v. 29, n. 1, jan./mar. 2022 - INCLUI DOSSIÊ: A ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO

Capa do volume 29, número 1 de janeiro/março 2022, capa com fundo vermelho com logo da revista nome "Cadernos de Pesquisa", indicação do dossiê "A educação pública no contexto do neoliberalismo",
Publicado: 2022-03-29

Edição completa

Expediente e Sumário

Editorial

  • EDITORIAL

    Iran de Maria Leitão Nunes, Francisca das Chagas Silva Lima, Cesar Augusto Castro
    7-10

Artigos

  • ODS4 E A EDUCAÇÃO SUPERIOR DE QUALIDADE desafio para a Angola e o Brasil, os países do Sul-global

    Marialva Moog Pinto, Justino Cangue
    11-32
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.1
  • AULAS REMOTAS NAS LICENCIATURAS DURANTE A PANDEMIA fragilidades e potencialidades

    Yasmin Leon Gomes, Caroline Kretzmann, Daniele Saheb Pedroso
    33-58
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.2
  • O LEGADO DO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ

    Edna Rodrigues Barros, Hamilton Viana Chaves, Osterne Nonato Maia Filho
    59-80
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.3
  • REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR EM DIFERENTES ETAPAS E MODALIDADES

    Kallyne Kafuri Alves
    81-104
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.4
  • COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES a reflexividade, a interdisciplinaridade e a práxis pedagógica

    Hamilton Perninck Vieira, Charmênia Freitas de Sátiro, Fátima Maria Nobre Lopes
    105-128
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.5
  • PESQUISA E FORMAÇÃO o GLEPDIAL e o desenvolvimento profissional docente na Educação básica

    Francy Sousa Rabelo, Maria Socorro Lucena Lima, Isabel Maria Sabino de Farias
    129-148
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.6
  • RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL dos documentos oficiais que regem a Educação à prática docente

    Elaine Cristina Pamplona Seiffert, Eliane Juraski Cemillo
    149-176
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.7
  • AS VOZES DAS CRIANÇAS DIANTE DOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS NA CIDADE

    José Cavalcante Lacerda Junior, Maria Inês Gasparetto Higuchi, Evelyn Lauria Noronha
    177-196
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.8
  • AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE INFÂNCIA (S) E SEXUALIDADE (S)

    Ana Carolina Bresolin Stakonski, Ivone Maria Mendes Silva
    197-214
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.9
  • DESENVOLVIMENTO E LINGUAGEM NA INFÂNCIA implicações epistemológicas a partir da teoria Histórico-cultural

    Ana Maria Esteves Bortolanza
    215-236
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.10
  • A INSERÇÃO DOS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATO GROSSO

    Joice Ribeiro da Silva, Angela Rita Christofolo de Mello
    237-256
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.11
  • MOVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS

    Rosilene Lagares
    257-276
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.12

Documentos

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ a Escola Pública no contexto do Neoliberalismo

    Jorge Sobral da Silva Maia, Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez
    257-276
  • O FOMENTO À FLEXIBILIZAÇÃO NA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO NEOLIBERAL

    Ilma de Andrade Barleta, Oto João Petry
    289-310
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.13
  • EDUCAÇÃO E A PANACEIA DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA

    Carina Alves da Silva Darcoleto, Simone de Fátima Flach
    311-338
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.14
  • A BNCC E O REFORMISMO CURRICULAR NO BRASIL NO CONTEXTO DA AGENDA NEOLIBERAL

    Paulo Fioravante Giareta
    339-356
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.15
  • A BNC-FORMAÇÃO o projeto de formação por competência dos docentes pós-golpe Jurídicoinstitucional de 2016

    Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Priscila Gabriele da Luz Kailer, Susana Soares Tozetto
    357-378
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.16
  • AS PROPOSTAS DO BANCO MUNDIAL PARA A ESCOLA PÚBLICA E SUA INFLUÊNCIA NA POLÍTICA BRASILEIRA (2016-2018)

    Fernanda Franz Willers, Camila Caracelli Scherma
    379-404
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.17
  • OS INDICATIVOS DO RELATÓRIO “UM AJUSTE JUSTO” DO BANCO MUNDIAL À EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL uma análise crítica

    Carolina Borghi Mendes, Jorge Sobral da Silva Maia
    405-432
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.18
  • CAPITALISMO GLOBAL, NEOLIBERALISMO E “PÓS-MODERNIDADE REACIONÁRIA” a Educação como mercadoria e os contextos atuais da formação de professoras/es da Escola pública

    Julio Emilio Diniz Pereira
    433-452
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.19
  • A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO uma nova consigna para a educação brasileira?

    Andréia Nunes Militão
    453-476
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.20

Resenha

  • BOLSONARISMO E BARBÁRIE: a educação como trincheira de resistência

    Fábio José de Queiroz
    475-477
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.21
  • A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO: entrevista com o Prof. Dr. Roberto Nardi

    Jorge Sobral da Silva Maia, Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez
    478-496
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.22
  • DOSSIÊ: AUTORES (AS)

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    497-502

Autores