https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/issue/feed Cambiassu: Estudos em Comunicação 2025-06-25T00:00:00-03:00 Equipe Editorial revistacambiassu@ufma.br Open Journal Systems <p>Publicação do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão.</p> <p>Missão: Visa a divulgação de pesquisas e estudos na sua área de interesse – Comunicação Social – e aceita trabalhos inéditos para publicação, nas modalidades ensaio, artigo, entrevista e resenha. Foca-se em questões relacionadas ao campo da comunicação e seus mecanismos de produção, distribuição e consumo.</p> <p>ISSN 2176-5111</p> <p>Periodicidade: Semestral</p> <p><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): B2</strong></p> https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/22786 Expediente 2023-12-11T13:20:48-03:00 Fernanda Gabriela Gadelha Romero fernanda.gadelha@ufma.br Jefferson Saylon Lima de Sousa jefferson.saylon@ufma.br Sarah Fontenelle Santos sarah.fs@ufma.br 2025-06-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/26232 Comunicação estratégica das universidades federais brasileiras: estrutura e atuação das assessorias de comunicação 2025-06-20T19:13:42-03:00 Daiane Scheid daiane.scheid@ufsm.br Jones Machado jones.machado@ufsm.br Patrícia Milano Pérsigo patricia.persigo@ufsm.br Aline Eduarda Iora aline.iora@acad.ufsm.br Sabrina Santana Lins sabrina.lins@acad.ufsm.br <p>Este trabalho aborda os resultados de dados coletados junto aos gestores das assessorias de comunicação de universidades federais brasileiras, caracterizando a estrutura e atuação (estratégica) desses setores. A pesquisa se caracteriza como descritiva, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários. Assim, observamos tanto pontos fortes das assessorias, como a formação do gestor na área da comunicação e características favoráveis à comunicação estratégica, dentre elas o acionamento da assessoria pela gestão universitária; quanto pontos fracos, como a tendência à centralização da atividade e a falta de política de comunicação, que podem indicar carência na área e, até mesmo, falta de profissionalização. </p> 2025-06-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/26341 Personal Branding e influenciadores digitais: um estudo de caso de Raíza Costa no Instagram 2025-05-26T09:49:45-03:00 Samuel Silva de Azevedo ss.azevedo@discente.ufma.br Kamila Mesquita kamila.mc@ufma.br <p>Este artigo tem como objetivo identificar as estratégias de comunicação adotadas pela influenciadora digital Raíza Costa em seu perfil no Instagram para a construção e gestão de sua marca pessoal. A pesquisa fundamenta-se em estudos sobre influenciadores digitais,<em> branding</em> e <em>personal branding</em>, e adota uma abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório, tendo o estudo de caso como método de investigação. Para a análise, foram coletados dados ao longo de um ano no perfil da influenciadora na plataforma, com o intuito de identificar os principais temas e características das publicações, analisando como esses elementos contribuem para a consolidação de sua marca pessoal. Os resultados indicam que, ao aliar comunicação estratégica, <em>storytelling</em> e identidade visual a um conteúdo envolvente, a influenciadora conseguiu estabelecer uma identidade única e criar vínculos emocionais com seu público, destacando-se no cenário digital por sua autenticidade e estilo singular.</p> 2025-06-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/25161 Marketing de Influência: um passeio entre a novela Dancin' Days e a influenciadora digital Malu Borges 2025-04-28T10:32:11-03:00 Clara Eduarda Carlotto Paim clarapaim10@gmail.com Monique Vandresen mvandresen@gmail.com <p>Observando dois casos distintos, discute o Marketing de Influência no mercado de moda e a representação de formadores de opinião e identificadores de pertencimento no passado, buscando relações com os atuais influenciadores digitais. Investiga o impacto cultural da telenovela brasileira Dancin' Days, de 1978, que inovou ao atrelar a imagem da protagonista a produtos de moda. Em paralelo, também se analisou o trabalho da criadora de conteúdo digital Malu<br />Borges. Conclui-se que por meio das eras e das diferentes telas, um mesmo talento permanece: a habilidade das figuras em destaque nas plataformas de mídia em se conectarem com o público, de modo a influenciar as mais variadas<br />esferas da vida social. </p> 2025-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/25157 Podcasts jornalísticos em Minas Gerais: um estudo de aspectos formais, produção e recursos narrativos 2025-05-11T20:09:30-03:00 Humberto Trajano trajanohumberto@yahoo.com.br Nair Prata nairprata@uol.com.br Sônia Caldas Pessoa soniacaldaspessoa@gmail.com <p>O artigo tem o objetivo de analisar a produção de podcasts jornalísticos em três veículos de imprensa de Minas Gerais: Itatiaia, O Tempo e RecordTV Minas, tendo como objeto de análise os programas Palavra Aberta, Gastrô e Repórter RecordTV Minas. A metodologia utilizada é estudo de caso baseado em proposta de análise de podcasts jornalísticos de Maria Pilar Martínez-Costa e Eva Lus Gárate (2019). Os resultados mostram que os veículos investem neste produto, mas estão em um momento experimental, existindo assim uma ampla possibilidade para expansão e desenvolvimento de conteúdos, estratégias comerciais e editoriais. </p> 2025-06-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/24981 Cinema indígena latino-americano, a cosmopolítica, o comum e a comunalidad: a luta nos filmes de Luna Marán e Bia Pankararu 2025-01-20T10:10:44-03:00 Karla Holanda karlaholanda@id.uff.br Manuela Bezerra Gouveia de Andrade manuelaa.andrade@gmail.com <p>O trabalho se debruça no cinema da diretora zapoteca Luna Marán e da roteirista Pankararu, Bia Pankararu, com enfoque na temática da luta presente nos longas-metragens Tio Yim (2019) e Rama Pankararu (2022). A aproximação entre as duas obras busca por diálogos acerca da representação das lutas simbólicas e materiais que circundam a rotina desses povos ameríndios do México e do Brasil. Para tal análise, conceitos como cosmopolítica, sob a ótica de Isabelle Stengers (2018), o comum, sob a perspectiva de Silvia Federici (2014) e Raquel Gutiérrez (2017), e a comunalidad, de Floriberto Diáz (2004),<br />serão utilizados como instrumento para refletir sobre os modos de viver e de lutar presentes no cinema das diretoras. </p> 2025-06-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/25950 O que se pensa sobre o ensino de Teoria da Comunicação?: uma exploração bibliográfica (1979-2017) 2025-06-20T16:20:57-03:00 Pedro Mel Bardini de Souza pmbsouza@al.casperlibero.edu.br Luís Mauro Sá Martino lmsamartino@gmail.com <p>O que se tem produzido sobre o ensino de Teoria da Comunicação? Este texto delineia aspectos da literatura sobre o ensino dessa disciplina em cursos universitários, tal como apresentada em artigos acadêmicos, textos em eventos e capítulos de livros publicados entre 1979 e 2017. A partir de pesquisa bibliográfica, foram localizadas catorze produções relacionadas ao tema, distribuídas ao longo de cinco décadas. A análise dos textos sugere uma recorrência das preocupações de docentes com três principais dimensões do ensino: (1) epistemológica, relacionada ao que constitui “Teoria da Comunicação” como disciplina universitária; (2) pedagógica referente aos conteúdos a serem ministrados em um curso e (3) didática, voltada para a discussão de estratégias para promover o engajamento do corpo discente em sala de aula.</p> 2025-06-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/25440 Campanhas eleitorais nas redes sociais: um estado da arte 2025-04-08T16:51:40-03:00 Marcelli Alves da Silva alves.marcelli@yahoo.com.br Thaisa Cristina Bueno thaisabu@gmail.com Willian Ferreira Martins willjazz@gmail.com <p>Este artigo investiga estudos sobre campanhas eleitorais nas redes sociais entre 2017 e 2021, com base no estado da arte, analisando os anais da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Foi possível reunir 16 artigos. De acordo com os resultados, é possível notar um aumento na quantidade de produções sobre o tema, com foco nas eleições de 2018 e 2020. O recorte também mostra a percepção sobre a comunidade evangélica como ator social em potencial, no contexto político através das redes sociais, tendo forte atuação no posicionamento e redes de apoiadores nas eleições. </p> 2025-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/27027 Carta dos Editores 2025-06-23T11:43:03-03:00 Fernanda Gabriela Gadelha Romero gadelha.gabriela@ufma.br 2025-06-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação