ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202169Palavras-chave:
Intervenção pedagógica, Percepção, Memória, LinguagemResumo
Neste texto estão relacionados os fundamentos do ensino desenvolvimental ao processo de aprendizagem de educandos com defi ciência intelectual. Apresenta-se discussão conceitual sobre ambos os temas e dados de uma pesquisa de intervenção realizada com três meninos e uma menina com defi ciência intelectual, na faixa etária entre 9 e 11 anos, com o objetivo de se observar e se identifi car o movimento de aprendizagem destes educandos impulsionados pelo processo de ensino, no qual o professor cria condições
para que eles possam, por meio de problematizações, elaborar o sentido da leitura e da escrita e, assim, se apropriarem desse conhecimento. Os resultados tratam de aspectos relacionados à percepção, memória e
linguagem, avaliados antes de depois da intervenção pedagógica, realizada no decorrer de um ano, perfazendo o total de 32 encontros nos quais são demonstrados o desenvolvimento e as possibilidades deles quando
há, efetivamente, ação pedagógica norteadora capaz de, ao mesmo tempo, problematizar e orientar as suas reflexões e decisões frente as tarefas de aprendizagem.
Palavras-chave: intervenção pedagógica; percepção; memória; linguagem.
Developmental Education and Intellectual Disability: converging routes
Abstract
This study makes a connection between the foundations of developmental education and the learning process of students with intellectual disabilities. It includes a conceptual discussion of both topics, as well
as data from intervention surveys conducted with three boys and one girl with intellectual disabilities, ages 9-11. The objective was to observe and identify the learning movements of these students promoted by the
teaching process in which the teacher creates conditions for them to elaborate and acquire the meaning of reading and writing through problematization. The results refer to aspects of perception, memory and language evaluated before and after the pedagogical intervention, which was carried out over a year and comprised a total of 32 sessions. These results show the development and possibilities of students when there is a guiding pedagogical intervention capable of problematizing and simultaneously guiding their refl ections and decisions related to learning tasks.
Keywords: pedagogical intervention; perception; memory; language.
Educación del desarrollo y discapacidad intelectual: rutas convergentes
Resumen
En este texto, los fundamentos de la enseñanza están relacionados con el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidad intelectual. Se presenta una discusión conceptual tanto sobre temas como datos de una investigación de intervención realizada con tres niños y una niña con discapacidad intelectual, de entre 9 y 11 años, con el objetivo de observar e identificar su movimiento de aprendizaje, en el que el docente crea condiciones para que, a través de la problematización, pueda elaborar el significado de la lectura y la escritura y, así, apropiarse de este conocimiento. Los resultados abordan aspectos relacionados con la
percepción, la memoria y el lenguaje, evaluados antes después de la intervención pedagógica, realizada a lo largo de un año, haciendo un total de 32 encuentros en los que se demuestran su desarrollo y posibilidades
cuando, de hecho, existe, pedagogía orientadora de la acción capaz de, al mismo tiempo, problematizar y orientar suas reflexiones y decisiones sobre las tareas de aprendizaje.
Palabras clave: intervención pedagógica; percepción; memoria; idioma.
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