RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
dos documentos oficiais que regem a Educação à prática docente
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.7Palavras-chave:
Educação, Ensino, Práticas pedagógicas, Responsabilidade SocioambientalResumo
Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental. Tem a intenção de identificar como o conceito de Responsabilidade Socioambiental apresenta-se nos seguintes documentos oficiais que regem a Educação no Brasil: as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Plano Nacional de Educação (PNE), bem como leis que regulamentam a educação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e a Constituição Federal (CF 88). Para além do que consta nos documentos oficiais, apresentamos uma sequência didática na qual este conceito foi colocado em prática por uma das autoras, enquanto profissional docente. Assim sendo, a autora torna-se também pesquisadora de sua ação pedagógica. O questionamento que aqui fizemos foi o seguinte: Como o conceito de Responsabilidade Socioambiental se materializa no contexto da sala de aula? A sequência didática é apresentada ao leitor de maneira etnográfica, explicitando sentimentos e percepções dos/as atores/as envolvidos/as. Diante das leituras e diálogos com os/as autores/as e documentos oficiais consultados ao longo da pesquisa, bem como revisão dos documentos produzidos nesses anos de docência pela autora, pode-se afirmar com segurança que a Responsabilidade Socioambiental precisa sair dos documentos oficiais e se materializar no trabalho docente, no contexto da sala de aula, uma vez que contribui para a formação de cidadãos comprometidos com o equilíbrio ambiental e a justiça social.
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