v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação)

Capa do volume 28, número 4, de outubro/dezembro de 2021, da Revista Cadernos de Pesquisa, com fundo em amarelo e logo da revista (Imagem de uma tela de computador com um livro aberto e as letras C e P nas páginas).
Publicado: 2021-12-30

Edição completa

Expediente e Sumário

Editorial

Apresentação

Artigos

  • ATRAVESSAMENTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA

    Fernanda Monteiro Rigue, Gilberto Oliari, Raquel Brum Sturza
    19-40
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202156
  • GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola

    Daianny Madalena Costa, Sandra Simone Höpner Pierozan
    41-66
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202157
  • A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

    Diomark Pereira de Araújo, Edilan de Sant’Ana Quaresma
    67-100
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202158
  • AS EDUCAÇÕES NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CONVERGÊNCIAS EMANCIPATÓRIAS

    Levi Nauter de Mira, Danilo Romeu Streck
    101-124
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202159
  • A INTENSIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO MERCADO NA ORGANIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: Análise do CEIPE

    Valdelaine Mendes
    125-144
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202160
  • A PRÁXIS DE ESTAR COM: a pedagogia do oprimido e as múltiplas faces da construção coletiva

    Maria Clara Pereira Santos, André Ferrer Pinto Martins
    145-172
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202161
  • DO COLONIALISMO AO NEOCOLONIALISMO, DO DESCOLONIALISMO À RESISTÊNCIA POR MEIO DE PEDAGOGIAS CRÍTICAS

    Gabriela Ribeiro de Campos, Peri Mesquida
    173-190
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202162
  • FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio

    Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura, Maria da Glória Carvalho Moura
    191-218
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202163
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ORIENTADA PARAUMA PRÁXIS LUDO-PEDAGÓGICA

    Tallita Gonçalves dos Santos Belo, Maria de Fátima Gomes da Silva
    219-244
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202164
  • A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA

    Jorge Bonito, Paulo Costa, Maria de Lurdes Moreira
    245-268
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202165
  • EDUCACIÓN MATEMATICA DE JÓVENES Y ADULTOS: los documentos curriculares brasileños y colombianos

    Anildo Soares Flôr, Edvonete Souza de Alencar, Martha Cecília Mosquera Urrutia
    269-288
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202166
  • MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO: identidade e antirracismo no currículo da EDUCAFRO

    Amilcar Araujo Pereira, Sara Carolina de Castilho Dâmaso dos Santos
    289-316
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202167
  • ESTADO DA ARTE DE PUBLICAÇÕES SOBRE JUVENTUDES E EDUCAÇÃO EM REVISTAS A2 DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

    Victor Hugo Nedel Oliveira
    317-342
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202168
  • ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência

    Anna Augusta Sampaio de Oliveira
    343-368
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202169
  • GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

    Eduardo Lorini Carneiro, Luciana Backes
    369-392
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202170
  • PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO NO RS: análise dos movimentos dos sentidos

    Liliana Soares Ferreira, Álvaro Moreira Hypolito
    393-414
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202171
  • O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção

    Thalita Folmann da Silva, Sandra Regina Kirchner Guimarães
    415-436
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202172
  • BIBLIOTECAS ESCOLARES NO BRASIL: estado da arte (1991-2016)

    Roseli Maria Rosa de Almeida
    437-462
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202173
  • O ESPAÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO: imagens, narrativas e dilemas

    António Nóvoa
    463-490
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202174
  • LEITURA E REPRESENTAÇÃO DE UM DRAMA: o espaço no sistema de ensino

    Carlos Reis
    491-508
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202175
  • UM MENINO FALA DE AFETOS, FALA DA ESCOLA, DOS PROFESSORES, DOS MÉDICOS E DOS PSICÓLOGOS, REFLETIR COM O LIVRO QUANDO TINHA CINCO ANOS EU ME MATEI, DE HOWARD BUTEN

    Denice Barbara Catani, Patrícia Aparecida do Amparo, Renata Marcílio Cândido
    509-528
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202176
  • DE COMO A UNIVERSIDADE ENSINA MAIS DO QUE AFIRMA ENSINAR: o livro O primeiro ano – como se faz um advogado, de Scott Turow

    Juliana de Souza Silva
    529-548
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202177
  • PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou

    Ana Laura Godinho Lima
    549-568
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202178
  • DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”

    Katiene Nogueira da Silva, Roni Cleber Dias de Menezes
    569-586
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202179
  • DIÁRIO DE ESCOLA: narrativas de heranças e metamorfoses do trabalho docente

    Vivian Batista da Silva, Keila da Silva Vieira
    587-608
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202180

Autores

Pareceristas