
CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  108

O CASO LUNUS E UM DEBATE SOBRE MÍDIA E 
POLÍTICA NO BRASIL 
                    Pâmela PINTO52 

 

RESUMO: Este artigo discute as relações entre o centro e as margens da comunicação no 

Brasil. Trabalhou-se com a ideia de uma geopolítica da imprensa brasileira, na qual a 

diferença entre o jornalismo produzido na região sudeste e o jornalismo regional diz respeito à 

distribuição de poder entre as esferas de centro e margem. Realizou-se um estudo comparado 

acerca do enquadramento adotado na cobertura do caso Lunus em O Globo e O Estado do 

Maranhão. Estudou-se uma síntese do corpus de 297 matérias, utilizadas na pesquisa do 

mestrado. Mostrou-se que os limites entre o jornalismo nacional e regional são flexíveis e que 

estes conceitos podem ser invertidos de acordo com o contexto no qual os veículos estão 

inseridos. 

PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo. Nacional. Regional. Política. Caso Lunus. 

ABSTRACT: This article discusses the relationship between the center and the margins of 

communication in Brazil. We have worked with the idea of a geopolitics of the Brazilian 

press, in which the difference between journalism produced in the Southeast regional and 

journalism concerns the distribution of power between the spheres of center and margin. We 

conducted a comparative study on the framework adopted in the coverage of the case Lunus 

in in O Globo and O Estado do Maranhão. This article presents an overview of the corpus of 

297 materials used in a previous search. It was shown the limits as soon as among the national 

and regional journalism are flexible and that these concepts can be inverted in agreement with 

the context in which the vehicles are inserted. 

KEYWORDS: Journalism.  National.  Regional.  Political. Lunus’ case. 

                                                            

52 Doutoranda do Programa de Pós‐Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense  (UFF). 
Orientador:  Prof.  Dr.  Afonso  de  Albuquerque.  Mestre  em  Comunicação  pela  UFF  (2010).  Graduada  em 
Comunicação  Social,  habilitação  Jornalismo,  pela  Universidade  Federal  do  Maranhão  (2007).  Email: 
pinpamela@gmail.com 

 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  109

1. Apresentação 

 Este artigo traz uma síntese da dissertação As interfaces do jornalismo nacional e 

regional no Brasil: Roseana Sarney e o caso Lunus. Aponta as principais discussões 

desenvolvidas na pesquisa, empreendida entre 2008 a 2010, sobre um objeto que ocupa local 

de destaque para uma análise comparativa entre os jornalismos tidos como nacional e 

regional. A mídia regional está inserida na imprensa brasileira, representada pelos veículos 

concentrados historicamente na região Sudeste. Entretanto, estes dois pólos de produção de 

informações são separados por uma gama de simplificações, fato que reduz as oportunidades 

de se compreender a comunicação brasileira e suas interfaces de modo mais completo. Desta 

forma, observar as variações entre o parâmetro “ideal” de imprensa e o parâmetro real da 

comunicação praticada nos estados e cidades para além do “eixo Sudeste” enriquece os 

diálogos no campo da comunicação, ao mesmo tempo em que promove o questionamento de 

práticas e do controle da mídia.   

O objetivo central desta pesquisa foi mostrar a existência de relações entre o centro e 

as margens da comunicação no Brasil, a partir do jornalismo. Para tanto, buscou-se um objeto 

capaz de sintetizar os laços estabelecidos nestes dois eixos do jornalismo, influenciados 

diretamente pela geopolítica do país.  

Fez-se uma análise do caso Lunus, nos jornais O Globo (OG) e O Estado do Maranhão 

(OEMA), para discutir a relação contemporânea da grande imprensa e do jornalismo regional. 

O caso Lunus foi o escândalo político que envolveu Roseana Sarney, no momento em que se 

candidatava à disputava da Presidência da República, em 2002. A Lunus Serviços e 

Participações Ltda tinha Roseana como acionista majoritária com 82,50%, em sociedade com 

seu marido e secretário de planejamento do Estado, Jorge Murad (17,27%) e Severino Cabral 

(0,23%). No dia 1º de março de 2002, a Polícia Federal efetivou uma operação de busca e 

apreensão na sede da empresa, encontrando documentos que a relacionavam com desvio de 

verba pública e R$ 1,34 milhão em dinheiro. O caso Lunus foi um marco tanto na política 

maranhense como brasileira. Ele sucedeu uma campanha positiva53 do PFL para divulgar a 

governadora do Maranhão, Roseana Sarney, como pré-candidata à presidência ao restante do 

                                                            

53  A  campanha  pró‐Roseana,  desenvolvida  pelo  PFL,  envolveu  um  agendamento  positivo  em  torno  do 
Maranhão  no  âmbito  do  entretenimento,  com  a  gravação  da  novela O  Clone  (2001‐2),  da  Rede Globo  de 
Televisão, nos Lençóis Maranhenses e na capital; e um desfile no carnaval carioca, sendo o Maranhão tema da 
agremiação Grande Rio.  



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  110

Brasil. Sua ocorrência reconfigurou o jogo político de 2002, provocando a ruptura entre o 

PFL e o PSDB, atingindo a base governista do presidente Fernando Henrique Cardoso e, 

consequentemente, as alianças para eleição do candidato José Serra. Por outro lado, maculou 

a imagem pública de Roseana de forma definitiva. É sempre citado em jornais, livros, que 

retomem a discussão de escândalo político no Brasil e ou que remetem a trajetória da família 

Sarney.  

O corpus da pesquisa foi composto por 297 matérias, retiradas das capas de O Globo e 

O Estado do Maranhão, no período de 02 de março a 14 de abril de 2002, intervalo entre a 

divulgação da operação e a saída de Roseana da disputa. Utilizou-se a metodologia de análise 

comparativa dos enquadramentos recebidos nos veículos.  

Buscou-se ilustrar, por meio deste escândalo político que envolveu o centro e a 

margem da comunicação e da política brasileira, as proximidades e diferenças entre o 

jornalismo produzido pelos veículos de grande circulação e o jornalismo regional, 

reconhecendo a existência de vários tipos de jornalismos praticados no mesmo país. 

2. Para entender um escândalo 

Escândalo é a ação ou acontecimento que implica em contravenções capazes de 

provocar uma resposta pública, pela sua gravidade. Esta transgressão de valores éticos gera 

um discurso infamante por parte daqueles que estão “de fora”. Este discurso possui dupla 

função, pois ao mesmo tempo em que estigmatiza e contribui para o descrédito dos 

participantes da contravenção, é também o elo entre o acontecimento e a sua existência 

pública. Para um escândalo surgir, o discurso infamante deve assumir status de discurso 

público. Os veículos de comunicação tornaram-se fundamentais neste processo, pois a mídia 

passou a ser co-participante na construção dos escândalos, quando esta os tornou públicos e 

os transformou em eventos midiáticos (THOMPSON, 2002).  

A compreensão do escândalo Lunus depende da percepção dos laços tecidos 

contemporaneamente nos âmbitos político-partidários e midiáticos. É necessário fazer uma 

incursão na história política brasileira, com a intenção de perceber que sua força motriz ainda 

carrega traços fortes da formação federalista, iniciada com a Carta de 1891 e maturada por um 

pacto não escrito elaborado por Campos Sales (1898 - 1902). 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  111

 Tal sistema estabeleceu que a força política dos atores do centro de poder era 

consolidada com o apoio de atores regionais. “A formulação desse pacto combinou o 

reconhecimento, por parte de Campo Sales, da preexistência de uma distribuição natural do 

poder na sociedade brasileira, com a definição de novas bases morais e doutrinárias para a 

política nacional, através de uma comunidade política despolitizada”, (LESSA, 2001, p. 44). 

A figura dos presidentes de província, sem autonomia, foi suplantada pelos governadores de 

estado, com poder de decisão e total apoio do governo federal. Surgiu então a Política dos 

Estados, amplamente acolhida pelos chefes regionais que viraram adeptos da nova 

sistemática, na qual a periferia legitimava, pelo voto, o poder central e este concedia 

autonomia, cargos e verbas aos chefes estaduais.  

Segundo Lessa (2001), tal política significou um engessamento da competitividade 

garantida pela democracia. Desta forma, a Política dos Governadores reforçou o papel 

desempenhado pelos estados ao longo da vida da República, atribuindo o protagonismo aos 

estados localizados no centro, em detrimento dos estados periféricos que ficam margeados 

dos processos decisórios. Com isso, implantou-se uma tradição política reforçada por outros 

governantes nas demais fases da vida republicana brasileira. Além dos governadores, 

surgiram figuras determinantes para esta estruturação de poder, os coronéis, que se aliaram ao 

setor político para reagir à decadência econômica da agricultura, no início do século XX. “A 

possibilidade de diminuição de seu poder fez com que ele assumisse um papel diferencial 

como um intermediário entre o poder federal e o setor empresarial. Esta é sua condição de 

sobrevivência neste momento histórico”, (SANTOS, 2006, p. 13).  

Foi a partir da experiência, nos moldes da Política dos Governadores, que Sarney se 

consolidou na política nacional e da mesma forma buscou inserir Roseana na disputa 

majoritária de 2002. Entretanto o modus operandi praticado no Maranhão não pôde ser 

sustentado no âmbito nacional e foi utilizado pelo PSDB como arma na derrubada de 

Roseana. A ação da Polícia Federal foi decisiva para a desistência do PFL da candidatura 

autônoma. Após o escândalo, Roseana foi eleita senadora (2003 – 2009) e governadora do 

Maranhão54, voltando à esfera regional de poder.  

                                                            

54 Em 17 de abril de 2009, Roseana foi empossada governadora, após a cassação do governador Jackson Lago 
pelo Tribunal Superior Eleitoral  (TSE). Foi eleita em 2010, no primeiro  turno, governadora do Maranhão até 
2014. 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  112

3. A ideia de uma geopolítica do jornalismo brasileiro 

A formação do sistema midiático é vinculada historicamente ao campo político 

brasileiro, isto complexifica a relação entre estes dois campos. Da imprensa instalada com a 

chegada da Família Real, em 1808, à adoção do trusteeship model55, na década de 1930, 

observou-se a concentração das mídias nas mãos das elites econômicas e políticas. A falta de 

rigor nas legislações determinou a ocorrência de conglomerados, pois permitiu a propriedade 

cruzada de veículos. Na época, as concessões de rádio e televisão foram para os grupos já 

consolidados. Assim se formaram os maiores grupos de mídia nacionais e regionais no país, 

resultando num sistema controlado por um reduzido grupo de empresas, (LIMA, 2006).  

Outro fator determinante para a relação das empresas midiáticas com o poder público 

foi a dependência financeira dos meios de comunicação em todo o país para obter a 

infraestrutura necessária a sua expansão. Conjuntura viabilizada somente com a ditadura 

militar de 1964, que proporcionou condições econômicas para o desenvolvimento de um 

sistema nacional de telecomunicações e de radiodifusão compatível com as novas exigências 

do capitalismo.  

Hoje, o vínculo mais estreito que rege as relações entre mídia e a política são as 

concessões de radiodifusão, com acentuada distribuição no governo militar e no período pós-

ditadura, na gestão do presidente José Sarney. No governo do general Figueiredo foram feitas 

mais de 700 concessões de rádio e televisão, o que representou mais de 1/3 do total das 

emissoras existentes desde o surgimento da radiodifusão no Brasil. O auge das outorgas para 

políticos o período do Congresso Constituinte (1987-1988), gerido pelo ministro das 

Comunicações Antônio Carlos Magalhães, em pleno jogo para permanência do 

presidencialismo como forma de governo e a não redução do mandato de Sarney, (LIMA, 

2008). Entre 1985 e 1988 foram assinadas 1.028 outorgas, 91 dessas foram dadas para 

deputados e senadores constituintes. Desse total, 92,3% votaram a favor do presidencialismo 

e 90,1% votaram a favor do mandato de cinco anos para o então presidente da República. 

Durante o governo FHC foram autorizadas 357 concessões educativas sem licitação e 

vendidas 539 emissoras comerciais.  

                                                            

55 Sistema que entrega o setor de radiodifusão à exploração comercial da empresa privada, através de 
concessões da União. 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  113

Este trabalho pretende expor algumas características atribuídas ao jornalismo regional, 

mas que são verificadas no jornalismo nacional e de certa forma constroem paralelos entre 

estes modelos de interface da imprensa brasileira. A primeira similaridade são os vínculos de 

ambos os jornalismos com o campo político. A pluralidade de espaços e de análises é 

incontestável na grande imprensa, entretanto os laços com a política também perpassam os 

interesses dos grandes veículos, tendo em vista a própria cultura de apadrinhamentos na 

implantação canais de radiodifusão. Os veículos da grande imprensa estão ligados a uma rede 

de contratos indispensáveis a sua sobrevivência empresarial e com a qual respondem com 

credibilidade, por meio da instituição de valores e normas jornalísticas. Mas além dos 

anunciantes e leitores há também parcerias políticas firmadas em consonância com as 

conjunturas vigentes. 

Outra característica diz respeito à concentração midiática que ocorre no Brasil e o 

impacto que ela ocasiona nas cadeias de veículos que interligam o país. Para alcançar todo o 

território, as grandes empresas precisam das repetidoras regionais que repassem seus 

conteúdos e neste processo os conglomerados nacionais fortalecem redes locais, 

independentemente do uso que estas empresas farão deste “poder”. Desta forma, acredita-se 

que existe um elo mais complexo entre o jornalismo nacional e regional, que mais que 

opostos, mostram-se como similares em pontos centrais e até interdependentes. É importante 

destacar que esta concentração não é restrita aos grupos regionais, mas iniciou na grande 

imprensa, que ao longo das décadas profissionalizou-se para atender às demandas do 

mercado, mas continuou concentrando os empreendimentos no âmbito familiar. 

3.1 Jornalismo nacional e jornalismo regional  

O jornalismo brasileiro é diretamente afetado pela divisão geopolítica do país, na qual 

a posição ocupada no eixo centro-periferia é determinante no poder de decisão, seguindo os 

parâmetros da Política dos Governadores. O centro brasileiro foi estabelecido no Rio de 

Janeiro, sede da Corte Portuguesa e posteriormente da República, onde também foram fixadas 

as principais atividades econômicas e a política do país. A concentração econômica na região 

Sudeste alimentou também a “autonomia” de muitos veículos de circulação nacional, que 

historicamente foram fixados nestes centros de onde reverberam informações para diferentes 

partes do país.  



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  114

Configurou-se uma divisão geopolítica da imprensa brasileira, com os diversos 

jornalismos produzidos de acordo com a realidade local dos jornalistas e dos empresários de 

mídia. O conceito de jornalismo foi enquadrado de forma simplista em duas categorias 

dicotômicas, opondo valores como credibilidade e legitimidade: o jornalismo nacional, 

responsável pela cobertura de temas de relevância a todo território, e o jornalismo regional, 

restrito a temas locais. Notou-se uma anulação das diferentes personalidades sociais dos 

jornais (HALL, 1993) produzidos além dos limites deste eixo central. Ao seguir a lógica de 

padronização proposta pela grande imprensa, que muitas vezes desconsidera o contexto de 

produção da informação, o jornalismo regional reforça o jornalismo nacional. 

O binômio “centro e periferia” é usado no Brasil para localizar o jornalismo regional 

na condição de manipulável e legitimar a autonomia da grande imprensa. Porém, devem ser 

entendidas como conceitos relativos, visto que não são condições imutáveis 

(ALBUQUERQUE, 2008). Segundo o autor, as grandes empresas midiáticas brasileiras ora 

atendem à ideia de centro, quando servem de modelo para grupos menores, ora estão na 

condição de periferia, ao tomar como referência determinado modelo estrangeiro. O mesmo 

acontece quando sistemas considerados periféricos servem de parâmetro, para veículos ainda 

menores, assumindo a condição de centro.  

A inserção de capital internacional no sistema televisivo brasileiro, com a implantação 

da TV Globo, sintetiza esta inversão de posições entre os eixos centro e margem da 

comunicação brasileira. A parceria entre as Organizações Globo e o grupo Time-Life iniciou 

em 1962, com assinatura de dois contratos: o Contrato Principal, uma conta de participação, e 

o Acordo de Assistência Técnica. A sociedade entre as empresas duraria 11 anos e em seguida 

se prorrogaria por prazo indeterminado. Em 1965, as empresas firmaram outro contrato no 

qual a Time-Life teria 45% de participação nos lucros da Rede Globo. Houve um aumento de 

remessas de dinheiro, pois a emissora começou a operar em abril de 1965, no Rio de Janeiro, 

(HERTZ, 1991). A associação entre as empresas foi viabilizada no governo militar, com 

parecer aprovado pelo presidente Castelo Branco, em 1967, e assim as Organizações Globo se 

expandiu pelo país, (WEBER, 2000).  

Uma das hipóteses deste trabalho é que esta tensão entre as mídias nacionais e 

regionais não é uma particularidade brasileira, mas uma condição da natureza jornalística. A 

disputa pela primazia em sistemas capitalistas globalizados aflora a competitividade interna 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  115

por um lugar de fala tanto em países de dimensões continentais, como o Brasil, quanto em 

países de dimensões pequenas e expõe esta relação entre os diferentes tipos de mídia, que ora 

disputam e ora se complementam.  

No Brasil existe uma tensão permanente, determinada pelo nível de dependência 

econômica das empresas, entre os jornalismos e a política. Este fato não permite naturalizar as 

práticas clientelistas nem isentar o partidarismo implícito de alguns conglomerados de 

comunicação. Os laços entre a grande mídia, o jornalismo regional e a política são 

subterrâneos, como denota a relação entre as famílias Marinho e Sarney.  

Roberto Marinho teve um forte vínculo político, econômico e afetivo com o político 

José Sarney. O viés político desta amizade foi acentuado no período em que o maranhense 

ocupou a Presidência da República, (1985-1990). Como conselheiro de Sarney, Marinho 

indicou nomes dos ministros Antônio Carlos Magalhães (Comunicações) e Maílson da 

Nóbrega (Fazenda). A relação comercial entre as famílias ocorreu com a transferência do 

sinal da TV Globo para Sarney, em 1991, o que reforçou o poder local do Sistema Mirante de 

Comunicação, composto por quatro emissores de televisão, afiliadas à Rede Globo; pelo 

jornal O Estado do Maranhão; 14 emissoras de rádio, na capital e no interior e o portal da 

internet “Imirante.com” – hospedado no portal “Globo.com”. Os laços afetivos foram 

reforçados pela ligação “imortal”, pois Marinho ocupou a cadeira n º 39 da Academia 

Brasileira de Letras, ao lado do assento de Sarney, cadeira n º 38. 

O envolvimento econômico dos grupos superou a relação matriz/filial, como 

evidenciou o programa “Viva Educação”. O projeto educacional, criado em 2000 visava 

aumentar os índices educacionais pelo tele-ensino, por meio da metodologia da teleaula no 

ensino público. Couto (2007, p. 140) apontou a Fundação Roberto Marinho e a Editora Globo 

como principais beneficiadas do convênio assinado com a governadora Roseana Sarney, em 

22 de novembro de 2000, no valor de R$ 114 milhões. Há uma parceira lucrativa entre os dois 

grupos de comunicação, desconhecida por parte do público do jornalismo nacional e regional. 

No âmbito regional as Organizações Globo mantêm contrato formal com um sistema político 

clientelista, e nacionalmente critica tais práticas.  

A extensão do poder de comunicação da família Sarney no Maranhão é intimamente 

relacionada com o forte vínculo mantido com as Organizações Globo. O selo de credibilidade 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  116

do padrão Rede Globo é utilizado no estado para fins políticos, não só na televisão, mas em 

todos os outros veículos do grupo Sarney.  

4. O caso Lunus nos jornais 

O corpus deste trabalho foi composto por 297 matérias informativas publicadas na 

editoria de política, sendo 107 veiculadas n’OEMA e 190 n’OG. Neste trabalho será exposta 

uma síntese da análise, ilustrada por uma amostra comparativa das manchetes de cada veículo.  

Esta pesquisa optou pela análise de enquadramento como recurso metodológico para 

sistematizar a amostra coletada nos jornais sobre o caso Lunus. Autores como Tuchman 

(1978), Entman (1991) e Porto (2004) consolidaram esta metodologia na comunicação, a 

partir da percepção de que o discurso jornalístico constrói seus objetos por meio da ênfase e 

das omissões durante a abordagem de determinado tema, o que resulta em diferentes olhares e 

diferentes matérias. Enquadrar significa selecionar alguns aspectos da realidade percebida e 

fazê-los mais salientes em um texto comunicativo, promovendo uma definição particular do 

problema, uma interpretação casual, uma avaliação moral e/ou uma recomendação de 

tratamento para o item descrito (ENTMAN, 1991).  

Dividiu-se o conteúdo da cobertura em três fases, nos dois jornais, a fim de se 

verificar a presença de quatro tipos de quadros em ação: enquadramento policial (com ênfase 

nos delitos ocorridos no caso Lunus); enquadramento eleitoral (com ênfase no impacto 

sofrido na campanha presidencial de 2002); enquadramento de governo (retratou as relações 

da base governista composta pelo PFL e PSDB) e o enquadramento geopolítico (privilegiou 

as relações entre o local e o nacional). Outros recursos foram adotados para denotar as 

estratégias de visibilidade de cada veículo, como o uso das fontes citadas; a verificação do 

espaço dedicado às matérias; a publicação de imagens e a ausência e a presença de 

informações. A análise comparou o conteúdo dos dois jornais ao longo de todo o percurso 

para verificar as simetrias e possíveis contradições na publicação das matérias. Esta 

segmentação foi baseada em dois critérios, comuns aos veículos aqui trabalhados: o trânsito 

das matérias entre a capa e as páginas internas da editoria de política; e o fluxo dos 

acontecimentos divulgados ao longo da cobertura. O percurso da notícia dentro do jornal 

denotou o destaque obtido pelos temas e com isso mostrou-se quais aspectos as empresas 

privilegiaram. A dinâmica provocada pelo acréscimo de novas informações ao caso expôs 

como cada veículo trabalhou sua versão dos fatos.  



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  117

Em O Globo, a crise política protagonizada por Roseana Sarney figurou em 38 

edições, das quais 26 foram em março e 12 em abril.  Ao longo do período analisado o caso 

foi tema de 26 capas, sendo o escândalo tratado 19 vezes nas capas de março e sete vezes em 

abril. Seguem as três fases de análise da amostra: 1ª Fase: composta por manchetes 

ininterruptas na capa do jornal, entre os dias 02 a 14 de março. Os textos refletiram o impacto 

do caso no cenário político nacional e ambientaram os leitores sobre os laços políticos 

regionais da família Sarney; 2ª Fase: iniciou em 16 de março e foi até 06 de abril, totalizando 

18 dias de cobertura, com seis manchetes nas capas e 12 dias de notícias veiculadas 

internamente. Este foi o único período no qual se verificou a ausência de veiculação de 

matérias; 3ª Fase: o caso Lunus retornou às capas, entre os dias 08 a 14 de abril, para abordar 

a desistência de Roseana do pleito presidencial de 2002. 

A amostra de O Estado do Maranhão é formada por 107 matérias, coletadas em 35 

edições sobre o caso Lunus, das quais 25 foram registradas em março e 10 em abril. Durante 

este período, o escândalo foi tema de 31 capas como manchete, sendo tratado 22 vezes em 

março e nove em abril. Seu conteúdo foi dividido em três fases: 1ª Fase: situou-se entre os 

dias 02 a 10 de março, com manchetes ininterruptas sobre o escândalo. As matérias 

defenderam a inocência da pré-candidata e buscavam culpados para “o golpe” sofrido. 

Evidenciaram-se dois movimentos nesta fase: o de “negação” do escândalo e o de “apoio” 

recebido pela governadora; 2ª Fase: compreendeu os dias 11 a 31 de março, nos quais cinco 

edições não abordaram o caso. Utilizou-se, excessivamente, falas do PFL em defesa da 

publisher, acompanhadas de informações descontextualizadas em benefício da candidata; 3ª 

Fase: ilustrou a cobertura do caso entre os dias 02 a 14 de abril. A imagem de Roseana foi 

preservada por meio de notícias positivas sobre sua gestão estadual e por meio de um 

otimismo do PFL . 

Notou-se ao longo da cobertura que o destaque dado às imagens foi significativo nos 

dois jornais: o periódico carioca publicou 120 fotografias relacionadas ao escândalo, em 38 

edições, o jornal maranhense veiculou 105 imagens, em 35 edições. O tema ocupou 29 capas 

com fotografia em OEMA, enquanto n’OG foram apenas cinco capas com foto. 

Quantitativamente houve uma maior valorização espacial do caso Lunus n’OG, pois foram 

publicadas cerca de 81 páginas de conteúdo, enquanto n’OEMA foram cerca de 55 páginas. 

Qualitativamente houve maior destaque para o tema n’OEMA, pelo espaço ocupado nas 

capas. A leitura das manchetes veiculadas durante o caso (taleba 1) expõe as estratégias de 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  118

visibilidade (defesa e ataque) utilizadas por cada veículo, objetivando interesses próprios. 

Observou-se que em OG houve um ataque direto a Roseana e uma defesa explícita do 

candidato José Serra. Já OEMA priorizou a defesa de Roseana durante toda a cobertura.  

Tabela 1: Síntese comparativa das manchetes analisadas sobre o Caso Lunus 

Data Título O Globo O Estado do Maranhão 

02/03/2002 1 PF Investiga Marido de Roseana e 

PFL ameaça deixar governo 

“Não vão me intimidar”  

 

03/03/2002 2 Ministro defende atuação da PF no 

caso de Murad 

Roseana afirma que ação foi 

uma violência política  

04/03/2002 3 Sarney Filho sai e agrava crise do 

PFL com o governo 

Murad repudia invasão e 

exige que tudo seja apurado 

às claras  

05/03/2002 4 PFL faz tempestade em copo 

d´água, diz FH 

Roseana diz que invasão foi 

ato de discriminação  

06/03/2002 5 Roseana deixa candidatura se PFL 

não romper com FH 

Roseana recebe apoio do 

PFL no Congresso 

07/03/2002 6 PFL pode deixar o governo hoje 

após 38 anos no poder 

PFL sai do governo e diz 

que Roseana é candidata  

08/03/2002 

(...) 

7 PFL abandona governo mas 

mantém cargos  e apoio a FH 

PFL confirma rompimento e 

lança Roseana  

12/03/2002 

 

8 Laranjas em projetos aprovados 

por Roseana 

Bornhausen quer definir 

estratégia 

13/03/2002 9 Marido de Roseana assume crime 

para explicar dinheiro 

“Agi por determinação 

própria” 

14/03/2002 10 PFL marca prazo para desistir de PFL mantém apoio a 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  119

(...) Roseana Roseana e quer ação da PF 

investigada 

28/03/2002 

(...) 

11 PM invade centro da PF no 

Maranhão  

- 

12/04/2002 12 PFL já dá como certa a renúncia de 

Roseana 

- 

13/04/2002 13 - PFL decide manter apoio à 

candidatura de Roseana  

14/04/2002 14 Abandonada pelo PFL, Roseana 

Sarney renúncia  

Roseana vai disputar 

mandato no congresso pelo 

Maranhão  

 

4.1 A cobertura do caso, segundo os jornalistas  

A fim de compreender o processo de produção das notícias a respeito desse escândalo, 

foram feitas entrevistas com a equipe de profissionais que cobriu e ou trabalhou no caso. Ao 

realizar estas entrevistas, algumas contradições e semelhanças foram encontradas. A primeira 

contradição diz respeito ao início do caso. O jornalista Isabela Abdala, repórter de política de 

OG da sucursal de Brasília em 2002, apresentou uma versão diferente da afirmada pelo 

correspondente maranhense de OG, Raimundo Garrone. Ambos trabalharam no caso durante 

toda a cobertura. Quando questionados sobre a origem da pauta, as respostas são divergentes: 

Isabela: Eu estava na redação d’OG apurando a matéria de domingo na sexta-feira e 

conversava com o deputado Roberto Brant (PFL-MG), por volta das 16h, sobre outro assunto 

por telefone. Ele me falou: “espera aí que eu tenho que atender um telefone, parece que 

aconteceu alguma coisa lá no Maranhão”. Perguntei o que foi e ele pediu que eu ligasse 

depois. Aí fiquei com aquele negócio, aconteceu alguma coisa no Maranhão, já tinha a 

candidatura da Roseana... Passou meia hora e eu liguei. O que aconteceu Roberto Brant? 

Ele: Não sei exatamente, mas parece que teve uma ação da PF, alguém estourou alguma 

coisa no escritório da Lunus e encontrou dinheiro. Na hora que eu soube disso foi na chefia 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  120

de reportagem, Helena Chagas, contei o episódio e ela: investe nisso. No outro dia eu fui pro 

Maranhão. Na época, já existia o jornalismo on-line e essas notícias começaram a pipocar.  

 

Garrone: Foi curioso porque OG me ligou por volta de 11h, me dizendo que a PF iria 

invadir o escritório de Jorge Murad às 15h. Então eu fiquei sabendo, em função d’OG ter 

tido acesso a esta informação. Até para que eu não fosse lá sozinho, eu convidei jornalistas 

de outros jornais (locais) que iriam cobrir. Não queria chegar lá sozinho para eles acharem 

que era uma guerra minha particular contra a família, mas que era um fato que realmente 

estava acontecendo (...) Eu tive uma fonte lá de dentro que me ligou e me disse que os 

policiais estavam contando dinheiro, informou até o valor. Isso ela já me disse por volta das 

20h. Neste horário eu não tinha como confirmar a informação. Eu cheguei a passar a 

informação para OG, mas sem poder confirmá-la.  

 A equipe de OG ficou dividida entre os estados do Maranhão, Tocantins, Rio de 

Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e o Distrito Federal. Os repórteres Isabela, Garrone e 

Francisco Leali cobriram a capital maranhense. Jailton de Carvalho foi destacado para 

Palmas. Todos falaram sobre as rotinas de produção da notícia: 

Isabela: No dia 02/03 eu fui ao Palácio dos Leões e houve uma coletiva e também houve uma 

outra na casa deles (Roseana). Eu fui muito na PF que era uma fonte e procurei os deputados 

do Maranhão. Eu lia as matérias do dia do que saía lá. Eu fazia um acompanhamento de 

tudo. Obviamente que isso tem um desdobramento grande, depois que o fato em si aparece, o 

fato vai para Brasília. (...) Depois eu voltei para Brasília e obviamente continuei 

acompanhando isso. É uma cobertura coletiva, tem muita gente que contribuiu. No 

Congresso isso repercutiu em todas as esferas. Rendeu muito tempo de matéria. 

Francisco: Acho que fiquei um bom tempo em São Luís. A partir de um certo momento, eu e 

repórteres de outros jornais de fora (Estadão, Folha, etc) passamos acompanhar Roseana, 

que se negava a dar explicações sobre a origem do dinheiro. Alugamos carros e fomos para o 

interior do Estado atrás dela. Ela de helicóptero, nós de carro. Em alguns casos tínhamos 

que dormir no meio do caminho porque não tinha como voltar para São Luís. Nessa 

"brincadeira de gato e rato" dirigíamos à noite para conseguir acompanhá-la. A 

governadora fazia as visitas e retornava a São Luís. Ela fugia das perguntas e dava seu 

recado nos discursos que fazia para a população local. As matérias eram enviadas de onde 

tivesse telefone: posto de gasolina, salão de beleza, etc. Numa das viagens, tendo que dirigir 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  121

a noite, atropelei um búfalo. Por sorte foi de raspão. Quebrou o retrovisor e a porta do 

motorista ficou arranhada. O bicho que bateu a cabeça na lateral do carro caiu sentado e se 

levantou como se nada tivesse acontecido.  

Jailton: No início das investigações, o jornal me mandou para Palmas. Lá estava o centro 

das investigações sobre fraudes na Sudam. As principais decisões do Ministério Público 

Federal, da PF e da Justiça eram tomadas lá. Eu acompanhava a movimentação de 

procuradores, policiais e as decisões judiciais. Numa outra frente de trabalho, tentava falar 

com empresários, políticos, doleiros, laranjas, todos que, de alguma forma, tinham 

envolvimento com as fraudes. Também buscava informações em alguns setores do governo. A 

partir daí, escrevia matérias diariamente. Minha tarefa era levantar o máximo de 

informações exclusivas a partir de algumas fontes que estavam em pontos estratégicos da 

investigação. (...) Acompanhava as viagens de procuradores e delegados por telefone.  

Garrone: Continuei o trabalho de investigação aqui em São Luís. Aqui a efervescência estava 

muito grande. Diariamente andava atrás da PF; pela manhã nós fazíamos contato e como 

era uma operação que envolvia uma candidata à Presidência, estas fontes, informações 

partiam diretamente de Brasília. O jornal já me ligava do Rio de Janeiro, algumas coisas 

consegui com fonte em São Luís. Eles ligam, mandam novos dados. Eu ficava impressionado 

com a rapidez que conseguem as informações. O caso envolvendo o empresário local (...) que 

tinha uns laranjas em um bairro da periferia de São Luís. Inicialmente eles avisaram só o 

bairro e um provável endereço, comecei a apurar. Cerca de 20 minutos depois eles já me 

ligam dando endereço, tudo. Como o caso era nacional, tinha muita gente que ligava, muita 

fonte querendo derrubar um, derrubar o outro. Tem o interesse do próprio. 

 A fala de Garrone aponta outra contradição quando se questiona a interferência 

(política) na condução do caso pel’O Globo. Para o freelancer havia um interesse explícito, 

seus colegas da sucursal de Brasília discordavam. 

Jailton: Acredito que não houve influência alguma da Roseana ou do Sarney. As pautas 

surgiam aleatoriamente no dia-a-dia e nenhuma de minhas matérias sofreu cortes que não 

fossem específicos da edição, da adequação ao espaço das páginas. Não recebíamos ordens 

para fazer ou deixar de fazer qualquer matéria. O critério era a importância da informação. 

As informações relevantes, desde que checadas, se transformavam em matérias naturalmente. 

As investigações têm uma dinâmica própria. Pelo que pude entender, ao longo da apuração, 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  122

os investigadores descobriram indícios de envolvimento dela  em decisões consideradas 

suspeitas. 

Isabela: Passei dois anos e meio n’OG e o foco foi a notícia. Nesse aspecto é muito subjetivo, 

mas eu posso te afirmar pela minha experiência, é um jornal que eu respeito. É um jornal que 

tenta ser isento, se às vezes não consegue vai da falha humana. Às vezes o repórter não ouviu 

direito o outro lado, mas nosso foco era absolutamente jornalístico, eu não sofri nenhuma 

pressão este período. Não teve nenhum tipo de tentativa de cerceamento e controle da 

notícia. Pelo contrário, nesse tempo todo que passei n’OG não tive. Eu não tive experiência 

de trabalhar em jornais do interior ou no Nordeste, mas a minha experiência n’OG foi muito 

feliz enquanto realização de jornalista. O resultado que saiu n’OG na época, se comparado 

com outros jornais não deixou nada a desejar. A gente publicava as mesmas matérias que a 

Veja, Folha, e outros. Nunca deixou de publicar nada. A notícia se impõe. Eu entrevistava 

pessoas e não tirávamos tudo da cabeça e nós dávamos voz a estas pessoas nas matérias, a 

gente editava, fazia conexão de raciocínios e fazia a matéria. O jornalismo reflete o que a 

fonte disse,(...) abre aspas e deixa a pessoa falar na reportagem.  

 A relação entre os membros da imprensa nacional e regional também levanta questões 

peculiares como o relato do jornalista Francisco Leali, no qual aponta a existência de 

assessorias específicas para a imprensa nacional e regional. O depoimento de Garrone ainda 

explicita mais as possibilidades de cobertura de um mesmo acontecimento. 

Francisco: Lembro que a equipe da governadora tinha um assessor para lidar com a 

imprensa local e outro para atender os "de fora". Todas as vezes que procurei, me pediam 

para falar com a assessora que atendia a imprensa "do sul".  

Garrone: Na época eu era editor do jornal Folha do Maranhão, de propriedade do dep. 

Manoel Ribeiro (presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão), aliado de Roseana. 

Pela manhã eu falava bem dela (Roseana), editava matérias positivas, e à tarde eu falava 

“mal” para OG - lavava a alma. Fazer a correspondência tem esse lado interessante nesse 

sentido de lavar a alma. Matérias que não saem aqui você consegue dar uma repercussão 

maior para o fato, enquanto se abafa aqui, principalmente quando se trata do dono do poder.  

Houve vezes que quando eu liguei e quem atendia perguntava se eu queria falar com ela 

como repórter daqui ou para OG. Para OG eu tinha que fazer outro tipo de pergunta.  

 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  123

 A última entrevista foi feita com o secretário de redação do OEMA. Ademir Santos foi 

a única voz do jornal que pode ser ouvida e esclareceu algumas dúvidas da pesquisa de 

campo. Ele discorreu sobre a relação do jornal com as agências de notícias e também sobre a 

relação do jornal com seus leitores, sempre em posição de defesa:  

Ademir: Os jornais de pequeno porte como OEMA mantém uma relação de amizade com os 

demais jornais, tanto os locais como os de outras cidades. É uma relação de amizade porque 

os grandes jornais são ligados a uma agência de notícias. Quando um precisa do outro há 

troca informação. (...)Tem um estigma muito grande na cidade, no estado, dentro do meio 

intelectual, em relação a’OEMA, por ele pertencer a um grupo político, como todos os 

grandes jornais do país. Tudo que se faz aqui é porque o Sarney manda.  “Ah, o Sarney dita a 

manchete, etc!!”. E ele sequer vem aqui. Quando ele vem na cidade ele passa na redação, 

lógico, visita a TV, mas não fica dando ordens diariamente. Isso tem na universidade, no 

meio intelectual, “não é porque Sarney mandou”. Isso não existe, o jornal tem a liberdade de 

fazer uma cobertura diária. Por pertencer a uma facção política que hoje é adversária do 

estado, o jornal tem uma linha de independência, e dentro dessa linha busca mostrar as 

falhas do governo...da cidade, do estado, como em qualquer outra cidade acontece de 

qualquer forma. Para grande imprensa passa também isso.  

Perguntas referentes ao escândalo Lunus foram deixadas para última parte da 

entrevista. Ademir foi direto e sucinto sobre o impacto do caso na redação:  

Ademir: O escândalo atraiu muitas atenções. Foi direto, foi até a exaustão. E ainda hoje tem 

resquícios dessa época. 

5. Reflexões Finais  

O desenvolvimento desta pesquisa implicou em superações para se alcançar uma 

postura crítica e assim colaborar com as reflexões atuais sobre a comunicação brasileira. O 

primeiro passo foi superar as subjetividades intrínsecas a pesquisadora, que carrega 

experiências no jornalismo regional e também um posicionamento quanto às práticas políticas 

deste espaço. A adoção de uma postura crítica proporcionou um avanço imprescindível neste 

processo, o que garantiu maior exploração das tensões existentes entre a política e a mídia. 

Buscou-se não se reforçar as simplificações atribuídas a interface entre o nacional e o 

regional, mas investigar os variados níveis destes laços. Foi necessário transcender as 

posições de centro e margem para pensar o jornalismo.  



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  124

A análise do caso apontou que existiu defesa de interesses nos dois veículos 

analisados, esta foi realizada de forma mais direta em OEMA, que optou por um percurso 

explícito de valorização de Roseana, enquanto OG utilizou diversos recursos, inclusive a ideia 

de pluralidade de falas das fontes, para sobrepor a voz de alguns atores em relação aos outros 

envolvidos no caso. Entretanto a verdade defendida nas páginas de O Globo não é a mesma 

que rege a ética em toda a Organização Globo, pois esta mantém localmente parceria com um 

sistema oligárquico enquanto nacionalmente, por meio de seus veículos, recrimina tal prática 

política. Concluí-se que o jornalismo, seja nacional ou local, está permeado por interesses que 

influenciam o teor das informações transformadas em notícias.  

Miguel (2010) reconhece que a mídia se tornou um fator central da vida política 

contemporânea e aponta que os meios de comunicação ampliam o acesso aos agentes 

políticos, que ficam expostos, de forma mais permanente, aos olhos do grande público. 

Contudo há outras particularidades desta relação que subterraneamente influenciam os 

conteúdos publicados na imprensa seja nacional ou regional. São estes laços entre políticos, 

empresários de mídia e entidades públicas que devem ser analisados com mais frequência par 

impedir “enquadramentos distorcidos”. A persistência de formas antidemocráticas de 

comunicação está relacionada à conivência política, econômica do controle da informação no 

jogo político. A influência de proprietários de mídia como o senador José Sarney na 

conjuntura política nacional reforçam a necessidade de questionar a vigência destes modos 

ultrapassados, bem como da manipulação da comunicação em detrimento do direito 

constitucional à informação. A parceria entre estes sistemas e a grande mídia estimula a 

perenidade da lucrativa relação entre o público e o privado, nas esferas regionais e nacionais 

de poder.  

Acredita-se que a maior contribuição desta pesquisa foi demonstrar que há 

proximidade entre o jornalismo nacional e o jornalismo regional, e que a principal diferença 

destes dois pólos diz respeito à distribuição de poder entre as esferas de centro e margem, que 

interfere na relação entre as diferentes mídias. Para embasar esta conclusão, a pesquisa 

demonstrou a existência de vínculos entre dois expoentes da mídia nacional e regional, as 

Organizações Globo e o Sistema Mirante de Comunicação, por meio de um escândalo situado 

entre o centro e as margens da política brasileira. 

 



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  125

REFERÊNCIAS  

 

 

ALBUQUERQUE, A. de. Aconteceu num carnaval: algumas observações sobre o mito de 
origem do jornalismo brasileiro moderno. Artigo apresentado ao 6º Encontro de História da 
Mídia da Rede Alfredo de Carvalho. Niterói, 2008. 

COUTO, C. A. de M. Estado, Mídia e Oligarquia: poder público e meios de comunicação 
como suporte de um projeto político para o Maranhão. – Universidade Federal do Maranhão. 
São Luís, 2007.                                  

ENTMAN, R. M. Framing U.S. Coverage of International News: constrasts in narratives of 
the kal and Iran Incidents. Journal of Communication,  v. 4, n. 41, p. 6-27, 1991.      

HALL, S. “A produção social das notícias”. In “TRAQUINA, N. (org.) Jornalismo: 
questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Veja, 1993.                                                        

HERTZ, Daniel. A história secreta da Rede Globo. Porto Alegre: Tchê, 1991.                

LESSA, R. A Invenção da República no Brasil: da Aventura à Rotina. In: CARVALHO, M. 
A. R.  (Org.). República no Catete. Rio de Janeiro: Museu da República, 2001.                                               

LIMA, V. A de. Mídia Crise Política e poder no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu de 
Abramo, 2006.                                                                              

LIMA, V. A. de. As concessões de radiodifusão como moeda de barganha política. Revista 
Adusp, n. 42, p. 26-33, jan. 2008.                              

MIGUEL, Luis Felipe. BIROLI, Flávia. “Comunicação e política: um campo de estudos e 
seus desdobramentos no Brasil”. In: MIGUEL, Luis Felipe. BIROLI, Flávia. (Orgs.). Mídia, 
representação e democracia. São Paulo: HUCITEC, 2010.                                                   

SANTOS, S. dos. Nem só de samba e futebol sobrevivem as tradições históricas brasileiras: o 
coronelismo eletrônico como herança do coronelismo. In: IX Congreso Ibercom, 2006, 
Sevilha. http://alojamientos.us.es/cibercom/comunicaciones.php. Sevilha : Universidad de 
Sevilha/AssIbercom, 2006.               

THOMPSON, John. B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. 
Petrópolis: Vozes, 2002.                       

WEBER, Maria Helena. Comunicação e espetáculos da política. Porto Alegre: Editora da 
Universidade UFRGS, 2000.  



CAMBIASSU – EDIÇÃO ELETRÔNICA 
Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da 
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 - 5111 

São Luís - MA, Janeiro/Junho de 2011 - Ano XIX - Nº 8 
 

  126

Entrevistas: 

LEALI, Francisco. Entrevista concedida a Pâmela Pinto. Mensagem recebida por 
<fleali@bsb.oglobo.com.br> em 6 nov. 2008.  

CARVALHO, Jailton de. Entrevista concedida a Pâmela Pinto. Mensagem recebida por 
<Jailtonc@bsb.oglobo.com.br> em 11 nov. 2008.  

Informação verbal concedida por Raimundo Garrone, Jornalista, em São Luís, em 12 de 
janeiro de 2009. 

Informação verbal concedida por Ademir Santos, Secretário de Redação de O Estado do 
Maranhão, em São Luís, em 2 de fevereiro de 2009. 

Informação verbal concedida por Isabela Abdala, Jornalista, no Rio de Janeiro, em 20 de 
outubro de 2008. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


