Narrativas dos(as) velhos(as) indígenas da aldeia Novo Funil/MA, sobre a história, cultura e fortalecimento da identidade do Povo Guajajara
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e25846Parole chiave:
ancestralidade, identidade cultural, povo Guajajara, memóriaAbstract
As narrativas dos(as) velhos(as) indígenas são indispensáveis para a transmissão dos saberes tradicionais para as novas gerações de cada povo, em cada aldeia. É por meio da oralidade que é repassado as histórias, as culturas, os mitos, os ritos, as línguas, as tradições, a medicina natural e o bem viver, fortalecendo assim, a identidade cultural. Contudo, a maioria dos jovens indígenas, com acesso a outras culturas, o que é importante, parece não valorizar o que é específico de suas culturas, bem como as narrativas dos(as) que guardam em suas memórias os conhecimentos necessários para garantir a especificidade de cada povo. Outro problema é que a maioria das escolas formais nas aldeias não reforça a importância de suas culturas como conteúdo específico. Nesse sentido, a pesquisa analisou as contribuições das narrativas dos(as) velhos(as) da aldeia Novo Funil para o fortalecimento da identidade cultural do povo Guajajara. A relevância deste trabalho se dá pelo fato de o resultado ter sido transformado em material pedagógico para escola local e das aldeias vizinhas. Utilizamo-nos da abordagem qualitativa e da metodologia da História Oral por possibilitar as descrições eventuais do cotidiano de uma cultura/grupo. Os(as) participantes foram velhos(as), jovens e professoras da Escola Indígena Kwarahy. A pesquisa apontou que atualmente, a cultura do povo Guajajara está sendo ressignificada pelos mais jovens indígenas.
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