https://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/issue/feedRevista Iluminus2025-06-01T10:01:15-03:00Luciano da Silva Façanha - Editor Chefe da Iluminusrevista.iluminus@ufma.brOpen Journal Systems<p>A Revista <em>Iluminus</em> é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão.</p> <p>Em formato eletrônico, a Revista Iluminus pretende realizar duas publicações por ano de artigos científicos inéditos multi/interdisciplinares, voltados para o pensamento das Luzes. Artigos de primeira linha, além de resenhas, traduções, crônicas, ensaios, entrevistas e dossiês, sobre todos os aspectos do Iluminismo (Ilustração), escritos em português, inglês, espanhol, italiano, alemão ou francês. Seu principal objetivo é apresentar e expandir o pensamento da Ilustração, interpretado de forma ampla, a partir de sua complexidade, envolvendo problemas formulados em todas as áreas do conhecimento que dialogam com essas ideias, presente nas dimensões da saúde, biológicas, exatas, tecnológicas, ciências humanas, ciências sociais e sociais aplicadas, por meio de diálogos com essas ideias, além de sua recepção contemporânea, seja na modalidade da continuidade ou do rompimento dessas reflexões, assumindo uma concepção integradora, dialética e totalizadora na construção do conhecimento e suas implicações no campo das diferentes áreas com uma característica articuladora, tendo como contribuições originais e inéditas (de autoria individual ou coletiva) de autores Doutores (ou correspondente no caso de autores estrangeiros), Mestres e alunos de pós-graduação (Mestrandos e Doutorandos) em coautoria com doutores. A <em>Iluminus</em> se esforçará para oferecer artigos com argumentação sólida e bem escrita sobre as questões que possam dar continuidade ou romper com reflexões que aparecem no Século da Ilustração. A Revista Iluminus se propõe a contribuir com a excelência da publicação da Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Seu objetivo é ser uma publicação multi/interdisciplinar de alto padrão e com impacto no Brasil e no exterior. Com esse objetivo em mente, a Revista Iluminus conta com coeditores principais, que cuidam da publicação e execução da revista, além de um Conselho Editorial e Científico de renomados autores do Brasil e do Exterior, para garantir alta qualidade em suas publicações.</p> <p>ISSN 2966-1196</p> <p>Periodicidade: Semestral</p>https://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26743Editorial2025-05-31T16:43:29-03:00Luciano da Silva Façanhaluciano.facanha@ufma.brFlávio Luiz de Castro Freitasflavio.luiz@ufma.brZilmara de Jesus Viana de Carvalhozilmara.jvc@ufma.br<p>Editorial Iluminus</p> <p> </p> <p>O número que a Revista Iluminus apresenta, reúne reconhecidos pesquisadores em seus 13 textos, contando com 3 artigos na seção Século XVIII, 5 artigos na seção dossiê, 3 artigos na seção área livre, além de uma tradução e uma poesia.</p> <p>O primeiro artigo da seção Século XVIII, <strong><em>Formação moral e constituição da sociabilidade no Emílio de Rousseau: a educação das paixões</em></strong>, de Sophia Calil Breymaier e Carlota Boto abre este número, trazendo uma interpretação acerca do filósofo Jean-Jacques Rousseau, importante filósofo iluminista que se dedicou a pensar não só a sociedade do século XVIII e o modo como viviam os homens, escravos uns dos outros e de suas próprias paixões, mas que também se debruçou a pensar a natureza, a condição humana e a educação. Tendo como base o estudo do <em>Segundo Discurso</em> e do Livro IV do <em>Emílio ou da educação</em>, o artigo analisa a possibilidade da formação virtuosa das paixões no pensamento educacional de Rousseau. A hipótese é de que a gênese da sociabilidade e o modelo antropológico apresentados no <em>Segundo Discurso</em>, o escrito político-filosófico, servem como quadro para se pensar, na obra pedagógica, a educação moral do menino Emílio e a constituição de uma sociabilidade agregadora pela educação do amor-próprio para seu lado positivo de maneira conjugada à piedade.</p> <p><strong><em>A Dialética das Paixões em Rousseau: Entre Natureza, Cultura e Virtude</em></strong>, de Genildo Ferreira da Silva propõe analisar as principais teses de Jean-Jacques Rousseau acerca das paixões humanas, investigando suas transformações ao longo do processo civilizatório e sua centralidade na constituição da existência moral e social. A partir de uma releitura crítica do sistema cartesiano das paixões, Rousseau elabora uma sociologia dos sentimentos que redefine a relação entre natureza, cultura e moralidade. A reflexão rousseauniana destaca-se, assim, tanto pela valorização da piedade natural quanto pela denúncia das paixões artificiais engendradas pela vida social, configurando um pensamento radicalmente inovador no século XVIII.</p> <p>Daniel da Silva Campos e Cláudio Araújo Reis, escrevem o artigo <strong><em>Liberdade e Autonomia: um ensaio sobre a influência do Contrato Social de Rousseau na filosofia prática kantiana</em></strong> que trata do pensamento filosófico de Rousseau e Kant. No que tange ao primeiro, a exposição de sua filosofia política, fundamentada na preservação inevitável da liberdade e no pacto social; em relação a Kant, o foco é dado a sua filosofia prática, tratando do imperativo categórico e das regras morais da razão que estão no alicerce da ética kantiana, assim como o conceito de reino dos fins. O texto segue uma linha narrativa, mostrando como a filosofia contratualista de Rousseau foi importante para o desenvolvimento da Ética de Kant, relacionando conceitos como leis, vontade, dever e razão, dando uma relevância maior aos conceitos de liberdade e autonomia. Uma pesquisa fundada em História da Filosofia, Ética e Filosofia Política.</p> <p>Na seção <strong>dossiê temático</strong>, com o título <strong><em><a href="https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/iluminus/announcement/view/417">Sobre os usos das ideias Iluministas na América Latina e no Caribe</a></em></strong>, organizado pelos professores Daniel Omar Perez, Flávio Luiz de Castro Freitas, Luciano da Silva Façanha e Zilmara de Jesus Viana de Carvalho, a <em>Iluminus</em> apresenta 5 artigos que tratam sobre os usos das ideias Iluministas na América Latina e no Caribe, pois, como bem sabemos, além das transformações das estruturas políticas que regulamentavam a nação francesa, em fins do Século XVIII com a Revolução Francesa, ocorreram várias modificações das estruturas de pensamento político, social e cultural da Europa, e, nesse sentido, o iluminismo pode ser considerado o mais importante ideário empregado nessas inéditas reivindicações e mudanças. Contudo, os ideais iluministas não se restringem ao ambiente europeu, mas, há uma reverberação na América Latina e no Caribe, onde as lutas por autonomia romperam com as amarras do pacto colonial. Mesmo tendo a busca por igualdade e liberdade como ponto em comum, não podemos simplesmente achar que as populações americanas se deram ao simples trabalho de copiar um ideário estrangeiro. Afinal de contas, os agentes políticos e sociais da América Latina e do Caribe são outros. Nesse sentido é que apresentamos um dossiê temático que possa trazer ao leitor, análises da repercussão e utilização das ideias iluministas nesses lugares, pois, vemos que a sua efetivação não pode fundamentar transformações que de fato transformassem a liberdade e a igualdade em condições amplamente partilhadas. Pelo contrário, alguns dos problemas de idade colonial ainda se mostram vivos na debilidade de nossas instituições políticas, nos vários entraves econômicos que nos afligem, e no ainda vivo interesse em buscar modelos de resolução pensados em outras civilizações. Assim, oferecemos ao leitor um panorama da diversidade de temas que surgem.</p> <p><strong><em>La breve vida del régimen del Laissez Faire en Cuba (1898-1903)</em></strong>, de Jorge Renato Ibarra Guitart explica como estava a situação de Cuba sob o domínio do poder colonial espanhol, em que as liberdades comerciais foram desproporcionalmente restringidas e, após sua queda, durante o período da primeira ocupação dos EUA, as tarifas comerciais flexíveis foram mantidas. Naquela época, Cuba experimentou um boom em sua economia, apesar de não receber créditos ou outras ajudas econômicas. No entanto, os Estados Unidos perceberam que, sob essas disposições tarifárias, era muito difícil dominar o comércio com Cuba e que outras potências europeias, como a Grã-Bretanha, estavam lhe dando forte concorrência. Por essa razão, decidiram impor a Cuba um Tratado de Reciprocidade Comercial que lhes concederia benefícios tarifários exclusivos.</p> <p>Em seguida, o artigo de Lucas Moreira e Sandro Teixeira Moita intitulado <strong><em>O “despertar” das Américas: o Iluminismo Militar e o projeto de Independência de Simón Bolívar</em> </strong>em que examinam a influência do Iluminismo e do pensamento militar no processo de independência da América Hispânica, com foco particular na visão e liderança de Simón Bolívar. Estabelecendo paralelos com contextos europeus, especialmente a Revolução Francesa, o texto explora como o conceito de nação evoluiu a partir dos ideais iluministas, passando da lealdade tradicional às monarquias para a emergência da soberania popular. A liderança de Simón Bolívar é analisada dentro desse contexto, enfatizando como suas campanhas militares em batalhas como Boyacá, Carabobo e Ayacucho foram impulsionadas por ideais nacionalistas e pelo desejo de uma América Hispânica unificada. O texto apresenta, de forma sucinta, como Bolívar buscou implementar ideias inspiradas pelo Iluminismo, com uma bandeira de “libertador”, mas enfrentou resistência de elites locais e interesses regionais, que fragmentaram seus esforços. O artigo argumenta que os movimentos de independência na América Hispânica não expressam apenas transformações políticas, culturais e econômicas, mas também empreendimentos de natureza militar. Por fim, o estudo buscou deixar uma reflexão sobre o legado e a figura de Bolívar, bem como a natureza multifacetada dos processos de independência na América Hispânica, que combinou princípios filosóficos com as duras realidades da guerra.</p> <p>No texto, <strong><em>El iluminismo de Flora Tristán: la abolición de la propiedad privada, las mujeres somos seres humanos y la educación para los desposeídos</em></strong>, de Naomi Yoko Hernández-Orozco, a autora reflete, por meio de categorias narrativas, as influências do Iluminismo no pensamento de Flora Tristán, uma operária revolucionária franco-peruana da primeira metade do século XIX. Rever as ideias de Rousseau e as críticas que lhe foram feitas por uma das mais importantes mulheres iluminadas – reconhecidas pelo feminismo – Mary Wollstonecraft. Por meio de três temas importantes: a abolição da propriedade privada, as mulheres são seres humanos e a educação para os despossuídos. Tristán faz essa abordagem, para nos situar, ao longo de suas obras, em sua própria perspectiva de mulher despossuída, mestiça (de raízes peruanas) e ativista; Tristán afirmava os postulados de uma ilustração crítica da modernidade capitalista, a partir da perspectiva das mulheres, dos povos indígenas e dos despossuídos do mundo, juntando-se assim à luta política dos movimentos sociais de seu tempo.</p> <p>Adriano Soares de Sousa e Gonçal Mayos Solsona escrevem o artigo <strong><em>A Influência Iluminista na Inconfidência Mineira: Ideais Revolucionários no Brasil Colônia</em> </strong>em que analisam a influência do Iluminismo na Inconfidência Mineira, destacando conceitos como liberdade, república e autodeterminação, bem como o impacto das Revoluções Americana e Francesa no pensamento dos inconfidentes. A pesquisa busca evidenciar de que maneira essas ideias moldaram o discurso político e as ações dos líderes do movimento, como Tiradentes, e qual foi a resposta da Coroa portuguesa diante da tentativa de emancipação colonial.</p> <p><strong><em>La Ilustración en los Andes: Recepción crítica y apropiación cultural en el movimiento de Túpac Amaru II (1780-1783)</em></strong>, artigo escrito por Iván Adolfo Natteri Romero que demonstra relevância na investigação ao examinar a influência, recepção e ressignificação das ideias iluministas em diálogo com a matriz do pensamento indígena, no contexto da revolução liderada por Túpac Amaru II. O impacto do pensamento ocidental em contextos colonizados revela-se, paradoxalmente, como instrumento de libertação – desde que articulado às capacidades semânticas e práticas dos sujeitos receptores. Assim, torna-se fundamental investigar os circuitos intelectuais que permitiram a assimilação crítica dessas ideias por figuras históricas como Túpac Amaru II, cuja ação reconfigurou estratégias, cosmovisões e sensibilidades subjacentes a grandes projetos de transformação social. Seu legado, por sua vez, ecoa tanto nas insurgências posteriores quanto nas lutas contemporâneas.</p> <p>Na seção <strong>área livre</strong>, contamos com 3 artigos significativos por percorrem os caminhos da escrita, da literatura e da estética. O primeiro, <strong><em>Correspondência entre filosofia e literatura</em></strong>, de Francisco Valdério, propõe uma discussão acerca da relação entre filosofia e literatura em três momentos: na constituição do problema de um elo que remonta ao debate em torno do binômio mito-logos, indo prospectivamente de Platão ao mundo de Homero; na retomada contemporânea do problema que situa a caracterização da própria filosofia como uma modalidade literária ao fazer uso deliberado dos recursos linguísticos típicos dessa região poética do pensamento; no irrenunciável aporte da literatura em socorro da filosofia, a fim de que esta possa responder adequadamente a determinados problemas deixados em aberto pela tradição filosófica – nesse caso, o recurso do qual o autor se vale é a hermenêutica filosófica de Paul Ricoeur deixando marcada em todas as incursões, a indissociável presença dos elementos que compõem uma e outra destas dimensões da experiência de compreensão histórica da existência humana, filosofia e literatura, no esforço de sublinhar a pertinente correspondência entre ambas.</p> <p>Em <strong><em>Chasing Butterflies: análise psicológica de um sequestrador em O Colecionador (2018), De John Fowles</em></strong>, dos autores Yasmine Sthéfane Louro da Silva, André Luiz Fontenele Machado e Luizir de Oliveira, é analisado a construção psicológica de Frederick Clegg como um sequestrador serial em formação em <em>O colecionador</em> (2018), de John Fowles. Como metodologia, utilizam a teoria das vozes dialogizadas de Bakhtin (1998), denominada sob o termo chave de Plurivocalismo Bakhtiniano, e como resultado, os autores pontuam que, após ganhar na loteria, Frederick fez da fortuna uma arma contra a sua primeira vítima, Miranda Gray, por quem se convence de estar genuinamente apaixonado. Por fim, afirmam que Frederick se encantou pela ideia que criou de Miranda, – idealização essa que o frustra quando tem que conviver intimamente com uma mulher que o odeia.</p> <p>Luís Inácio Oliveira Costa, no artigo <strong><em>Platão e Nietzsche: os dilemas da escrita em dois momentos</em></strong>, com direito a dedicação à professora <strong><em>Jeanne Marie Gagnebin</em></strong><em>, </em>objetiva discutir a problemática da escrita tal como ela se impõe como questão filosófica tanto em razão da transmissão cultural da filosofia ligada ao texto escrito quanto, por via de consequência, em razão da apresentação da filosofia em formas literárias e, portanto, da relação complexa e por vezes tensa da filosofia com a escrita e a literatura. Nesse sentido, o trabalho recorta esta problemática da escrita em dois momentos emblemáticos da história da filosofia: a assim chamada crítica platônica da escrita, com toda a ambiguidade de que ela se reveste no pensamento de Platão, e a crítica da cultura de Nietzsche em sua articulação com a sua ulterior crítica da metafísica ocidental e com a sua leitura dos gregos antigos e da figura de Sócrates.</p> <p>Na seção <strong>tradução</strong>, os tradutores ressaltam que os fragmentos da obra rousseauniana já receberam tratamentos bastante diversos. As empreitadas editoriais que estiveram catalogando e organizando tais textos o fizeram a partir de abordagens distintas, uma vez que este não é um material de fácil organização, nem permite que sejam dispostos por meio de uma divisão lógica ou sistemática. Os tradutores Gabriel Telles dos Santos Burgarelli e Breno Bertoldo Dalla Zen apresentam uma contribuição com a tradução do texto <strong><em>Do Estado de Natureza</em></strong>, de Rousseau, reunido e disposto entre os <em>Fragmentos Políticos</em> na edição das <em>Œuvres complètes de Jean-Jacques Rousseau</em> da Gallimard-Pléiade – edição na qual se basearam para realizar a tradução. Destacam na apresentação, breves menções à organização editorial de outras publicações em que os mesmos textos haviam aparecido anteriormente, sob modelos distintos de compilação, devidamente justificada por cada um dos editores, como Streckeisen-Moultou (<em>Correspondace inédites</em>) e Charles Vaughan (<em>The political writings</em>), e também, posteriormente, como é o caso de Eigeldinger (<em>Œuvres complètes </em>da Slatkine). Apostando no enfoque a um texto não tão citado ou debatido, os tradutores pretendem suscitar uma difusão de ideias sobre a pesquisa e a interpretação da obra rousseauniana como um todo.</p> <p>E, na seção <strong>Poesia</strong>, <strong><em>Ofega, Logo Explode</em></strong>, de Marcelo Calderari Miguel, que antes explica que a expressão poética se impõe pelo uso audacioso de imagens que misturam termos cósmicos com metáforas do cotidiano, criando uma tensão entre a vastidão do universo e a intimidade da experiência individual. A forma como o poema articula o pulsar inexorável dos acontecimentos com a crítica a sistemas frios e impiedosos, reflete uma força quase rebelde – sugerindo que, mesmo diante da inevitabilidade da desumanização, há sempre um impulso para a transformação e a revolução interna. Seu final, que carrega duplo sentido e impacto, enfatiza a ideia de que a verdadeira resistência se manifesta mesmo quando tudo parece se desintegrar.</p> <p>Dessa forma, a <em>Revista Iluminus</em> apresenta um número especialíssimo em seus 13 textos, pois os artigos do Século XVIII, os artigos do dossiê e da área livre, juntamente com a tradução e a poesia trazem informações e originalidade nas reflexões interdisciplinares capazes de potencializar a cultura, a sociedade e a pesquisa filosófica dos leitores. Então, boa leitura!</p> <p> </p> <p>Os Editores</p> <p>Luciano da Silva Façanha</p> <p>Flávio Luiz de Castro Freitas</p> <p>Zilmara de Jesus Viana de Carvalho</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26744Moral formation and constitution of sociability in Rousseau´s Emile: the education of passions2025-05-31T17:00:16-03:00Sophia Calil Breymaiersophia.breymaier@usp.brCarlota Botoreisboto@usp.br<p>Jean-Jacques Rousseau was an important Enlightenment philosopher who dedicated himself to think not only about 18th century society and the way men lived, slaves of each other and their own passions, but who also dedicated himself to think about nature, human condition and education. Based on the study of the Second Discourse and the Book IV of Emile, or on education, this article intends to analyze the possibility of the virtuous formation of passions in Rousseau's educational thought. The methodology consists of bibliographical studies of the works of the genevan philosopher Rousseau and other specialists. The hypothesis is that the genesis of sociability and the anthropological model presented in the Second Discourse, the political-philosophical writing, serve as a framework for thinking, in the pedagogical work, about the moral education of the boy Emile and the constitution of an aggregating sociability through the education of amour-propre for its positive side in a way combined with piety.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26745Rousseau's Dialectic of the Passions: Between Nature, Culture, and Virtue2025-05-31T17:09:07-03:00Genildo Ferreira da Silvagenildof@hotmail.com<p>This article aims to analyze Jean-Jacques Rousseau's main theses about human passions, investigating their transformations throughout the civilizing process and their centrality in the constitution of moral and social existence. From a critical rereading of the Cartesian system of passions, Rousseau elaborates a sociology of feelings that redefines the relationship between nature, culture and morality. Rousseau's reflection thus stands out both for the valorization of natural piety and for the denunciation of the artificial passions engendered by social life, configuring a radically innovative thought in the eighteenth century.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26746Freedom and Autonomy: an essay about the influence of the Rousseau’s The Social Contract on Kant’s practical philosophy 2025-05-31T17:41:06-03:00Daniel da Silva Camposdanielcampos024@gmail.comCláudio Araújo Reisreis@unb.br<p>This research addresses the philosophical thought of Rousseau and Kant. Regarding the former, it presents his political philosophy, based on the inevitable preservation of freedom and the social contract; with respect to Kant, the focus is on his practical philosophy, dealing with the categorical imperative and the moral rules of reason that form the foundation of Kantian ethics, as well as the concept of the kingdom of ends. The text follows a narrative approach, showing how Rousseau's contractarian philosophy was important for the development of Kant's ethics, relating concepts such as laws, will, duty, and reason, with greater emphasis on the notions of freedom and autonomy. This research is grounded in the History of Philosophy, Ethics, and Political Philosophy.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26747The Brief Life of the Laissez Faire Regime in Cuba (1898-1903)2025-05-31T17:56:44-03:00Jorge Renato Ibarra Guitartjrenato.ibarra59@gmail.com<p>Under the domination of the Spanish colonial power in Cuba, trade freedoms were disproportionately restricted and, after that, during the period of the first occupation of the United States, flexible trade rates were maintained. At that time, Cuba experienced a boom in its economy, despite not receiving credits or other economic aids. However, the United States perceived that, under these tariff provisions, it was very difficult to dominate the trade with Cuba and that other European powers, such as Great Britain, were giving it strong concurrent. For this reason, Cuba decided to have a Trade Reciprocal Treaty that would grant it exclusive tariff benefits.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26748The "awakening" of the Americas: the Military Enlightenment and the Independence project of Simón Bolívar2025-05-31T18:11:13-03:00Lucas Moreiralucasmoreira.pesquisador@gmail.comSandro Teixeira Moita sandrotm@gmail.com<p>This article examines the influence of the Enlightenment and military thought on the independence process of Hispanic America, with a particular focus on Simón Bolívar's vision and leadership. Drawing parallels with European contexts, especially the French Revolution, the text explores how the concept of the nation evolved from Enlightenment ideals, transitioning from traditional loyalty to monarchies to the emergence of popular sovereignty. Bolívar's leadership is analyzed within this context, emphasizing how his military campaigns in battles such as Boyacá, Carabobo, and Ayacucho were driven by nationalist ideals and the desire for a unified Hispanic America. The text succinctly presents how Bolívar sought to implement Enlightenment-inspired ideas under the banner of a "liberator," yet faced resistance from local elites and regional interests that fragmented his efforts. The article argues that the independence movements in Hispanic America express not only political, cultural, and economic transformations but also endeavors of a military nature. Finally, the study aims to provide a reflection on Bolívar's legacy and figure, as well as the multifaceted nature of the independence processes in Hispanic America, which combined philosophical principles with the harsh realities of war.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26749From the Enlightenment of Flora Tristán: the abolition of private property, women as human beings and education for the poor2025-05-31T18:25:10-03:00Naomi Yoko Hernández-Orozconaomitzin@gmail.com<p>Through narrative categories, this text reflects on the influences of the Enlightenment on the thought of Flora Tristán, a French-Peruvian revolutionary worker from the first half of the 19th century. It is necessary to explore Rousseau's ideas and the criticisms of him by one of the most important Enlightenment women—recognized by feminism—Mary Wollstonecraft. Through three important themes: the abolition of private property, women are human beings, and education for the dispossessed, Tristán approaches the proposals of these two authors, situating us, throughout her work, in her own perspective as a dispossessed, mestiza (with Peruvian roots), and activist woman; with which she constructs a project, a socially possible utopia. Tristán affirms the principles of a critical Enlightenment of capitalist modernity from the perspective of women, indigenous people, and the world's dispossessed, thus joining the political struggle of the social movements of her time.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26750The Enlightenment Influence on the Minas Conspiracy: Revolutionary Ideals in Colonial Brazil2025-05-31T19:32:20-03:00Adriano Soares de Sousaadriano.ssp@hotmail.comGonçal Mayos Solsona gmayos@uoc.edu<p>The Inconfidência Mineira (1789) was one of the most significant movements challenging Portuguese rule in colonial Brazil. Inspired by Enlightenment ideals, the Minas Gerais conspiracy brought together intellectuals, military officers, and members of the colonial elite who sought independence for the captaincy of Minas Gerais. This article examines the influence of the Enlightenment on the Inconfidência Mineira, emphasizing key concepts such as liberty, republicanism, and self-determination, as well as the impact of the American and French Revolutions on the conspirators' political thought. The study aims to demonstrate how these ideas shaped the political discourse and actions of the movement's leaders, such as Tiradentes, and analyzes the Portuguese Crown's response to this attempt at colonial emancipation.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26751The Enlightenment in the Andes: Critical Reception and Cultural Appropriation in the Movement of Túpac Amaru II (1780-1783)2025-05-31T19:41:11-03:00Iván Natteri Romeroivan.natteri@unmsm.edu.pe<p>This research acquires its significance by examining the influence, reception, and transformation of Enlightenment ideas within the framework of Indigenous thought during Tupac Amaru II's revolution. The impact of Western ideas in colonized contexts paradoxically serves as instruments of liberation, contingent upon the semantic and practical agency of the receiving subjects. It is therefore essential to investigate the intellectual pathways through which these ideas reached critical thinkers like Tupac Amaru II, who reconfigured strategies, worldviews, and sensibilities that underpin all major attempts at social transformation—as well as the legacy they left for subsequent and contemporary insurgent movements.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26752Correspondence between philosophy and literature2025-05-31T19:50:30-03:00Francisco Valdériofrancisco.valderio@ufma.br<p>The article proposes a discussion about the relationship between philosophy and literature in three moments: in the constitution of the problem of a link that goes back to the debate around the myth-logos binomial, going prospectively from Plato to the world of Homer; in the contemporary resumption of the problem that situates the characterization of philosophy itself as a literary modality by making deliberate use of the linguistic resources typical of this poetic realm of thought; in the indispensable contribution of literature to the rescue of philosophy, so that it can adequately respond to certain problems left open by the philosophical tradition – in this case, the resource we use is the philosophical hermeneutics of Paul Ricoeur. In all these incursions, we seek to mark the inseparable presence of the elements that make up one and the other of these dimensions of the experience of historical understanding of human existence, philosophy and literature, in an effort to underline the pertinent relationship between them.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26753Chasing Butterflies: psychological analysis of a kidnapper in the Collector (2018), by John Fowles2025-05-31T20:01:38-03:00Yasmine Sthéfane Louro da Silvayasmine.silva@cessin.uema.brAndré Luiz Fontenele Machadoandremachado906@gmail.comLuizir de Oliveiraluizir@ufpi.edu.br<p>The following research had as main objective to analyze the psychological construction of Frederick Clegg as a serial kidnapper in formation in The Collector (2018), by John Fowles. The used methodology is the dialogized voices for Bakhtin (1998), denominated by the key-term Bakhtin Plurivocalism. As the results, have been pointed that Frederick utilized of his wealth to, after winning lottery, as a arm against his first victim, Miranda Gray, whom Frederick convinces himself to have fallen off in love. As final considerations, we affirm that Frederick enchanted himself with the idea of Miranda, —idealization that frustrated him as he needs to interact daily with a woman that he truly hates.</p> <p> </p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26754Plato and Nietzsche: the dilemmas of writing in two moments2025-05-31T20:10:09-03:00Luís Inácio Oliveira Costaluis.inacio@ufma.br<p>The purpose of this article is to discuss the problematic of writing as it arises as a philosophical issue both due to the cultural transmission of philosophy linked to written text and, consequently, due to the presentation of philosophy in literary forms and, therefore, the complex and sometimes tense relationship between philosophy and writing and literature. In this sense, the work divides this problematic of writing into two emblematic moments in the history of philosophy: the so-called Platonic critique of writing, with all the ambiguity that it entails in Plato's thought, and Nietzsche's critique of culture in its articulation with his later critique of Western metaphysics and with his reading of the ancient Greeks and the figure of Socrates.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26755Tradução dos Fragmentos Políticos: do Estado de Natureza de Jean-Jacques Rousseau2025-05-31T20:17:23-03:00Gabriel Telles dos Santos Burgarelligabtelles@live.comBreno Bertoldo Dalla Zenbbdzen@ucs.br<p>The fragments of Rousseau's work have already received very different treatments. The editorial endeavors that have been cataloguing and organizing these texts have done so from different approaches, since this is not an easily organized material, nor does it allow them to be arranged through a logical or systematic division. We present, here, a contribution with the translation of Rousseau's text On the State of Nature, gathered and arranged among the Political Fragments in the edition of Jean-Jacques Rousseau's Œuvres complètes da Gallimard-Pléiade – the edition on which we base our translation. In our presentation, we will highlight brief mentions of the editorial organization of other publications in which the same texts had appeared previously, under different models of compilation, duly justified by each of the editors, such as Streckeisen-Moultou (Correspondace inédites) and Charles Vaughan (The political writings), and also later, as is the case of Eigeldinger (Œuvres complètes da Slatkine). By focusing on a text that is not so cited or debated, we think we can raise a diffusion of ideas about the research and interpretation of Rousseau's work as a whole.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminushttps://cajapio.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/26756Panting, soon exploding2025-05-31T20:22:07-03:00Marcelo Calderari Miguelmarcelocalderari@yahoo.com.br<p>Poetic expression imposes itself through the audacious use of images that mix cosmic terms with everyday metaphors, creating a tension between the vastness of the universe and the intimacy of individual experience. The way the poem articulates the inexorable pulse of events with the critique of cold and merciless systems, reflects an almost rebellious force – suggesting that, even in the face of the inevitability of dehumanization, there is always an impulse for transformation and internal revolution. Its ending, which carries double meaning and impact, emphasizes the idea that true resistance manifests itself even when everything seems to disintegrate.</p>2025-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Iluminus