Concepções musicais de Rousseau em Noções de musica de Antonio Rayol (1902)

Autores

Palavras-chave:

Livro escolar, Ensino de música, Música no Maranhão, Intelectuais

Resumo

Este trabalho aborda as concepções musicais de Rousseau que se encontram em Noções de musica, o livro escolar do maranhense Antonio Rayol (1863-1904), publicado em 1902, com o fim de ser usado por seus alunos da Escola de Música e da Escola Normal em São Luís. Rayol explicou que elaborou o conteúdo do seu livro embasado em diversos autores. No entanto, priorizou determinadas obras: de Raphael Machado - Diccionario musical (1842), de Nicolao Cattaneo - Grammatica da musica (1861) e de Jean Jacques Rousseau - Dictionnaire de musique (1781a, 1781b). Rousseau foi citado também nas referidas obras de Machado e de Catta-neo, evidenciando assim a relevância desse autor na literatura musical. Dessa forma, lançamos o seguinte questionamento: de que forma os conceitos de Rousseau sobre a música são encontrados no livro de Rayol? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar Noções de musica para identificarmos como Rayol apropriou-se das concepções musicais de Rousseau. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os autores e obras citados, com embasamento teórico em Rousseau (2021, 2008, 2005), entendendo suas concepções musicais. Na análise realizada encontramos referências à Rousseau nos conteúdos textuais de Noções de musica, mas identificamos um diálogo mais extenso, com o filósofo genebrino, no texto prefacial desse livro, intitulado “Aos Leitores”. Constatamos que esse texto de Rayol é um discurso com reflexões estéticas sobre a música, em que o autor apresenta diversos conceitos comuns a Rousseau, evidenciando que a música teria poder mágico para representar os sentimentos da alma, elevar os sentimentos, excitar as paixões humanas, despertar afetos e a imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CATTANEO, D. Nicolau Eustachio. Grammatica da musica: elementos theoricos d’esta bela arte. Bruxelas: Schott Irmãos, 1861.

CERQUEIRA, Daniel Lemos. O piano no Maranhão: uma pesquisa artística. 2019. 320 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Ja-neiro, 2019.

DANTAS FILHO, Alberto P. Dois métodos musicais da São Luís Imperial (1869/1902). In: OLIVEIRA, Alda; CAJAZEIRA, Regina. Educação musical no Brasil. Salvador: Editora P&A, 2007.

FREITAS, Jacira de. Linguagem natural e música em rousseau: a busca da expressividade. In: Discurso. São Paulo, n. 37, p. 113-166, 2007. Revista do Departamento de Filosofia da USP.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: UNESP, 2005.

FUBINI, Enrico. Estética da música. Tradução: Sandra Escobar. Lisboa: Edições 70, 2008.

GENETTE, Gerard. Paratextos editoriais. Tradução: Álvaro Faleiros. 2. ed. Cotia, SP: Ateliêr Editorial, 2009.

MACHADO, Raphael Coelho. Diccionario musical. Rio de Janeiro: Typographia Franceza, 1842.

RAYOL, Antonio. Noções de música: extraídas dos melhores auctores. São Luís: Typographia do Frias, 1902.

RAYOL, Antonio. Humberto – Valzer brilhante del Tenore brasileiro. Pernambuco: Préalle&Companhia. (1895). Fundação Banco do Brasil (Reprodução de Daniel lemos Cerqueira). 1 partitura.

ROSA, Jacira de Freitas. A lira de orfeu: a arte do músico na origem da comunicação filosofia e música em Rousseau. 2002. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Dicionário de música. Seleção, tradução, apresentação e notas: Fabio Stieltjes Yasoshima. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a origem das línguas. Tradução: Fulvia M. L. Moretto. 3ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta sobre a música francesa. Tradução e notas: José Oscar de Almeida Marques e Daniela de Fátima Garcia. Textos didáticos Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. N. 1 (1990). Campinas: UNI-CAMP/IFCH, 2005. 48p.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Tradução: Lourdes Santos Machado In-troduções e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1999. Coleção Os pensadores – Volume II.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Dictionnaire de musique. Tome Premier. Geneve: [s.n.], 1781a.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Dictionnaire de musique. Tome Second. Geneve: [s.n.], 1781b.

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

Salomão, K. . (2025). Concepções musicais de Rousseau em Noções de musica de Antonio Rayol (1902). Revista Iluminus, 2(2), 1–11. Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/28357

Edição

Seção

Artigos Dossiê temático: Rousseau, Kant e Diálogos