DESENVOLVIMENTO E LINGUAGEM NA INFÂNCIA
implicações epistemológicas a partir da teoria Histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.10Palavras-chave:
Desenvolvimento da criança, Fala e escrita, Perspectiva histórico-cultural, Formação docente.Resumo
A Política Nacional de Alfabetização atual impõe o método fônico como “única evidência científica” para alfabetização. Contrariamente, discute-se aqui os aspectos epistemológicos de desenvolvimento infantil e da linguagem. Parte de uma pesquisa (2017-2020), o estudo aborda as implicações epistemológicas, baseando-se em autores como Vygotsky, Luria, Leontiev, Bakhtin e outros. Em atividades para formar crianças como sujeitos de linguagem, o professor possibilita aprendizagens que impulsionam a formação das funções psíquicas superiores. Conclui-se que a linguagem exerce um papel fulcral no desenvolvimento infantil, cabendo à escola planejar e executar atividades com essa finalidade. À vista disso, é indispensável conhecer as implicações epistemológicas sobre desenvolvimento com foco na linguagem, tendo em vista a apropriação das máximas qualidades humanas pela criança.
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