O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202172

Palavras-chave:

Planejamento da escrita, Aprimoramento da escrita, Processo de produção de textos

Resumo

Planejar é uma capacidade humana que se desenvolve durante a infância e, normalmente, vem a se consolidar na adolescência. No ambiente escolar, uma das atividades que podem potencializar a capacidade de planejar é a produção de textos. Diante desses pressupostos, realizou-se uma intervenção que teve como objetivo analisar a influência da etapa de planejamento na produção do gênero texto de opinião. A intervenção foi desenvolvida com 24 estudantes de 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Curitiba/PR, durante 5 meses. Houve a implementação de uma sequência didática, organizada em três módulos, distribuída em 11 aulas de 45 minutos. O estudo possibilitou comparar o desempenho de estudantes que planejaram a escrita com o desempenho de estudantes que não adotaram o planejamento na produção de textos de opinião, bem como identificar as principais estratégias empregadas no planejamento da escrita, após a implementação da sequência didática. Permitiu verificar, entre outros aspectos, que o planejamento da escrita pode contribuir para o melhor desempenho na produção do gênero texto de opinião, no que se refere à estrutura, coesão e coerência textual. Além disso, o programa de intervenção forneceu subsídios empíricos para afirmar que a tarefa de planejar pode ser vivenciada no espaço escolar, de modo a propiciar o desenvolvimento da capacidade de planejar dos estudantes da faixa etária em questão. A intervenção possibilitou também recomendar novos estudos, para que outros elementos, entre eles a revisão do planejamento, sejam objeto de discussão no processo de produção de textos no contexto escolar.

Palavras-chave: planejamento da escrita; aprimoramento da escrita; processo de produção de textos.

THE PLANNING IN THE OPINION TEXT PRODUCTION PROCESS AND THE IMPROVEMENT OF THE WRITING: reflections from an intervention program

Abstract

Planning is a human ability that is developed during childhood and usually consolidates in adolescence. In the school environment, one of the activities that can enhance the ability to plan is the production of texts. Given these assumptions, we carried out an intervention to analyze the influence of the planning stage in the production of the opinion text genre. The intervention was developed with 24 students in the 5th year of elementary school from a municipal school in the city of Curitiba/PR, for 5 months. There was the implementation of a didactic sequence, organized in three modules, distributed in 11 classes of 45 minutes. The study made it possible to compare the performance of students who planned their writing with the performance of students who did not adopt planning in the production of opinion texts. It also enabled us to identify the main strategies employed in the planning of writing, after the implementation of the didactic sequence. It allowed us to verify, among other aspects, that the planning of the writing can contribute to the best performance in the production of the opinion text genre, regarding the structure, cohesion and textual coherence. Furthermore, the intervention program provided empirical support to state that the task of planning can be experienced in the school environment so as to promote the development of the planning ability of the students in this age group. The intervention also made it possible to recommend new studies, so that other elements, including the revision of planning, be the subject of discussion in the text production process in the school context.

Keywords: writing planning; writing improvement; text production process.

LA PLANIFICACIÓN EN EL PROCESO DE PRODUCCIÓN DE TEXTOS DE OPINIÓN Y LA MEJORA DE LA ESCRITURA: REFLEXIONES SOBRE UN PROGRAMA DE INTERVENCIÓN 

Resumen

Planificar es una capacidad humana innata, que se desarrolla durante la infancia y, normalmente, se consolida en la adolescencia. Así, las actividades vividas por el niño en el ambiente escolar pueden influir sobre el acrecentamiento de la capacidad de planificar. Entre las actividades que pueden potenciar esa capacidad, está la producción de textos. Frente a esos supuestos, se realizó una intervención cuyo objetivo fue analizar la influencia de la etapa de planificación en la producción del género texto de opinión. La intervención se desarrolló con 24 estudiantes de 5º grado de la educación básica de una escuela municipal de la ciudad de Curitiba/PR, durante 5 meses. Se trabajó con una secuencia didáctica, organizada en tres módulos, distribuida en 11 clases de 45 minutos. El estudio permitió comparar el desempeño de estudiantes que planificaron su redacción con el de estudiantes que no la adoptaron en la producción de textos de opinión, así como identificar las principales estrategias utilizadas en la planificación; eso después de haberse implementado la secuencia didáctica. La intervención permitió verificar, entre otros aspectos, que la planificación de la escritura puede contribuir para un mejor desempeño en la producción del género texto de opinión, en lo que se refiere a su estructura, cohesión y coherencia textual. Además, el programa de intervención generó subsidios empíricos para afirmar que la tarea de planificar puede ser puesta en práctica en el espacio escolar, de manera a propiciar el desarrollo de la capacidad de planificar de estudiantes del grupo etario en cuestión. La intervención permitió también recomendar nuevos estudios, para que otros elementos, entre ellos la revisión de la planificación, sean objeto de discusión en el proceso de producción de textos en el contexto escolar.

Palabras clave: planificación de la escritura; mejoramiento de la escritura; proceso de producción textual.

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Biografia do Autor

Thalita Folmann da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Profissional do Magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

SILVA, Thalita Folmann da; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner.
O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 4, p. 415–436, 30 Dez 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12961. Acesso em: 14 nov 2024.

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