FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202147

Palavras-chave:

Formação diferenciada, Formação para a pesquisa, Iniciação científica, Mestrado acadêmico

Resumo

O artigo discute as implicações da formação diferenciada em pesquisa, de estudantes egressos da iniciação científica (IC), para seu ingresso nos programas de mestrado. O termo formação diferenciada trata dos processos e resultados da aprendizagem partilhada entre integrantes de grupos de pesquisa e IC. Essa formação de habilidades para a pesquisa e reflexividade crítica é considerada essencial para a aprendizagem profissional e é exigência que recai nos programas de pós-graduação, pois se requer a capacidade de manejo da pesquisa,  e a produção própria. O estudo buscou mapear como a seleção em uma instituição de ensino superior no Ceará, revela a presença de alunos oriundos de IC e como o seu desempenho realça a qualidade da formação em pesquisa. O estudo é descritivo, do tipo documental e a abordagem é predominantemente quantitativa. Os dados questionam se egressos de IC partem na seleção acumulando vantagens como currículo ou adequação de projetos de pesquisa às linhas de estudo disponíveis e  diante disto, o ingresso precoce destes à pós-graduação parece ser um resultado natural. Esse panorama reclama mudanças e exige novas oportunidades para inclusão de estudantes a formações mais qualificadas em pesquisa.

Palavras-chave: Formação Diferenciada; Formação para a pesquisa; Iniciação Científica; Mestrado Acadêmico.

Special training in research among students who completed scientific research initiation: Implications for academic master’s degree

Abstract

This paper discusses the implications of special training in research, among students who completed scientific research initiation (SRI), for their admission to master’s degree programs. The term special training refers to learning processes and results shared among members of SRI and research groups. This development of skills for research and critical reflectiveness is considered essential for professional learning and is a recurrent requirement in graduate programs, since they demand the ability to manage research and independent production. The study aimed to map the way in which the selection process in a higher education institution in Ceará reveals the presence of students who came from SRI and how their performance reinforces the quality of research training. The method used was a descriptive, documentary study, and the approach is predominantly quantitative. The data investigate whether students who completed SRI accumulate advantages at the start of the selection, such as curriculum vitae or adjustment of research projects to the available study lines, and, consequently, their early admission to graduate programs seems to be a natural effect. This background calls for changes and requires new opportunities for the inclusion of students in more qualified training in research.

Keywords: Special Training; Research Education; Scientific Research Initiation; Academic Master’s Degree.

Formación diferenciada en investigación en los egresados de iniciación científica: implicaciones en la maestría académica

Resumen

El artículo discute las implicaciones de la formación diferenciada en investigación de estudiantes egresados de la iniciación científica (IC) para su ingreso a programas de maestría. El término formación diferenciada se refiere a los procesos y resultados del aprendizaje compartido entre integrantes de grupos de investigación e IC. Se considera que esta formación de habilidades para la investigación y reflexividad crítica es esencial para el aprendizaje profesional y es una exigencia que recae en los programas de posgrado, dado que se requiere la capacidad de manejo de la investigación y la producción propia. El estudio buscó mapear cómo la selección en una institución de educación superior en Ceará revela la presencia de estudiantes procedentes de IC y cómo su desempeño acentúa la calidad de la formación en investigación. El estudio es descriptivo, del tipo documental, y el enfoque es predominantemente cuantitativo. Los datos cuestionan si egresados de IC empiezan la selección acumulando ventajas, como currículum o adecuación de proyectos de investigación a las líneas de estudio disponibles, y, frente a esto, el ingreso temprano de estos estudiantes al posgrado parece ser un resultado natural. Este escenario requiere cambios y exige nuevas oportunidades para la inclusión de estudiantes en formaciones más cualificadas en investigación.

Palabras clave: Formación Diferenciada; Formación para la Investigación; Iniciación Científica; Maestría Académica.

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Biografia do Autor

Sarlene Gomes de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual do Ceará.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Sociologia da Educação – Universidade de Salamanca, Espanha. Pós-Doutorado em Educação – Universidade de Valência, Espanha. Docente do curso de Medicina na Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UECE. 

Maria Raquel de Carvalho Azevedo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira - Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal do Ceará. Docente do Curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará.

Samara Moura Barreto de Abreu, Universidade Estadual do Ceará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Mestre em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual do Ceará. Docente do curso de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – Campus Canindé - CE.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

SOUZA, Sarlene Gomes de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; AZEVEDO, Maria Raquel de Carvalho; ABREU, Samara Moura Barreto de.
FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM PESQUISA NOS EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: implicações no mestrado acadêmico
. Cadernos de Pesquisa, p. 277–300, 30 Set 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10605. Acesso em: 14 nov 2024.

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