https://cajapio.ufma.br/index.php/terradepretos/issue/feedTerra de Pretos: Revista Multidisciplinar2025-05-30T18:26:30-03:00José Carlos Aragão Silvaterradepretos@ufma.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Terra de Pretos: Revista Multidisciplinar</strong> é uma publicação científica multidisciplinar da Universidade Federal do Maranhão, do Centro de Ciências de Codó e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas nacionais e internacionais sobre História, Educação, Ensino, Ciências e Matemática. A revista <strong>Terra de Pretos</strong> traz em seu nome uma homenagem ao município de Codó que historicamente e antropologicamente é conhecido como “Terra de Pretos”.</p> <p>A revista mantém publicação com periodicidade anual em fluxo contínuo.</p> <p>ISSN 2675-7028</p> <p> </p>https://cajapio.ufma.br/index.php/terradepretos/article/view/25298GEOLOCALIZAÇÃO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS RELACIONADOS AO SANEAMENTO BÁSICO NO BAIRRO SÃO FRANCISCO, CODÓ-MA, BRASIL2024-12-03T15:16:20-03:00Francisdalva da Silva Lima francisdalvalima07@gmail.comDicinha da Silva Lima Silvadicinha.silva.lima@gmail.comAlex de Sousa Limaalex.lima@ufma.br<div><span lang="PT-BR">As formas de ocupação do solo urbano e da gestão influenciam nas condições de saneamento tanto de forma positiva quanto negativa podendo gerar sérios problemas socioambientais. A problemática socioambiental tem sido cara às discussões no cenário nacional, sobretudo, considerando-se o novo marco do saneamento básico, a Lei nº 14.026/2020. O objetivo deste estudo foi analisar a distribuição geoespacial dos problemas socioambientais no bairro São Francisco, em Codó-MA, ligados ao despejo de esgoto doméstico e descarte de resíduos sólidos. Os procedimentos metodológicos adotados foram: i) campanhas de campo para registros fotográficos; ii) coleta de pontos de geolocalização utilizando-se o <em>app Google Maps </em>do <em>Smartphone</em>; iii) plotagem e produção de mapas no ambiente do <em>Qgis3.34.6</em>; iv) análises a partir da produção acadêmica sobre a temática com auxílio dos dados do IBGE e do Instituto Trata Brasil. Os resultados apontaram para treze locais com despejo irregular de resíduos sólidos e doze pontos com esgoto doméstico. Desde a década de 1990, segundo os dados do IBGE e do Trata Brasil, houve um lento processo de resolução dos problemas para a cidade, mostrando-se algo cada vez mais complexo e longe de um desfecho positivo resolutivo. Pode-se concluir que o saneamento básico (coleta de lixo e tratamento de esgoto) no bairro São Francisco carece de investimento na rede de coleta e tratamento de esgotos e que o poder público municipal deve encontrar soluções práticas a curto, médio e longo prazos.</span></div>2025-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/terradepretos/article/view/26725O PROCESSO DE ENSINO E APREDIZAGEM DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DO PROEJA2025-05-30T15:34:41-03:00Vanessa da Silva Costa Carvalhovanessa.costa@acad.ifma.edu.brCaio Velosocaio.veloso@ifma.edu.br<div><span lang="PT-BR">O texto aborda o processo de ensino e aprendizagem de Biologia no âmbito do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e tem como objetivo: analisar a organização do processo de ensino e aprendizagem de Biologia no contexto do PROEJA no Instituto Federal do Maranhão - IFMA - Campus Codó. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, o lócus da investigação foi o IFMA - Campus Codó e participaram da pesquisa quatro professores de Biologia da referida Instituição de Ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário aberto e analisados com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados revelam que os professores de Biologia buscam diversificar as estratégias de ensino em sala de aula de modo a facilitar a aprendizagem dos estudantes do PROEJA; contudo, relatam que muitos estudantes enfrentam desafios devido ao cansaço acumulado das atividades diárias, ao uso de terminologia científica complexa e à falta de leitura, que prejudica a interpretação de textos. As reflexões sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores apontam para a importância da contextualização das aulas, além do uso de filmes, imagens, temas contemporâneos e atividades práticas em laboratório como formas de melhorar a aprendizagem dos alunos.</span></div>2025-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://cajapio.ufma.br/index.php/terradepretos/article/view/26733“53 anos em Codó: uma longa história de UFMA”2025-05-30T18:05:57-03:00José Carlos Aragão Silvajose.aragao@ufma.br2025-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025