Rousseau: a formação do estado e o poder da autoridade
Palavras-chave:
estado civil, contra social, poder, autoridade, vontade geralResumo
Este estudo visa apresentar a legitimação da formação do estado civil e a constituição do poder da autoridade, segundo Rousseau. Os argumentos e os conceitos das ideias centrais que encorpam e fundamentam tanto o Estado quanto o poder da autoridade, serão analisados, basicamente, a partir do texto Do Contrato Social e seus principais comentadores. Com isto, será verificado se realmente o estado civil está solidamente sustentado pela convenção da vontade geral ou por interesses das vontades particulares e, se o poder exercido pelas autoridades é de fato justo e legítimo para governar. Logo, essa teoria se sustenta na medida em que Rousseau cria e propõe o contrato social como solução civilizatória para o homem, abdicar dos confrontos do estado de natureza e aderir à convivência civil em sociedade e com direitos e deveres iguais para todos. As convenções dos particulares únicos formarão o Estado Civil e sua autoridade será legitimada pelo povo quanto se manifesta na vontade geral.
Downloads
Referências
CASSIRER, Ernest. A Filosofia do Iluminismo. Tradução: Álvaro Cabral. Campinas: UNICAMP, 1992.
DENT, Nicholas J. H. Dicionário Rousseau. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1996
DERATHÉ, Roberto. Jean Jacques Rousseau e a ciência política de seu tempo. Tradução de Natalia Maruyma. São Paulo: Barcarola: discurso editorial, 2009.
MAQUIAVEL, Nicoló di Bernardi dei. O Príncipe. Porto Alegre: L&PM, 2013.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os pensadores).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a Origem das Línguas. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os pensadores).
SOUZA, Maria das Graças. Rousseau e as manifestações populares. Discurso, São Paulo, v. 54, n. 2, p. 140-147, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Iluminus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Iluminus está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









