AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE IDOSOS COM FRATURA DO COLO DO FÊMUR SUBMETIDOS À ARTROPLASTIA DE QUADRIL
Resumo
Introdução: O aumento da expectativa de vida traz consigo os problemas dessa faixa etária, como as fraturas do colo do fêmur, estas comumente são tratadas cirurgicamente com atroplastia parcial ou total de quadril. Estes procedimentos geram inúmeras limitações funcionais em seu pós-operatório. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional de pacientes com fraturas do colo do fêmur submetidos a artroplastia parcial ou total de quadril durante internação hospitalar. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo, realizado com idosos com fratura de colo do fêmur submetidos a artroplastia de quadril. Para coleta de dados utilizou-se 2 instrumentos, sendo um questionário sociodemográfico e clínico e o Índice de Katz para avaliar a capacidade funcional no terceiro dia de pós-operatório. O teste exato de Fisher foi utilizado para verificar associações entre sexo, idade, procedimento cirúrgico e capacidade funcional, adotando um nível de significância p<0,05. Resultados: O sexo feminino prevaleceu (84,6%). Quanto ao procedimento cirúrgico 61,5% dos pacientes foram submetidos a artroplastia parcial e 38,5% a
artroplastia total. Na avaliação funcional foi observado que a maioria dos idosos necessitavam de alguma forma de assistência para atividades como banhar(92,3%), vestir(100%), ir ao banheiro (100%) e realizar transferências posturais (100%). Não foi verifi cada associação entre as variáveis: idade, sexo, tipo de cirurgia e a capacidade funcional. Conclusão: os participantes apresentaram um considerável índice de incapacidade funcional para realizar as principais atividades básicas da vida diária.
Palavras-chave: Funcionalidade. Artroplastia de Quadril. Idoso. Fisioterapia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.