/26930A prática da Biblioterapia no processo de enfrentamento do luto2025-06-22T17:28:48-03:00Reinan Rios da Silvareinanrios@hotmail.comNiliane Cunha de Aguiarnilianeaguiar@academico.ufs.br<p>O luto pode ser considerado um sentimento de profundo pesar e tristeza vivenciado após a perda de alguém significativo. Em alguns casos, torna-se um processo doloroso, marcado pela dificuldade de aceitação e pela presença de aflição e angustia.<br />Nessas circunstâncias, contar com uma rede de apoio é essencial, e em alguns casos, buscar acompanhamento de um profissional em saúde mental. A leitura, nesse contexto, apresenta-se como um recurso de acolhimento, capaz de auxiliar na<br />ressignificação dos sentimentos. Surge, assim, a Biblioterapia como prática de apoio ao enfrentamento do luto. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de textos com potencial terapêutico indicados por autores brasileiros que publicaram sobre Biblioterapia no campo da Ciência da Informação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza básica, com objetivo exploratório. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados o questionário para a coleta de dados e revisão de literatura a partir dos textos dos autores identificados na Base de Dados em Ciência<br />da Informação. Os resultados revelaram que, embora os autores da área não abordem diretamente o tema do luto em suas publicações, apresentam indicações relevantes de obras que consideram com potencial terapêutico. Essas indicações de textos podem contribuir para a prática da Biblioterapia voltada ao público enlutado, oferecendo caminhos de leitura que funcionam como suporte emocional no processo de enfrentamento da perda. Assim, o estudo evidencia lacunas a serem exploradas, mas também aponta possibilidades de uso da leitura como recurso de cuidado no âmbito da Ciência da Informação. </p>2025-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/25276Biblioteca pública no Parque da Cidade: promovendo sustentabilidade e educação ambiental2025-01-28T16:10:42-03:00Arthécia Rayane Ferreira Reinaldoartheciar2018@gmail.comBianca Vitória da Silvabianca.silva.707@ufrn.edu.brHafic David Marcolino da Rochahafic.rocha.705@ufrn.edu.brRaimunda Fernanda dos Santosraimunda.fernanda@ufrn.br<p>As bibliotecas públicas desempenham um papel fundamental na sociedade ao proporcionar acesso ao conhecimento, educação e cultura. Oferecem um ambiente inclusivo e democrático onde pessoas de todas as idades e origens acessam informações e participam de atividades educativas e culturais. Com o aumento dos desafios ambientais, como mudanças climáticas e degradação dos ecossistemas, as bibliotecas podem promover ações e serviços que contribuem para a sustentabilidade. A Biblioteca do Parque da Cidade Nivaldo Monte exemplifica uma instituição que integra a sustentabilidade em suas operações e programas. Este estudo investiga as<br />ações sustentáveis desta biblioteca e sua contribuição para a conscientização ambiental na comunidade. Tem como objetivo geral analisar as iniciativas sustentáveis da Biblioteca e avaliar seu impacto na promoção da educação ambiental. Utiliza como<br />metodologia as pesquisas bibliográficas, documental, exploratória com abordagem qualitativa mediante um estudo de caso com observação não-participante na Biblioteca em questão. A pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada para documentar e analisar essas ações. Constata que a Biblioteca analisada adota práticas sustentáveis, como a gestão eficiente de recursos e programas de reciclagem, além de organizar programas educativos sobre conscientização ambiental. Ao destacar as iniciativas da Biblioteca Parque da Cidade, a pesquisa fornece um modelo replicável para outras instituições culturais. Conclui que as bibliotecas públicas têm o potencial de influenciar comportamentos e atitudes<br />em relação ao meio ambiente. </p>2025-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/27416Expediente2025-08-21T14:26:24-03:00Ione da Conceição dos Santos Mendesmendes.ione@discente.ufma.br2025-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/27421Editorial2025-08-21T21:32:32-03:00Raimunda Ramos Marinhorr.marinho@ufma.br2025-08-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025