DESENVOLVIMENTO E LINGUAGEM NA INFÂNCIA

implicações epistemológicas a partir da teoria Histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.10

Palavras-chave:

Desenvolvimento da criança, Fala e escrita, Perspectiva histórico-cultural, Formação docente.

Resumo

A Política Nacional de Alfabetização atual impõe o método fônico como “única evidência científica” para alfabetização. Contrariamente, discute-se aqui os aspectos epistemológicos de desenvolvimento infantil e da linguagem. Parte de uma pesquisa (2017-2020), o estudo aborda as implicações epistemológicas, baseando-se em autores como Vygotsky, Luria, Leontiev, Bakhtin e outros. Em atividades para formar crianças como sujeitos de linguagem, o professor possibilita aprendizagens que impulsionam a formação das funções psíquicas superiores.  Conclui-se que a linguagem exerce um papel fulcral no desenvolvimento infantil, cabendo à escola planejar e executar atividades com essa finalidade. À vista disso, é indispensável conhecer as implicações epistemológicas sobre desenvolvimento com foco na linguagem, tendo em vista a apropriação das máximas qualidades humanas pela criança.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Pós-doutorado na Universidade de Évora. Doutorado em Educação brasileira -UNESP/Marília. Docente da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

 

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves.
DESENVOLVIMENTO E LINGUAGEM NA INFÂNCIA: implicações epistemológicas a partir da teoria Histórico-cultural
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 215–236, 29 Mar 2022 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12515. Acesso em: 15 nov 2024.