OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.72

Mots-clés :

estratégia pedagógica, práticas discursivas, produção de subjetividades, Pibid, controle de sujeitos

Résumé

O texto tem como objetivo conhecer os discursos que o PIBID produz, para materializar os significados que este programa institui para a docência, pelos quais supervisores/as são formados. A produção
foucaultiana de sujeitos inspirou a análise dos documentos que visa responder quais são os discursos que o PIBID produz, para divulgar o que pensa acerca da docência e que tornou possível a sua continuidade. Como uma forma de produção de subjetividades, a análise demonstrou uma reconfiguração de práticas discursivas na formação de professores(as), colocando em movimento, discursos da qualidade, da inovação, da experimentação em uma política de formação neoliberal. A análise considerou o programa como uma estratégia pedagógica de governo, que trabalha selecionando discursos potencializadores à produção e ao controle de sujeitos, e para a melhoria da qualidade e valorização da formação docente. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Magno Clery Palma-Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutor e Doutor em Educação (UFBA). Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação Docente/CNPq/UESB. Membro do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq. 

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutor em Educação pela La Trobe University. Doutor em Educação pela UFMG. Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Visitante no Exterior (La Trobe University, Austrália). Professor Associado da UFPB, Permanente do PPGE/UFBA e PPGE/UFPB. Líder dos grupos ENSAIO - vida, pensamento e escrita em educação/UFPB/CNPq e do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-21

Comment citer

PALMA-SANTOS, Magno Clery; MAKNAMARA, Marlécio.
OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 371–399, 21 mai 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404. Acesso em: 23 nov. 2024.