ESTRESSE NO CENTRO CIRÚRGICO: UMA REALIDADE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM / Stress on surgical center: a reality for the nursing professionals
DOI:
https://doi.org/10.18764/Palavras-chave:
Estresse, . Equipe de enfermagem, Centro CirúrgicoResumo
Introdução. O estresse vem sendo discutido como causador de doenças, sendo considerado um dos principais problemas do mundo moderno. Pode ser definido como um desgaste geral do organismo, causado pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando o indivíduo é forçado a enfrentar situações distintas, interferindo na qualidade de vida. Objetivo. Avaliar o estresse na equipe de enfermagem atuante em Centro Cirúrgico. Método. Trata-se de estudo descritivo com abordagem quantitativa realizado com 17 profissionais de enfermagem em um Hospital Particular de São Luís – MA em 2008. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas e Ficha Inventário de Sintomas de Estresse para adultos, padronizados e validados. Resultados. Os profissionais de enfermagem tinham idade entre 20 a 30 anos e trabalhavam há mais de 6 anos em Centro Cirúrgico.Observou-se que 94% estavam estressados, sendo que 69% destes apresentavam-se na fase de resistência. Os fatores estressantes mais referidos foram o atraso dos profissionais (94%) remuneração inadequada (59%). Conclusão. Conclui-se que o trabalho no Centro Cirúrgico é estressante em vários aspectos podendo afetar no desempenho profissional da equipe de enfermagem.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.