A INSERÇÃO DOS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.11Palavras-chave:
Educação infantil, Cultura Quilombola, Educação Quilombola, Inserção dos bebês quilombolasResumo
Este artigo publiciza aspectos de uma pesquisa realizada no município de Poconé/Mato Grosso, no Distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, na Creche Municipal Vovó Teófila. O seu objetivo foi compreender o processo de inserção dos bebês quilombolas e suas relações cotidianas nos espaços coletivos da creche e da comunidade, bem como, qual o entendimento dos moradores/familiares da comunidade acerca da presença dos bebês nesses espaços coletivos. A investigação se constituiu em uma pesquisa etnográfica, de abordagem qualitativa, que se valeu de observação in loco, com registros no diário de campo e de entrevistas realizadas com coordenadora, professores, pais e moradores desta comunidade. As informações foram sistematizadas de forma descritiva e analisadas de forma interpretativa. Os resultados permitem afirmar que a creche se constitui como um espaço de referência cultural, identitária e produtora de história, uma vez que os bebês que ali estão, participam ativamente desse processo. Assim, a comunidade caminha para uma mudança sobre a história de seu povo, construindo registros e preenchendo lacunas que caminham com a história do Distrito do Chumbo.
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