ESTADO DA ARTE DE PUBLICAÇÕES SOBRE JUVENTUDES E EDUCAÇÃO EM REVISTAS A2 DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202168Palavras-chave:
Juventudes, Jovens, Educação, Estado da arte, Revisão de literatura, Revistas científicasResumo
As produções sobre juventudes e educação apresentam importantes debates sobre os sujeitos jovens e suas relações com os processos educativos. Ao mesmo tempo, vêm ganhando destaque na agenda contemporânea, a partir da demanda acadêmica e social com a ampliação desse debate. O principal objetivo do presente texto foi construir o estado da arte das publicações sobre juventudes e educação, em revistas de Universidades Federais brasileiras, de classificação Qualis A2. Para tanto, realizou-se investigação bibliográfica que, inicialmente, selecionou os periódicos dispostos nos critérios estabelecidos e os textos para análise, a partir dos descritores “juventudes” e “jovens” e do recorte temporal de 2011 até 2020. Foram analisadas questões referentes aos periódicos, às categorias temáticas e às tendências metodológicas apresentadas. Os resultados apontaram para a presença de 13 artigos, em periódicos das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil sem apresentar regularidade e em baixo volume de publicação. Os textos foram categorizados em três temas: juventudes periféricas; culturas juvenis; e juventudes e sexualidades. As tendências metodológicas apontam para investigações de abordagem qualitativa, que utilizam trabalhos de grupos e entrevistas como principais técnicas de coleta de dados, que utilizam da análise de conteúdo como principal recurso para análise dos dados, que investigaram sujeitos jovens e em cenários de pesquisa constituídos de espaços escolares. É possível considerar que a importância das investigações sobre juventudes e educação robustece a concepção da manutenção e ampliação do campo de pesquisa, abrindo novas possibilidades investigativas.
Palavras-chave: juventudes; jovens; educação; estado da arte; revisão de literatura; revistas científicas.
STATE OF ART OF PUBLICATIONS ABOUT YOUTH AND EDUCATION IN JOURNALS A2 OF BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITIES
Abstract
The productions on youth and education present important debates on young subjects and their relationship with educational processes. At the same time, they have been gaining prominence in the contemporary agenda, from the academic and social demand with the expansion of this debate. The main objective of this text was to build the state of the art of publications on youth and education, in magazines of Brazilian Federal Universities, classified Qualis A2. To this end, a bibliographic investigation was carried out, which initially selected the journals arranged in the established criteria and the texts for analysis, from the descriptors “youths” and “youths” and from the time frame from 2011 to 2020. Questions related to journals, thematic categories and methodological trends presented. The results pointed to the presence of 13 articles in journals in the Northeast, Southeast and South regions of Brazil without regularity and low volume of publication. The texts were categorized into three themes: peripheral youth; youth cultures; and youth and sexualities. The methodological trends point to investigations with a qualitative approach, which use group work and interviews as the main data collection techniques, which use content analysis as the main resource for data analysis, which investigated young subjects and in research scenarios consisting of school spaces. It is possible to consider that the importance of research on youth and education strengthens the concept of maintaining and expanding the field of research, opening up new investigative possibilities.
Keywords: youths; youngs; education; state of art; literature review; scientific journals.
ESTADO DEL ARTE DE PUBLICACIONES ACERCA DE JUVENTUDES Y EDUCACIÓN EN REVISTAS A2 DE UNIVERSIDADES FEDERALES BRASILEÑAS
Resumen
Las producciones sobre juventud y educación presentan importantes debates sobre temas jóvenes y su relación con los procesos educativos. Al mismo tiempo, han ido ganando protagonismo en la agenda contemporánea, desde la demanda académica y social con la ampliación de este debate. El objetivo principal de este texto fue construir el estado del arte de las publicaciones sobre juventud y educación, en revistas de las Universidades Federales de Brasil, clasificadas con Qualis A2. Para ello se llevó a cabo una investigación bibliográfica, en la que inicialmente seleccionó las revistas ordenadas según los criterios establecidos y los textos de análisis, a partir de los descriptores “juventudes” y “jóvenes” y del marco temporal de 2011 a 2020. Han sido analisados temas sobre las revistas, categorías temáticas y tendencias metodológicas presentadas. Los resultados apuntaron a la presencia de 13 artículos en revistas de las regiones Nordeste, Sudeste y Sur de Brasil sin regularidad y con bajo volumen de publicación. Los textos se categorizaron en tres temas: juventud periférica; culturas juveniles; y juventud y sexualidades. Las tendencias metodológicas apuntan a investigaciones con enfoque cualitativo, que utilizan el trabajo en grupo y las entrevistas como principales técnicas de recolección de datos, que utilizan el análisis de contenido como principal recurso para el análisis de datos, que investigaron sujetos jóvenes y en escenarios de investigación consistentes en espacios escolares. Es posible considerar que la importancia de la investigación sobre juventud y educación fortalece el concepto de mantener y ampliar el campo de investigación, abriendo nuevas posibilidades investigativas.
Palabras clave: juventudes; jóvenes; educación; estado del arte; revisión de literatura; revistas científicas.
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