https://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/issue/feedRevista Brasileira de História das Religiões2024-12-31T15:15:55-03:00Prof. Dr. Lyndon de Araújo Santoslyndon.santos@ufma.brOpen Journal Systems<p>A Revista Brasileira de História das Religiões (RBHR) é uma publicação sediada no Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas (PPGHis) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e vinculada ao GT de História das Religiões e Religiosidades (GTHRR) da Associação Nacional de História (ANPUH).</p> <p>A RBHR publica textos originais de temáticas vinculadas à história das religiões, prezando pelo diálogo com as diversas áreas do saber, como Sociologia, Antropologia, Teologia, Filosofia, Geografia e Literatura, entre outras.</p> <p>ISSN 1983-2850</p> <p>Periodicidade: Quadrimestral</p> <p><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): A2</strong></p>https://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/24416O bom cristão não deve temer a morte. O Manual de Conforto, do teólogo luterano Johann Gerhard, de 16112024-11-13T09:37:57-03:00Mara Regina Nascimentomara.regina10@gmail.com<p>O <em>Manual de conforto para pessoas angustiadas e doentes</em> é uma tradução do <em>Manual de consolação. Pequeno livreto com poderoso conforto que podemos contrapor à morte e às tentações na angústia da morte</em>, de 1877, original de 1611, do teólogo alemão Johann Gerhard. Acreditamos que problematizar as instruções luteranas aos aflitos e enfermos, em proximidade da morte, nos leva a conhecer, na intimidade, o que os crentes experienciaram. Buscamos compreender o quanto o Manual revela os medos e as formas de enfrentamento da morte do século XVII, sob a ótica luterana. Do ponto de vista conceitual e teórico, nosso artigo se apoia na relação entre a história das religiões com a história da leitura, tomando por base os estudos acadêmicos sobre a morte e o morrer.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de História das Religiõeshttps://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/24682Apropriação de discursos religiosos: do poder político à influência digital2024-10-14T09:13:07-03:00Tatiana Martinstatiana.godinho.martins@gmail.comMarta Rosa Borinmarta.borin@ufsm.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente ensaio apresentará um estudo comparativo entre o grupo </span><em><span style="font-weight: 400;">The Family, </span></em><span style="font-weight: 400;">organização que surge nos Estados Unidos em 1935 a qual reúne líderes de diferentes países e de diferentes crenças, e personalidades intituladas “</span><em><span style="font-weight: 400;">pastores digitais</span></em><span style="font-weight: 400;">”, mais precisamente os pentecostais, visando investigar a adaptação contemporânea do discurso fundamentalista religioso ao ambiente digital. No cenário atual, com as mudanças das dinâmicas sociais e o espaço ocupado pelas tecnologias digitais, esse modelo de controle simbólico foi ressignificado. O artigo explora como esses discursos religiosos são reconfigurados e adaptados às lógicas da internet, contudo, mantendo sua função central de exercer influência política e social sobre as massas, através de determinadas personalidades que apropriam-se de discursos religiosos, como a teologia da prosperidade e do domínio, integrando-os a práticas de </span><em><span style="font-weight: 400;">coaching</span></em><span style="font-weight: 400;"> motivacional. Essa mescla resulta no que alguns estudos identificam como “</span><em><span style="font-weight: 400;">teologia coaching</span></em><span style="font-weight: 400;">”, uma abordagem que utiliza a fé como base para promover o sucesso pessoal e espiritual dos indivíduos, atraindo milhões de seguidores nas plataformas digitais. A análise traça um paralelo entre as estratégias de dominação e controle simbólico assumidas por </span><em><span style="font-weight: 400;">The Family</span></em><span style="font-weight: 400;"> e as adotadas por figuras contemporâneas no ambiente digital, demonstrando como o poder simbólico no campo religioso é rearticulado para os tempos atuais. </span></p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de História das Religiõeshttps://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/24587Livro escolar de ensino religioso como cultura material da escola: Licções da História Santa (1874-1882)2024-10-11T11:54:42-03:00Cesar Augusto Castrocesar.castro@ufma.brSamuel Luis Velázquez Castellanossamuel.velazquez@ufma.brRafael Blume Pereira de Almeidarafaelblume@gmail.com<p>Neste artigo aponta-se o livro escolar de ensino religioso <em>Licções da História Santa</em> como objeto da cultura material escolar adotado nas escolas primárias da província do Maranhão no período compreendido entre suas duas publicações (1874 a 1882). Utilizam-se os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, e as pesquisas bibliográfica e documental, abordando-se a história do objeto na sua materialidade enquanto forma, estrutura, frequência e dispositivo em uso para verificar-se as representações a respeito deste livro escolar via documentação, os interesses em jogo sobre este artefato, assim como as disputas implícitas na sua produção, indicação e circulação. Verifica-se como o ensino religioso via livro escolar reflete as intenções moralizadoras e civilizatórias do Estado e da Igreja Católica, servindo de ferramenta para catequizar a sociedade brasileira, para garantir a economia moral da criança via práticas pedagógicas e para disciplinar corpos e mentes haja vista sua concepção, produção e consumo. </p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de História das Religiõeshttps://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/24354André Luiz, um Herói Espírita? Explorando a Coleção ‘A Vida no Mundo Espiritual’ de Chico Xavier2024-11-08T10:05:53-03:00Jander Fernandes Martinsmartinsjander@yahoo.com.brVitória Duarte Wingertvitoriawingert@hotmail.com<p><span id="E139" class="qowt-font2-TimesNewRoman">O presente trabalho analisa a coletânea espírita "A Vida no Mundo Espiritual" psicografada pelo médium brasileiro Chico Xavier e atribuída ao espírito André Luiz, à luz do referencial teórico de Joseph Campbell, a Jornada do Herói (1949). Objetivando responder a pergunta-problema:</span><span id="E140" class="qowt-font2-TimesNewRoman">O impacto e a influência na cultura brasileira da coletânea "A Vida no Mundo Espiritual", psicografada por Chico Xavier e atribuída ao espírito André Luiz, devem-se à estrutura narrativa de acordo com as etapas do Trajeto do Herói de Joseph Campbell? </span><span id="E141" class="qowt-font2-TimesNewRoman">Buscou-se mapear os elementos-chave da jornada do herói nas treze obras assinadas pelo autor espiritual, destacando a convergência entre a estrutura narrativa espírita e os padrões mitológicos de Campbell. A hipótese central aqui explorada, gira em torno da possibilidade de ser a estrutura narrativa o fator causal do impacto cultural e religioso desta literatura mediúnica na cultura espírita e brasileira. A discussão resultante desta análise triangulada, enfatiza pontos centrais recorrentes nas obras, identificando similaridades episódicas entre o protagonista André Luiz e as etapas do caminho do herói, sugerindo sua caracterização como um “herói (desencarnado)” na perspectiva campbelliana. Considera-se tal empreendimento, profícuo e seminal, uma vez que lança novas luzes sobre o fenômeno espírita brasileiro, abrindo novos horizontes de pesquisa e estudos acerca da literatura espírita brasileira.</span></p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de História das Religiõeshttps://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/24439O fundamentalismo religioso na comunicação Malafaliana: breve análise da sua estratégia comunicativa2024-10-11T11:50:22-03:00Clínio de Oliveira Amaralcliniodeamaral@yahoo.com.brDaniel Gomes dos Santos Oliveiradanieloliveiralh1@gmail.com<p>Analisamos analisa a estratégia de comunicação de Silas Malafaia ADVEC (Assembleia de Deus Vitória em Cristo) no Youtube e Telegram. Demonstraremos como usa da sua capilaridade como um líder de opinião para defender uma pauta que, em muitos aspectos, está associada ao fundamentalismo religioso estadunidense. Em nossa análise, foram selecionadas “cenas digitais” postadas em suas redes sociais. Do ponto de vista metodológico, consideramos que cada cena digital, envolvendo esse pastor, constitui-se como uma ação política na Internet. Além de nos vincularmos à história digital, filiamo-nos à história política do tempo presente. O artigo foi divido em duas partes. Inicialmente, de forma suscinta, apresentam-se as bases do fundamentalismo ao longo do século XX e XXI, sem, contudo, esgotar a temática. Já na segunda parte, traremos uma análise detalhada da estratégia de comunicação desse pastor e a sua relação com a defesa do fundamentalismo cristão.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de História das Religiõeshttps://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/24418Contra o Estado laico: a condenação da liberdade religiosa pelo Centro Dom Bosco através do curso “Catecismo da Crise da Igreja”2024-10-11T11:37:18-03:00Thiago Arrudathiago.arruda@ufersa.edu.br<p style="font-weight: 400;">O objetivo deste artigo é investigar a fundamentação do discurso contrário à laicidade do Estado produzido pelo Centro Dom Bosco, associação leiga ligada ao tradicionalismo católico no Brasil, através do curso “Catecismo da Crise na Igreja”. Realiza-se essa pesquisa mediante análise bibliográfica e documental. A análise bibliográfica é direcionada aos temas do tradicionalismo católico e do fundamentalismo religioso. A análise documental passa pelo exame de documentos eletrônicos escritos, documentos eclesiásticos e documentos audiovisuais, com ênfase na aula “O erro da liberdade religiosa”, uma fração do curso “Catecismo da Crise na Igreja”, produzido pelo Centro Dom Bosco. O estudo aponta que o Centro Dom Bosco combate a laicidade do Estado a partir da compreensão da liberdade religiosa como um erro e da doutrina segundo a qual o erro não tem direitos. Ao mesmo tempo, defende a instituição de um Estado Católico, capaz de proibir o culto público e a propaganda de outras religiões e de cercar a população visando à salvação das almas.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de História das Religiõeshttps://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/24410“Cada igreja é uma escola”: a influência missionária na Educação Religiosa batista brasileira na década de 19602024-11-13T09:40:21-03:00Vitor Hugo Quima Corrêavitorhqc@gmail.com<p>Este estudo investiga a influência dos missionários norte-americanos da Foreign Mission Board (FMB) na formação da Educação Religiosa das igrejas batistas brasileiras na década de 1960. A pesquisa busca compreender como esses missionários, em parceria com o movimento conservador dos Neopioneiros, moldaram um modelo de Educação Religiosa que consolidou um padrão identitário batista conservador no Brasil. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa analisa o texto "Programa de Educação Religiosa" (1967) e seu contexto de produção, além de fontes como a imprensa denominacional e trajetórias de vida dos agentes envolvidos. A hipótese é que a Educação Religiosa foi instrumentalizada para a reprodução de um determinado padrão identitário batista, ocupando um lugar central no trabalho eclesiástico da época. Os resultados esperados contribuirão para uma melhor compreensão da formação da identidade batista no Brasil, evidenciando o papel fundamental da Educação Religiosa nesse processo e as dinâmicas de poder envolvidas. A pesquisa se insere na perspectiva da Nova História Cultural, analisando como um fenômeno religioso específico foi construído e se inseriu na dinâmica cultural de uma determinada época.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de História das Religiõeshttps://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/24341Estrela Missionária Solitária: o conservadorismo messiânico do padre Valdir Ros na diocese de Nova Iguaçu2024-10-11T11:12:44-03:00Ronald Apolinario de Liraronaldapolinario@ufrrj.br<p>O artigo pretende abordar os conflitos entre o catolicismo conservador e a Teologia da Libertação pela posse de capital religioso entre 1982 e 1994, através da figura de Valdir Ros, reitor do Instituto Estrela Missionária na Diocese de Nova Iguaçu, periferia do estado do Rio de Janeiro. Na microanálise da trajetória do padre que decidiu declarar guerra ao bispo Dom Adriano Hypólito e sua linha pastoral, governando uma paróquia cismática e autônoma por doze anos, trazendo de volta práticas pré-conciliares, poderemos compreender as dinâmicas mais amplas do catolicismo brasileiro do período posterior ao Concílio vaticano II e a luta complexa dentro do campo católico pelo novo formato de Igreja.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de História das Religiõeshttps://cajapio.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/25552Fundamentalismos Religiosos Ontem e Hoje2024-12-31T15:15:55-03:00João Guilherme Lisbôa Rangeljglhistoria@hotmail.comRonald Apolinario de Liraronaldapolinario@ufrrj.br<p>O presente número da Revista Brasileira de História das Religiões tem a satisfação de apresentar a Chamada Temática Fundamentalismos Religiosos Ontem e Hoje, que procura refletir sobre o fenômeno dos fundamentalismos religiosos a partir de grupos, indivíduos e instituições que, paradoxalmente, são produtos de uma modernidade que eles próprios recusam.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024