https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/issue/feedCadernos de Pesquisa2025-12-16T15:36:26-03:00Samuel Luis Velázquez Castellanos/Iran de Maria Nunes/Cesar Augusto Castrocadernosdepesquisa@ufma.brOpen Journal Systems<p>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA</p> <p>Missão: é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, multi/interdisciplinares, desde que sejam voltados para área de Educação, produzidos/as por pesquisadores desta Universidade e de outras instituições congêneres, nacionais e internacionais, a fim de possibilitar o intercâmbio científico e institucional.</p> <p>ISSN 2178-2229</p> <p>Periodicidade: Trimestral </p> <p><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): A3 </strong></p>https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26168Las políticas de internacionalización en cuatro universidades públicas latinoamericanas: un estudio comparado en Argentina, Brasil, Paraguay y Uruguay2025-07-07T12:12:31-03:00Eduardo Rodríguez Sanabiaeduardo.rodriguez@fvet.edu.uyNorberto Ojedanojeda@fcv.unl.edu.arAna Paula Araujo Fonsecaana.araujo@unila.edu.brJosé Passarinijose.passarini@fvet.edu.uy<p>Este estudio analiza las políticas de internacionalización de cuatro universidades públicas latinoamericanas (UNL, UNILA, UDELAR y UNA) con el propósito de comprender las estrategias y prácticas que implementan las instituciones para vincularse en el contexto global y regional. Se trata de universidades nucleadas mediante proyectos de investigación sobre la internacionalización de la educación superior en el Mercosur desde 2018 e integran la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Bajo un enfoque cualitativo se realizó un análisis documental de normativas institucionales del que emergen tres dimensiones analíticas: estrategias de internacionalización, convenios de cooperación y promoción de la vinculación institucional. Los resultados muestran que las cuatro universidades cuentan con una amplia red de convenios de cooperación, principalmente en movilidad académica y desarrollo de investigación. Sin embargo, existen diferencias en cuanto a la orientación de estas colaboraciones, siendo el Mercosur y América Latina los focos principales para UNL y UNILA, mientras que UDELAR y UNA mantienen una mayor diversidad de socios, incluyendo países europeos. En cuanto a la promoción de la internacionalización, todas las universidades implementan programas de movilidad, formación en lenguas extranjeras y políticas lingüísticas, aunque con distintos niveles de consolidación. Los programas de doble titulación son otra característica común, con mayor presencia en áreas como ingeniería, ciencias sociales y administración. En conclusión, el estudio revela que las universidades analizadas comparten un interés común en la internacionalización, pero cada una desarrolla estrategias específicas adaptadas a su contexto institucional y a sus prioridades académicas.</p> <p><strong>Políticas de internacionalização em quatro universidades públicas latino-americanas: um estudo comparado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai</strong></p> <p>Este estudo analisa as políticas de internacionalização de quatro universidades públicas latino-americanas (UNL, UNILA, UDELAR e UNA) com o objetivo de compreender as estratégias e práticas implementadas pelas instituições para se engajarem no contexto global e regional. Essas universidades estão agrupadas por meio de projetos de pesquisa sobre a internacionalização da educação superior no Mercosul desde 2018 e são membros da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Utilizando uma abordagem qualitativa, foi realizada uma análise documental dos regulamentos institucionais, da qual emergiram três dimensões analíticas: estratégias de internacionalização, acordos de cooperação e promoção de vínculos institucionais. Os resultados mostram que as quatro universidades têm uma extensa rede de acordos de cooperação, principalmente em mobilidade acadêmica e desenvolvimento de pesquisas. No entanto, há diferenças na orientação dessas colaborações, sendo o Mercosul e a América Latina o foco principal da UNL e da UNILA, enquanto a UDELAR e a UNA têm uma diversidade maior de parceiros, incluindo países europeus. Com relação à promoção da internacionalização, todas as universidades implementam programas de mobilidade, cursos de idiomas estrangeiros e políticas linguísticas, embora com diferentes níveis de consolidação. Os programas de dupla titulação são outra característica comum, com maior presença em áreas como engenharia, ciências sociais e administração. Em conclusão, o estudo revela que as universidades analisadas compartilham um interesse comum na internacionalização, mas cada uma desenvolve estratégias específicas adaptadas ao seu contexto institucional e às suas prioridades acadêmicas.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25943Educação em trânsito: a escola entre ruínas, labirintos e passagens2025-04-09T17:47:43-03:00Amarildo Luiz Trevisanamarildo1.trevisan@gmail.com<p>Este artigo investiga o papel da escola como um espaço de passagem, empregando a metáfora das passagens parisienses de Walter Benjamin para compreender a mediação entre o mundo privado e o público no contexto educacional. A partir das reflexões de Hannah Arendt, discute-se como a escola pode preservar sua autonomia, evitando ser reduzida a uma extensão da família ou a um aparelho ideológico da sociedade. No contexto da violência escolar, argumenta-se que a escola não deve se limitar a medidas repressivas e tecnológicas, como sistemas de vigilância e monitoramento, mas sim ser concebida como um espaço de transição e experimentação, onde a educação se constrói no trânsito entre tradição e inovação. A metodologia adotada para a análise é a da concepção materialista dialética de Walter Benjamin, que possibilita interpretar criticamente os sentidos atribuídos à escola como espaço de mediação e passagem. Com base nesse referencial, o artigo busca compreender a escola como um território de possibilidades e não como uma estrutura estática, promovendo um aprendizado que se dá na mediação entre memória e futuro, passado e potencial ainda não realizado.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26207Programa Ganhando o Mundo Diretor: internacionalização ou gerencialismo na gestão escolar paranaense2025-06-22T15:52:34-03:00Juliana Fátima Serraglio Pasinijfserraglio@gmail.comMárcia Cossetinmarciacossetin@yahoo.com.brLidiane Cossetin Alveslidicossetin@yahoo.com.br<p>Esta pesquisa objetiva problematizar os desdobramentos do Programa Ganhando o Mundo Diretor, do estado do Paraná, iniciado no ano de 2024, dois anos após a criação do Programa Ganhando o Mundo para os estudantes das escolas públicas do estado paranaense. Partimos do aporte teórico constituído por pesquisa documental e bibliográfica, de tipo qualitativa, incluindo o mapeamento das publicações referentes ao programa, disponibilizados nos sites oficiais da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed). Para análise, nos fundamentamos teórica e metodologicamente no Ciclo de Políticas de Ball (1998), em que se consideram os contextos de influência provenientes do histórico de programas e ações meritocráticas, considerando as particularidades que precederam o Programa Ganhando o Mundo Diretor em seus contextos de produção de texto; ou seja, com estudo do documento que institui o programa e o contexto da prática, em que se vislumbram os desdobramentos na gestão escolar. Concluímos que houve mudanças que impactaram no deslocamento de uma perspectiva da gestão democrática para a Nova Gestão Pública (NGP), intensificando a implementação da política de mérito aos gestores das escolas da rede pública estadual de ensino do estado do Paraná.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26134Representações da instrução feminina no jornal O Exemplo (Porto Alegre/RS, 1892-1930)2025-04-30T22:43:29-03:00Ricardo Costa de Sousaricardoluter@gmail.com<p class="RCP-Textoresumo">O texto analisa as representações da instrução da mulher nas páginas do jornal <em>O Exemplo</em> (Porto Alegre/RS, 1892-1930). Um semanário nomeado na contemporaneidade como “Imprensa Negra”, que se estabeleceu como um artefato cultural na difusão e na circulação de ideias. Esta pesquisa surge como uma possibilidade de atualização das produções desenvolvidas, deslocando o interesse para uma temática ainda pouco valorizada, como é o caso das representações da instrução feminina nas páginas de um jornal formado por um corpo editorial de “homens de cor”. Essa discussão se insere no campo da História da Educação por dialogar com vários temas e objetos de pesquisa, por vezes, analisados a partir de documentos inusitados e teorias de campos interdisciplinares. Para análise, tomou-se a perspectiva teórica e metodológica da História Cultural, compreendida como uma abordagem historiográfica aberta às possibilidades de interpretação de fontes pretéritas, como o jornal <em>O Exemplo</em>. O referido impresso, imerso em desejos, aspirações, recusas e aceites, se consolida como um programa definido, permeado por interesses diversos e em diálogo com as demandas de seu contexto, dentre as quais se destaca a instrução. Tal evidência é marcada pela presença diminuta de matérias escritas por mulheres no que diz respeito à instrução. De todo modo, para a época, essa presença feminina estimulava outras mulheres a dedicarem-se ao desenvolvimento de suas inteligências, ou, em outras palavras, à busca pela instrução.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25883Pesquisa baseada em Design na Educação: cocriação, inovação e práticas colaborativas em foco2025-07-03T13:57:55-03:00Elaine Conteelaineconte@yahoo.com.brCristiane Gomescristianegomes1308@gmail.comGerusa Costa Gonçalvesgerusa.201910848@unilasalle.edu.brBárbara Regina da Silva Schumacherbarbarasschumacher@gmail.com<p class="RCP-Textoresumo">Este artigo apresenta uma análise bibliográfica sobre o uso da Pesquisa Baseada em Design (PBD) no contexto educacional brasileiro, com o objetivo de mapear tendências, desafios e potencialidades dessa abordagem para a inovação pedagógica. Trata-se de um estudo qualitativo, hermenêutico e exploratório, que examina 12 trabalhos publicados entre 2014 e 2024 nas bases <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O conceito de <em>design</em>, aqui compreendido como processo heurístico, criativo e colaborativo de projetar experiências de aprendizagem, orienta a leitura das práticas educativas analisadas. Os resultados indicam três eixos principais: metodologias participativas e de cocriação, interdisciplinaridade e imaginação criadora, e abertura para a diversidade em práticas investigativas. Conclui-se que a literatura destaca a PBD como abordagem metodológica com potencial transformador, que articula teoria e prática em ciclos reflexivos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento e a experimentação em ambientes escolares. Contudo, são apontadas lacunas em estudos comparativos e longitudinais que aprofundem os impactos da PBD em distintos contextos, evidenciando a necessidade de investigações futuras para consolidar sua aplicação no campo educacional.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26023As Big Techs na universidade brasileira: caminhos para a plataformização da educação pública.2025-05-23T21:21:25-03:00Débora Furtado Barreradeborafb@unb.brCatia Piccolo Viero Devechicatiaviero@gmail.comAltair Alberto Fáveroaltairfavero@gmail.com<p>O artigo discute de que forma a entrada das <em>Big Techs</em> nas universidades públicas brasileiras impacta um dos principais espaços públicos dedicados ao desenvolvimento da formação humana. Para isso, fundamenta-se principalmente nos estudos de José van Dijck, que propõe a compreensão da sociedade a partir do conceito de <em>plataformização</em>, além do diálogo com o <em>capitalismo de vigilância</em>, de Zuboff (2020), e com a <em>teoria das capacidades humanas</em>, de Nussbaum (2012; 2015). Com o objetivo de analisar o cenário vivenciado por instituições que aderiram aos serviços dessas corporações, foram selecionadas cinco universidades federais brasileiras, cujos documentos institucionais , a saber, Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano de Gestão de Tecnologias da Informação (TI) da instituição de ensino e termos de acordo, realizados entre a universidade e as empresas <em>Google</em> ou <em>Microsoft</em>, para a oferta de aplicativos, foram analisados, juntamente à aplicação de questionários a gestores das áreas de tecnologia da informação. Os resultados apontam que a inserção das <em>Big Techs</em> nessas universidades gera não apenas uma crescente dependência tecnológica, mas também interferências significativas nos processos administrativos e acadêmicos. Isso se deve, sobretudo, à indução ao uso de ferramentas centradas na análise de dados numéricos relacionados ao desempenho de tarefas, o que compromete a formação integral das capacidades humanas. A presença dessas grandes corporações tecnológicas estrangeiras induz um processo de plataformização da educação pública, enfraquecendo a autonomia dos educadores, promovendo a privatização do ensino por meio da vigilância algorítmica e da monetização de dados educacionais.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26197Expandindo horizontes: experiências de internacionalização pelo intercâmbio Brasil-Portugal2025-08-21T19:14:28-03:00Franciane Maria Araldifranciane.m.araldi9@gmail.comThaís Rodrigues de Almeidatakaprofe@gmail.comPaula Maria Fazendeiro Batistapaulabatista@fade.up.ptAlexandra Follealexandra.folle@udesc.br<p>A internacionalização da Educação Superior é uma estratégia essencial para o desenvolvimento acadêmico, científico e cultural, promovendo a cooperação entre instituições de diferentes países. Este estudo relata experiências de mobilidade acadêmica entre pesquisadoras do Brasil e de Portugal na área da Educação Física, destacando os impactos na formação docente e na produção científica. A parceria entre o Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF/UDESC) e o Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D/FADEUP) tem possibilitado intercâmbios acadêmicos, pesquisas conjuntas e publicações científicas. Durante as mobilidades realizadas em 2022/2023 e 2024/2025, houve participação em eventos científicos, realização de palestras, contato com tecnologias avançadas e aprofundamento metodológico na pesquisa qualitativa. Entre os desafios enfrentados, destacam-se as diferenças educacionais entre Brasil e Portugal, o acesso a tecnologias e as limitações burocráticas e financeiras. No entanto, as oportunidades incluem a ampliação de redes de pesquisa, o fortalecimento da internacionalização da Educação Física e a qualificação docente. A cooperação acadêmica permitiu trocas significativas, contribuindo para a formação de pesquisadores e o avanço dos estudos sobre ensino e formação de professores. A experiência reforça a importância de parcerias internacionais para a inovação e o fortalecimento da Educação Física no contexto global.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26178“Cometeu o crime para ocultar sua desonra”: micro-história de um processo criminal de infanticídio na cidade de Caxias, RS (1925)2025-05-30T16:58:59-03:00Fernando Ripefernandoripe@yahoo.com.brMarcelo Marin Alvesmarcelomarinalves@gmail.com<p>Inserido no campo da História do Crime e da Infância, este estudo adota uma abordagem que articula a metodologia da micro-história e o conceito foucaultiano de microfísica do poder para analisar uma queixa-crime de infanticídio registrada no ano de 1925, na cidade de Caxias, Rio Grande do Sul. O objetivo central é examinar a denúncia apresentada pelo Ministério Público, documentada em um Sumário Crime preservado no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS). A partir de uma redução de escala, a pesquisa descreve e analisa o processo buscando compreender as representações jurídicas associadas a essa transgressão e os discursos que a envolveram. A análise do caso, no qual uma jovem menor de idade tentou ocultar sua gravidez indesejada, revelou os regimes de educabilidade vigentes em uma sociedade que, à época, naturalizava práticas de ocultação da gestação como forma de preservação das normas morais associadas à sexualidade.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26141ModESPar y la internacionalización: primeros pasos hacia la movilidad académica y el reconocimiento de créditos en Paraguay2025-06-22T13:42:44-03:00Derlis Ortiz Coroneld.ortizcoronel@unca.edu.py<p class="RCP-Textoresumo">El Proyecto de Modernización de la Educación Superior en Paraguay (ModESPar), financiado por el programa Erasmus+ de la Unión Europea, busca transformar estructuralmente el sistema de educación superior paraguayo, alineándolo con estándares internacionales y promoviendo una formación más inclusiva, pertinente y de calidad. La iniciativa involucra a seis universidades paraguayas, al Ministerio de Educación y Ciencias (MEC), al Consejo Nacional de Educación Superior (CONES), a la Agencia Nacional de Evaluación y Acreditación de la Educación Superior (ANEAES), y a socios europeos como la Universidad de Montpellier (Francia), la Universidad de Oporto (Portugal) y la Universidad de Groningen (Países Bajos). El proyecto se organiza en tres ejes centrales: la elaboración de marcos de referencia y perfiles de egreso; la implementación de un sistema nacional de créditos académicos basado en la carga real de trabajo del estudiante; y la definición de perfiles docentes orientados al aprendizaje centrado en el estudiante y a la internacionalización. Más allá de fortalecer la gestión curricular, ModESPar busca crear condiciones estructurales para la movilidad académica y el reconocimiento mutuo de estudios, insertando a las universidades paraguayas en redes de cooperación internacional. Este artículo se basa en fuentes primarias, como análisis de documentos institucionales y normativos, e informes técnicos elaborados por la Universidad Nacional de Caaguazú (UNCA), una de las instituciones protagonistas. Los resultados evidencian que la integración de los componentes propuestos contribuirá a mejorar la calidad de la educación superior, fortaleciendo su proyección internacional y su capacidad de respuesta ante los desafíos actuales.</p> <p class="RCP-Textoresumo"><strong>ModESPAR e a Internacionalização: primeiros passos rumo à mobilidade acadêmica e ao reconhecimento de créditos no Paraguai</strong></p> <p class="RCP-Textoresumo">O Projeto de Modernização da Educação Superior no Paraguai (ModESPar), financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, tem como objetivo transformar estruturalmente o sistema de educação superior paraguaio, alinhando-o aos padrões internacionais e promovendo uma formação mais inclusiva, pertinente e de alta qualidade. A iniciativa envolve seis universidades paraguaias, o Ministério da Educação e Ciências (MEC), o Conselho Nacional de Educação Superior (CONES), a Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Educação Superior (ANEAES), além de parceiros europeus como a Universidade de Montpellier (França), Universidade do Porto (Portugal) e Universidade de Groningen (Países Baixos). O projeto estrutura-se em três eixos principais: a formulação de marcos de referência e perfis de egresso; a implementação de um sistema nacional de créditos acadêmicos baseado no volume real de trabalho do estudante; e a definição de perfis docentes orientados à aprendizagem centrada no estudante e à internacionalização. Além de fortalecer a gestão curricular, o ModESPar busca criar condições estruturais para facilitar a mobilidade acadêmica e o reconhecimento mútuo de estudos, inserindo as universidades paraguaias em redes de cooperação internacional. Este artigo fundamenta-se em fontes, como análise de documentos institucionais e normativos, e relatórios técnicos elaborados pela Universidade Nacional de Caaguazú (UNCA), uma das instituições protagonistas do projeto. Os achados apontam que a integração efetiva dos componentes propostos contribuirá significativamente para a qualidade da educação superior no Paraguai, reforçando sua projeção internacional e sua capacidade de enfrentar os desafios contemporâneos. </p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1-29Uma revisão ética dos impactos da inteligência artificial na educação a distância 2025-07-06T20:11:28-03:00Américo Domingos Matindingueamatindingue@ucm.ac.mzJacint Dudukadjacint@yahoo.comLino Marques Samuellsamuel@ucm.ac.mzElaine Conteelaineconte@yahoo.com.br<p>A Inteligência Artificial (IA) na Educação a Distância (EaD) está transformando rapidamente o paradigma educacional, suscitando questões éticas e contradições que demandam análise sistemática. Embora pesquisas anteriores tenham abordado aspectos específicos das implicações éticas da IA na educação, ainda falta uma compreensão abrangente das dimensões envolvidas. Realizou-se uma análise sistemática de 90 publicações acadêmicas entre 2018 e 2024, com o objetivo de mapear e categorizar as principais dimensões éticas da IA na EaD. A partir desse conjunto de produções, examinou-se a evolução temporal das preocupações éticas e suas inter-relações no campo. Identificaram-se sete dimensões éticas com prevalência variada: privacidade e proteção de dados (34,4%), viés algorítmico (25,6%), personalização (22,2%), equidade e acesso (21,1%), integridade acadêmica (15,6%), transparência (10%) e (co)responsabilização (7,8%). Os resultados evidenciam uma mudança no discurso ético, com aumento expressivo das publicações, de cinco artigos antes de 2020 para trinta e cinco em 2023, refletindo uma transição teórica para os desafios da práxis. Ao abordar as implicações éticas da IA na EaD, o estudo oferece subsídios relevantes para formuladores de políticas educacionais, desenvolvedores de tecnologia e educadores, propondo diretrizes práticas para a qualificação ética da IA em ambientes virtuais de aprendizagem.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26103“Não há professoras”: memórias e práticas docentes no meio rural – Caxias do Sul/RS (1930-1950)2025-09-03T15:18:08-03:00Samanta Vanzsamanta.vanz@fsg.edu.brJosé Edimar de Souzajesouza1@ucs.br<p>Este estudo se propõe a analisar aspectos das práticas e das trajetórias docentes por meio das memórias das professoras de ensino primário que atuaram no meio rural, lecionando nos Grupos Escolares Municipais de Caxias do Sul, RS, entre os anos de 1930 e 1950. Para tanto, o estudo é desenvolvido na perspectiva da História Cultural, sendo amparado metodologicamente pela análise documental de diferentes fontes, como: transcrições de entrevistas feitas com professoras do período, fotografias, circulares, jornais, documentos da Inspetoria do Ensino e da Diretoria da Instrução Pública do município, entre outras. Como considerações, este estudo permitiu identificar dinâmicas existentes na contratação, formação e nas condições de trabalho das docentes, destacando a feminização do magistério e a associação da figura da professora ao cuidado e à maternidade, reforçada por discursos sociais e educacionais que legitimaram o papel das mulheres na educação primária. A relação entre escola, comunidade e Igreja também é abordada, evidenciando o papel das professoras na mediação de práticas religiosas e sociais dentro do espaço escolar, cujo papel foi crucial na escolarização e nas comunidades rurais, operando em um contexto marcado por tensões entre as expectativas sociais e as realidades da docência.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26030Presença das redes sociais digitais nas práticas educativas do curso de direito2025-04-17T18:54:15-03:00Marly Krüger de Pescemarly.kruger@univille.brElisan Nadrowskielisan.nadrowski@gmail.comJoão Vinicius de Almeida Bragajoao.braga@univille.br<p>As redes sociais digitais estão intensivamente presentes na vida das pessoas, fato que não pode ser ignorado no processo de formação nos cursos de graduação. O uso das tecnologias digitais nas práticas educativas na educação já é uma realidade, porém de que maneira as redes sociais têm se adentrado ao cotidiano da sala de aula universitária é um tema que precisa ser estudado. Os jovens utilizam a rede de computadores para acessar e aprender com diferentes mídias. Em áreas como do Direito, há profissionais e professores que disponibilizam conteúdo e se apresentam pessoal e profissionalmente em redes sociais digitas, dos quais, muitos têm um número significativo de seguidores. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar e discutir como professores e estudantes de um curso de Direito percebem as repercussões das redes sociais no processo educativo. A pesquisa de abordagem qualitativa teve como instrumentos de coleta de dados questionário e entrevista. Participaram da pesquisa 10 professores e 123 estudantes. Os resultados indicaram que os participantes percebem a influência e usos das redes sociais digitais na vida pessoal, acadêmica e profissional, assim como, os impactos nos processos de ensino e aprendizagem.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26129O poder público e a situação dos menores abandonados ou delinquentes na transição do Império para a República: entre mudanças e continuidades2025-09-03T08:14:45-03:00Fabiano Quadros Rückertfabianoqr@yahoo.com.br<p>O artigo aborda as relações estabelecidas entre o poder público e os menores de idade no contexto de transição do Império para a República. O foco da revisão bibliográfica que originou o artigo incide em três tipos de dispositivos usados pelo governo para interferir na educação dos menores. São eles: a tutela; as instituições que atendiam menores abandonados ou delinquentes e o ato da criminalização dos menores. Dentro desse escopo, o artigo concede especial atenção ao discurso das elites a respeito das chamadas “classes perigosas”, revisa discussões em torno da criminalidade infantojuvenil que estavam em curso na época e destaca a importância do Código Mello Mattos na implantação de mudanças nas relações entre o poder público e os menores.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26326Internacionalização at home como estratégia pedagógica humanizadora na educação superior2025-09-11T11:04:23-03:00Guilherme Mendes Tomaz dos Santosguilherme.mendes@ufrn.brBetania Leite Ramalhobetania.ramalho.edu@gmail.comEsther Caldiño Méridaesther.caldinoma@udlap.mx<p>A internacionalização da educação superior tem ganhado evidência nas pesquisas educacionais, uma vez que a sociedade do conhecimento se tornou globalizada, digital e reconheceu a importância da territorialização como espaço local, regional e (inter)nacional para a formação humana. Ao considerar a internacionalização <em>at home</em> (IaH) como um dos eixos desse tema de pesquisa, é salutar compreender as suas especificidades, nuances e impactos na educação superior, uma vez que é considerada como uma prática humanizadora, democrática e cidadã, pois não há a necessidade de mobilidade territorial para a vivência de uma experiência internacional. Frente ao exposto, este artigo teve por objetivo geral analisar de que forma a internacionalização <em>at home</em> foi evidenciada nas produções brasileiras de artigos publicados na plataforma <em>Redalyc</em> no período de 2021-2024. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa e teve o estado de conhecimento como procedimento técnico. Fez uso da técnica de análise do conteúdo e da estatística descritiva para interpretação dos dados. Dentre os principais achados da pesquisa, identificamos: a) o reconhecimento tangenciado das contribuições da IaH como uma prática humanizadora; b) baixa produção sobre a IaH, tendo-se o foco maior na internacionalização geral; c) proposições de implementação de IaH por meio de aprendizagem de línguas estrangeiras; realização de experiências e vivências internacionais (virtuais). Como proposições, recomenda-se a ampliação de estudos nos eixos temáticos evidenciados na pesquisa, tais como a territorialização, profissionalização, inclusão, políticas, aprendizagem global e tecnologias digitais.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26115As experiências de leitura do sujeito-professor-leitor narradas em uma pesquisa-formação2025-05-05T20:35:45-03:00Juliana Cavalcanti Candeláriajulianacavalcanticandelaria@gmail.comEcleide Cunico Furlanettoecleide@terra.com.br<p>O presente artigo baseia-se em uma pesquisa que teve como foco o leitor; a experiência leitora. Este artigo fundamenta-se em uma investigação centrada na construção da identidade leitora. Leitor de palavras, textos e livros; leitor de mundo, e dos múltiplos sentidos relativos às próprias experiências e às experiências do outro. De natureza qualitativa, o trabalho tem como objetivo principal compreender, por meio das narrativas autobiográficas, se as experiências de leitura contribuem para a formação do sujeito-professor-leitor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo. A pesquisa fundamenta-se nos ensinamentos de Freire (1989; 2021) e Pennac (1993), além dos diálogos estabelecidos com teóricos que investigam a pesquisa-formação na perspectiva autobiográfica, entre os quais destacam-se Passeggi, (2016; 2021) e Furlanetto (2003; 2022; 2024). Por meio da pesquisa-formação, foi criado o Ateliê Coletânea de Experiências de Leituras, cujos dados apresentados indicam que o ateliê oportunizou momentos reflexivos formativos e que as narrativas autobiográficas podem ser consideradas como um potente instrumento formativo de emancipação, ressignificação e transformação e que as experiências de leitura contribuem para a formação do sujeito, do professor e do leitor de maneira individual, mas também para a formação do sujeito-professor-leitor, em uma consciência plural.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26010Vídeos e letras que falam da origem: ancestralidade e memória das serras, igarapés e do povo Wapichana2025-05-23T23:35:17-03:00Ananda Machadoananda.machado@ufrr.br<p align="justify">A questão norteadora deste artigo é: em que medida a publicação de vídeos e livros na língua Wapichana contribui para aumentar seu prestígio e divulgar os conhecimentos desse povo? Há demanda por materiais na língua Wapichana para serem usados nas escolas indígenas. De 2020 a 2023 vídeos e livros foram publicados nas línguas Wapichana, Portuguesa e Inglesa, fruto da pesquisa Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) Wapichana e Macuxi da Região Serra da Lua/RR. O estudo é relevante porque permitiu que jovens pesquisadores ouvissem seus avós, filmassem, transcrevessem e traduzissem suas falas, para fortalecer o uso dessa língua. Este texto reflete sobre os vídeos <em>Kayzyd daya'u</em> (Sobre a Serra da Lua), Namachiwe'u da'ynau, Atury Wa’u (Igarapé do Jacaré), Marupá daya'u (História do Marupá), Kywai dunuzuinhau kasarai kadyz kid (Os tipos de remédios indígenas), Histórias de Clóvis Ambrósio e Wapichannau da'yau (História dos Wapichana), contribuindo para ampliar a visão de quem desconhece esse povo indígena e seu território. A metodologia foi netnográfica e os principais resultados foram perceber a relação dos textos documentados com as discussões acerca da língua Wapichana, do território, da produção de literatura e de material para o ensino de Wapichana e de história. Os referenciais teórios são de intelectuais indígenas, discutindo transpessoalidade, memória como resistência, língua espírito, subjetividades, visões e poéticas sobre a existência, onde o homem é protagonista como o é uma serra ou um rio. E essa convivência traz uma ideia de território-pessoa.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26191Investigar la interculturalidad en la internacionalización: recorrido de una red argentino-brasileña2025-08-21T19:07:34-03:00Carina Gramagliacgramaglia@fcv.unl.edu.arPatricia Inguipatringui@gmail.comGracia Cléricograciamariaclerico@gmail.com<p>Este escrito presenta esquemáticamente el recorrido por tres investigaciones sucesivas acerca de prácticas de internacionalización en la educación superior desde una perspectiva intercultural, que abarcan respectivamente el nivel de análisis micro (2016-2020), meso (2021-2024) y macro (2025-2028). El propósito fue estudiar primero una única experiencia con un grupo de cátedras de psicología, para luego proyectarse a un nivel institucional donde se incluyeron un conjunto de propuestas diversas ácticas en distintos centros académicos de Argentina. Para llevar adelante este proceso investigativo que se viene siendo desarrollado desde hace una década se destaca el valor del trabajo colaborativo de una red de investigadores argentinos y brasileños, de la cual participamos las autoras del presente artículo. Los diseños metodológicos de estos tres estudios se han basado en distintos estudios de casos siguiendo una combinación de métodos cualitativos y cuantitativos. Los resultados muestran la relevancia de la interculturalidad como dimensión que atraviesa los proyectos de internacionalización estudiados, así como advierten sobre la necesidad de emprender pesquisas que profundicen en la imbricación entre los tres niveles de análisis abordados. Esta publicación se ofrece como una instancia de reflexiones metacognitivas desde la perspectiva de nuestra propia participación en este proceso, que puede ser considerado como un «caso» de internacionalización de la investigación.</p> <p><strong>Pesquisar a interculturalidade na internacionalização: o caminho de uma rede argentino-brasileira</strong></p> <p>Este artigo descreve três investigações das práticas de internacionalização no ensino superior numa perspetiva intercultural que cobriram respectivamente os níveis de análise micro (2016-2020), meso (2021-2024) e macro (2025-2028). Primeiro, estudou uma única experiência com um grupo de departamentos de psicologia, depois projetou para o nível institucional, incluindo um conjunto de propostas dentro de uma única universidade e, finalmente, chegou ao nível nacional, localizando uma série de práticas em diferentes universidades argentinas. Para levar a cabo este processo de investigação, que está sendo desenvolvido há uma década, destaca-se o valor do trabalho colaborativo de uma rede de investigadores argentinos e brasileiros, da qual participam os autores deste artigo. Os desenhos metodológicos dessas três investigações foram baseados em diferentes estudos de caso, seguindo uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados demonstram a relevância da interculturalidade como dimensão que permeia os projetos de internacionalização estudados, e também evidenciam a necessidade de empreender pesquisas que aprofundem a inter-relação entre os três níveis de análise abordados. Esta publicação se oferece como uma oportunidade de reflexão metacognitiva a partir da nossa própria participação neste processo, que pode ser considerado um “caso” de internacionalização da pesquisa.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26218Professor: o elo perdido na Internacionalização da Educação Superior2025-09-16T15:47:27-03:00Vanessa Gabrielle Woicolescovanessawoicolesco@gmail.comMarilia Costa Morosinimarilia.morosini@pucrs.br<p>Os contextos emergentes convocam as Instituições de Educação Superior a desenvolver políticas e práticas de internacionalização mais democráticas e sustentáveis, pautadas na equidade. O desafio atual dessas instituições consiste em integrar tais dimensões e dilemas na busca pela justiça social, promovendo ambientes educativos capazes de gerar novas perspectivas. Em um cenário em constante transformação surgem novas exigências para a educação superior, que demandam reorganização institucional, reconfiguração de práticas e atuação qualificada dos docentes. Este trabalho analisa o impacto da Internacionalização da Educação Superior na docência universitária em uma universidade federal brasileira, identificando possibilidades e perspectivas para a formação docente nesse contexto. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso de abordagem mista, articulando procedimentos qualitativos e quantitativos. Os dados foram construídos por meio de entrevistas, questionários semiestruturados e análise documental. Para a análise empregaram-se a Análise Textual Discursiva (ATD) nos dados qualitativos e a estatística descritiva e inferencial nos quantitativos, incluindo o teste do qui-quadrado de independência para verificar associações entre variáveis. Os resultados evidenciam que no processo de internacionalização os docentes constituem pilares centrais de uma arquitetura acadêmica que exige articulação entre conhecimento interdisciplinar, epistemologias diversas, saberes e cosmovisões plurais, interculturalidade, políticas linguísticas e perspectivas internacionais e globais.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26209Múltiplos contextos para o desenvolvimento da internacionalização da pós-graduação2025-09-30T21:06:39-03:00Egeslaine de Nezprofe.denez@gmail.comMariângela da Rosa Afonsomrafonso.ufpel@gmail.comJosé Antonio Bicca Ribeirojantonio.bicca@gmail.com<p>A presente investigação, inserida no campo das Ciências Humanas e utilizando a abordagem qualitativa, buscou mapear o desenvolvimento da internacionalização em uma universidade pública do Rio Grande do Sul (Brasil), considerando seus múltiplos contextos e as estratégias de institucionalização da gestão e das ações localizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Trata-se de um estudo descritivo, tendo o estudo de caso como estratégia e procedimento de análise bibliográfica e documental, o que possibilita o aprofundamento necessário para a explicação do fenômeno estudado. Para mapear as ações de internacionalização dispostas em bases legais, recorremos aos documentos institucionais e regimentais das políticas institucionais, bem como aos relatórios de avaliação dos programas de pós-graduação disponibilizados na Plataforma Sucupira. A análise documental deu-se pelo método da análise de conteúdo de Bardin (2011), e os resultados apontam cenários que se aproximam; entre eles, destacam-se a constituição de processos de gestão que favorecem a internacionalização e a aderência aos grandes editais para o fomento de ações que reverberam na qualidade dos programas de pós-graduação investigados. Aliam-se a isso os desafios enfrentados no período pandêmico: o isolamento de pesquisadores e a presença de atividades remotas como estratégia de manutenção dos processos de internacionalização. Além disso, salienta-se que os relatórios de todas as atividades de internacionalização não estão disponibilizados nas plataformas de domínio público, o que dificulta a análise aprofundada de algumas práticas.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25941O menino de Mibaraió e a cosmologia da serpente: ancestralidade, transculturalidade e saberes decoloniais na Amazônia2025-08-23T23:24:23-03:00Agenor Sarraf Pachecosarraf@ufpa.br<p>O texto narra a história de um menino do arquipélago de Marajó, no Pará, que pelos caminhos da educação, pesquisa e formação acadêmica desvendou a cosmologia da serpente. Fundamentado na gnose decolonial, metodologia da análise documental e arte da conversação com diferentes moradores da região, trouxe à tona o ponto de vista das populações ancestrais marajoaras acerca da cosmogonia do rio e cosmologia dos sentidos da vida. Por meio dos grafismos presentes na cerâmica marajoara, escritos do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, romance de Dalcídio Jurandir e narrativa de marajoaras, o trabalho reflete o lugar dos saberes ancestrais indígenas, afroindígenas e das gentes das florestas e margens de rios na proteção da vida na Amazônia e no planeta terra.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025