LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS LESÕES ANATOMOPATOLÓGICAS ASSOCIADAS A REGIÃO ORAL
Resumo
Introdução: O levantamento das principais lesões que acometem a região oral da população é fundamental, pois fornecem dados que permitem o planejamento e a execução de tratamentos adequados. Objetivo: Realizar um levantamento das principais lesões associadas a região oral. Métodos: Foi realizado um levantamento retrospectivo, a partir da análise de prontuários e laudos anatomopatológicos de pacientes assistidos em uma clínica odontológica em São José do Rio Preto (SP). Resultados: Os resultados demonstraram que houve uma maior frequência de indivíduos do sexo masculino (51,21%). A idade média dos pacientes foi de 52,60 anos, sendo a maior frequência na faixa etária de 60 – 69 (26,82%). Entre as estruturas anatômicas mais comprometidas pelas patologias bucais houve uma maior frequência nos lábios (23,52%), seguido pela língua (17,64%) e pelo assoalho da boca (15,68%). A hiperplasia fibrosa inflamatória (43,13%) e o granuloma dentário (25,49%) foram os diagnósticos histopatológicos mais observados. Conclusão: O sexo masculino foi a maioria e a idade entre 60-69. Os lábios foram são as estruturas anatômicas mais comprometidas pelas patologias bucais e a hiperplasia fibrosa inflamatória foi o diagnóstico histopatológico mais observado nos pacientes atendidos.
Palavras-chaves: Prevenção de doenças. Prevalências; Patologia oral; diagnóstico oral
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.