A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

que encruzilhada é esta? para quê? para quem?

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.24

Mots-clés :

reforma do Ensino Médio , neoliberalismo, interesses do mercado, educação pública, democracia

Résumé

O artigo tem como tema central a Reforma do Ensino Médio instituída pela lei nº 13.415, de 2017. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, valendo-se de levantamento bibliográfi co e documental para o alcance do objetivo norteador de pontuar e analisar os elementos sociais, políticos e econômicos que determinaram a implementação desta reforma. O contexto político brasileiro, de 2013 até o ano de 2020, é marcado pelo impeachment que destituiu a presidenta Dilma Rousseff , alçando seu vice-presidente Michel Temer à presidência da República, que foi sucedido por Jair Bolsonaro, político de extrema-direita, eleito na campanha presidencial de 2018. A Reforma do Ensino Médio mostra-se articulada aos anseios empresariais na área de educação que, articulada ao projeto da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, aponta uma formação para o mercado, acrítica, mediante esvaziamento das ciências humanas. O cenário político e econômico pelo qual atravessa o Brasil impõem aos educadores e educadoras a tarefa histórica de construção de uma contra hegemonia mediante um projeto de escola e de currículo que efetivamente contribua para o
desenvolvimento de uma educação integral e multidimensional. 

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José Ernandi Mendes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2005); Pós-Doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), sob a supervisão do Prof. Michael Löwy, (2012-2013). Mestre em Educação Brasileira (1994) e graduado em Pedagogia (1988) pela UFC. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da UECE; Coordenador do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), no período 2017-2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho Docente e Política Educacional. 

Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) - pertencente à Universidade Estadual do Ceará (UECE), orientada pelo professor Dr. José Ernandi Mendes (2018). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Jaguaribe (2016). Professora de Biologia pertencente à Rede de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo do Ensino Médio e Ensino de Biologia.

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Publié-e

2022-07-05

Comment citer

MENDES, José Ernandi; MEDEIROS, Francisca Valkiria Gomes de.
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: que encruzilhada é esta? para quê? para quem?
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 33–57, 5 juill. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14507. Acesso em: 23 nov. 2024.