PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.18764/Palavras-chave:
Estado nutricional, Antropometria, Crianças, AdolescentesResumo
Diagnosticar o perfil antropométrico de crianças e adolescentes que participaram do banco de dados do Sisvan-Web de um município do interior do Rio Grande do Sul no ano de 2013. Estudo transversal, com 498 escolares com idades entre 4 meses e 19 anos. A classificação do estado nutricional foi estabelecida por meio dos indicadores antropométricos Peso
por Idade (P/I); Estatura por Idade (E/I); Peso por Estatura (P/E) e Índice de Massa Corporal para idade (IMC/I) expressos em escore-Z de acordo com as curvas da OMS (2006 e 2007). A maior parcela da amostra (64,7%, n=322) encontrou-se em eutrofia conforme o IMC/I. Não houve diferenças significativas entre os gêneros para todos os indicadores antropométricos
(p=0,128 para P/I; p=0,818 para E/I; p=0,069 para IMC/I e p=0,245para P/E) e em relação às faixas etárias houve uma tendência de diminuição de magreza e aumento do excesso de peso de acordo com o aumento da idade dos escolares.
Palavras-chave: Estado nutricional. Antropometria. Crianças. Adolescentes.
Abstract
Diagnosing the anthropometric profile of children and adolescents who participated in the Sisvan-Web database
of a city in the interior of Rio Grande do Sul in 2013. Cross-sectional study, with 498 school children aged between 4 months and 19 years. The Nutritional status was determined by anthropometric indicators weight by age (W/A); Height for age (H/A); Weight for height (W/H) and body mass index for age (BMI/A) expressed in Z scores according to the curves of the WHO (2006 and 2007). The largest share of the sample (64,7%, n=322) found in eutrophic according to the BMI/A. There were no significant diferences between genders for all anthropometrics e indicators in relation to age groups there was a
tendency of decrease of thinness and increased overweight according to the increasing age of the students.
Keywords: Nutritional status. Anthropometry. Children. Teens.
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