https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/issue/feed Ensino & Multidisciplinaridade 2025-01-23T00:49:54-03:00 Maria Consuelo Alves Lima rem@ufma.br Open Journal Systems <p>Publicação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).</p> <p style="margin: 0px;">Missão: Divulgar produções científicas resultantes de pesquisas na área do ensino de ciências naturais e educação matemática e de áreas afins a essa área, envolvendo questões educacionais dos diferentes níveis de ensino. A revista aceita manuscritos originais escritos nos idiomas português e espanhol.</p> <p style="margin: 0px;"> </p> <p style="margin: 0px;">ISSN 2447-5777 </p> https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/22358 O ensino de hábitos alimentares saudáveis no contexto brasileiro à luz de Carolina Maria de Jesus 2024-02-16T22:54:18-03:00 Leila Kely dos Santos da Paz leilakely@outlook.com Ivanderson Pereira da Silva ivanderson@gmail.com Sthefany Dionizio Silva sthefanydionizio@gmail.com Davyd Eduardo Roberto da Silva davyd.silva@arapiraca.ufal.br <p>Este estudo investigou possibilidades didáticas que fluem a partir da abordagem da obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, para a mobilização do tema “hábitos alimentares saudáveis” no contexto do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental. De modo específico, visa problematizar hábitos alimentares saudáveis a partir da trajetória de vida de Carolina Maria de Jesus; analisar as potencialidades de abordagens do tema com os campos das ciências da natureza, humanas e saúde, a partir da obra “Quarto de despejo”; destacar as contribuições de uma sequência didática, gerada a partir desta obra, para o ensino do tema proposto. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, a partir do qual foi gerada uma sequência didática, a qual oferece alternativas teóricas para que os sujeitos possam questionar as desigualdades existentes desde o mais básico até o direito à comida. Diferente de uma escola que visa formar sujeitos para aceitarem a realidade, nosso intuito é contribuir para o desenvolvimento de propostas didáticas que favoreçam sujeitos, desde as mais tenras idades, a se incomodarem com a realidade desigual e que, organizados, busquem transformá-la.</p> <p><strong>Teaching healthy eating habits in the Brazilian context in the light of Carolina Maria de Jesus</strong></p> <p>ABSTRACT</p> <p>This study investigated didactic possibilities that flow from the approach of the work “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, by Carolina Maria de Jesus, to mobilize the theme “healthy eating habits” in the context of the fourth and fifth year of teaching. Fundamental. Specifically, it aims to problematize healthy eating habits based on the life trajectory of Carolina Maria de Jesus; analyze the potential of approaches to the topic with the fields of natural sciences, humanities and health, based on the work “Quarto de Eviction”; highlight the contributions of a didactic sequence, generated from this work, to teaching the proposed topic. This is an exploratory study, of a qualitative nature, from which a didactic sequence was generated, which offers theoretical alternatives so that subjects can question existing inequalities, from the most basic to the right to food. Unlike a school that aims to train subjects to accept reality, our aim is to contribute to the development of didactic proposals that encourage subjects, from the youngest ages, to be uncomfortable with unequal reality and, organized, seek to transform it.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Science teaching. Healthy eating habits. Carolina Maria de Jesus.</p> 2025-01-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Ensino & Multidisciplinaridade https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/22360 Concepções epistemológicas da história e filosofia da ciência para o ensino de ciências 2023-10-09T21:49:31-03:00 Ramon Alves dos Santos ramonalvesfernandes@gmail.com Benedito Gonçalves Eugenio benedito.eugenio@uesb.edu.br <p>Apresentamos um estudo teórico que objetiva diferenciar História da Ciência e Filosofia da Ciência. Esta pesquisa se enquadra no escopo das abordagens qualitativa e descritiva, e sustenta-se em várias obras da literatura especializada, dentre as quais inclui-se livros clássicos, artigos eletrônicos e referências pertinentes à temática. A principal motivação que levou à escrita deste trabalho corresponde a uma constatação empírica presente na literatura, a qual expressa certa divergência quanto ao surgimento das áreas mencionadas. Mediante essa problemática, nos debruçamos sobre a tarefa de situá-las historicamente enquanto campos de investigação, além de pontuarmos as múltiplas concepções que estão no seio de cada uma. Na sequência, apresentamos seus elementos distintos e correlatos a fim de estabelecer uma relação de interface entre História da Ciência e Filosofia da Ciência. Posteriormente, tecemos argumentos em prol destas no Ensino de Ciências, e pontuarmos sua relevância para a formação inicial e continuada nos cursos de licenciatura. Nas considerações finais, reafirmamos as potencialidades da abordagem histórico-filosófica e assinalamos as diversas formas de articulação e proximidade com outras áreas, haja vista que essa transição vai de encontro à fragmentação curricular. </p> <p><strong>Epistemological conceptions of the history and philosophy of science for science teaching</strong></p> <p>ABSTRACT</p> <p>In this essay, we present a theoretical study that aims to differentiate History of Science and Philosophy of Science. To this end, this research falls within the scope of qualitative and descriptive approaches, and is based on several works of specialized literature, including classic books, electronic articles and other references pertinent to the topic. The main motivation that led to the writing of this work corresponds to an empirical finding present in the literature, which expresses a certain divergence regarding the emergence of the mentioned areas. In view of this, we focus on the task of situating them historically as fields of investigation, in addition to highlighting the multiple conceptions that lie within each one. Next, we present its distinct and related elements in order to establish an interface relationship between History of Science and Philosophy of Science. Subsequently, we make arguments in favor of these in Science Teaching, in addition to highlighting their due relevance for initial and continued training in undergraduate courses. In the final considerations, we reaffirm the potential of the historical-philosophical approach and highlight the different forms of articulation and proximity with other areas, given that this transition goes against curricular fragmentation.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Science teaching; Epistemology; History of science; Philosophy of science; Teacher training.</p> 2025-01-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Ensino & Multidisciplinaridade https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/22124 Metodologia Investigativa nos documentos oficiais no Amazonas: o ensino da química em foco 2024-02-14T12:12:12-03:00 Ettore Paredes Antunes ettoreantunes@gmail.com Kelly Batista de Azevedo batista.kba@gmail.com <p>As orientações contidas nos documentos oficiais da educação básica buscam indicar ações que são necessárias para o avanço e a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem em todos seus aspectos. Em colaboração a estas orientações há a utilização de metodologias que privilegiam a formação integral do estudante, promovendo também a qualidade do ensino. Neste contexto, destacam-se as metodologias ativas e, entre elas, a metodologia investigativa. Com base nessas premissas, o presente trabalho teve como objetivo analisar os documentos oficiais que fundamentam o ensino médio no estado do Amazonas, examinando como a Metodologia Investigativa e seus princípios estão presentes na disciplina de Química/Ciências. A metodologia apresenta abordagem qualitativa. Na pesquisa, do tipo documental, foram coletados dados para análise quatro documentos utilizados como norteadores da educação básica no estado do Amazonas, a saber: a Base Nacional Comum Curricular, o Plano Estadual de Educação do Amazonas, o Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio e a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas. Utilizada a Análise de Conteúdo para tratamento dos dados, verificou-se um baixo indicativo dos pressupostos teóricos da metodologia investigativa em três dos documentos listados e ainda a ausência de indicativos dentro do Plano Estadual de Educação. <span style="font-weight: 400;">Médio e a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas. Utilizando a Análise de Conteúdo para tratamento dos dados, verificou-se um baixo indicativo dos pressupostos teóricos da metodologia investigativa em três dos documentos listados e ainda a ausência de indicativos dentro do Plano Estadual de Educação.</span></p> <p><strong>The investigative methodology in official documents in Amazonas: the teaching of chemistry in focus </strong></p> <p>ABSTRACT</p> <p>The guidelines contained in the official documents of basic education aim to indicate actions that are necessary for the advancement and improvement of the quality of education in all its aspects. In collaboration with these guidelines, there is the use of methodologies that prioritize the comprehensive formation of the student, also promoting the quality of education. In this context, active methodologies stand out, specifically investigative methodology. Based on these premises, the present work aimed to analyze the official documents that underpin secondary education in the state of Amazonas, examining how investigative methodology and its principles are present in the discipline of chemistry. The methodology employed a qualitative approach. The data were obtained through document analysis by examining four documents that are used as guidelines for basic education in the state of Amazonas, namely the National Common Curricular Base, the State Education Plan of Amazonas, the Amazonian Curricular Reference for Secondary Education, and the Curricular and Pedagogical Proposal for Secondary Education in Amazonas. Using Content Analysis for data treatment, there was a low indication of the theoretical assumptions of investigative methodology in three of the listed documents, and the absence of indications within the State Education Plan.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Investigative methodology; Teaching-Learning; Official documents.</p> <p><br style="font-weight: 400;" /><br style="font-weight: 400;" /></p> 2025-01-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Ensino & Multidisciplinaridade https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/21921 Estética Negra: uma proposta decolonial antirracista para o ensino de Química 2024-02-16T13:52:43-03:00 Assicleide Silva Brito assicleidebrito@gmail.com Marcelo Alves Lima Junior marcelo.limajunior@ufrpe.br <p>Buscando por uma educação decolonial e antirracista capaz de atender aos anseios da Lei 10.639/2003, este artigo propôs-se a explorar os resultados de uma proposta didática inovadora cujo objetivo foi conectar conceitos químicos, cultura afrodescendente e estética afro-diaspórica. O trabalho visou fomentar o diálogo transformador no espaço da Educação Básica no município de Feira de Santana – Bahia, Brasil. A proposta didática aqui descrita, configura-se como uma ferramenta de combate a situações racistas nas escolas públicas da cidade de Feira de Santana. Valorizando a cultura afrodescendente, a estética afro-diaspórica e abordando conceitos da química do cabelo, a proposta apresentada empodera os estudantes, fomenta o diálogo intercultural e colabora com a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária.</p> <p><strong>Black Aesthetics: an anti-racist decolonial proposal for teaching Chemistry</strong></p> <p>ABSTRACT</p> <p>Searching for a decolonial and anti-racist education capable of meeting the desires of Law 10,639/2003, this article set out to explore the results of an innovative didactic proposal whose objective was to connect chemical concepts, Afro-descendant culture and Afro-diasporic aesthetics. The work aims to foster transformative dialogue in the Basic Education space in the municipality of Feira de Santana – Bahia, Brazil. The didactic proposal described here is a tool to combat racist situations in public schools in the city of Feira de Santana. Valuing Afro-descendant culture, Afro-diasporic aesthetics and addressing concepts of hair chemistry, the proposal presented empowers students, encourages intercultural dialogue and helps build a more just and egalitarian society.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Interculturality; Black aesthetics; Chemistry teaching.</p> 2025-01-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Ensino & Multidisciplinaridade