FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ORIENTADA PARAUMA PRÁXIS LUDO-PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202164Palavras-chave:
Práxis ludo-pedagógica, Educação infantil, Formação de professoresResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer a percepção de professoras da educação infantil de uma creche de um município da Zona da Mata Norte de Pernambuco sobre a importância da oferta de formações continuadas orientadas para uma práxis ludo-pedagógica e sobre a elaboração de projetos voltados para essa perspectiva. Com relação aos procedimentos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário de pergunta aberta. A pesquisa contou com seis professoras da creche que serviu de lócus à investigação. A análise foi realizada com base na análise de conteúdo temático-categorial. Os resultados indicaram que as percepções que as professoras de educação infantil possuem sobre a oferta de formações ludo-pedagógicas e a elaboração de projetos lúdicos convergem, principalmente, para a concepção de que tais processos formativos podem promover uma ampliação de habilidades a serem aplicadas na docência. Essa percepção liga-se, também, a aspectos que envolvem a indissociabilidade entre ludicidade e educação infantil e à visão da formação continuada, enquanto um processo que promove a inovação de conhecimentos e a socialização de experiências. Conclui-se que será necessário promover um contato maior dos(as) professores(as) de educação infantil, sujeitos desta pesquisa, com o lúdico e criar ambientes de formação continuada em que seja possível promover reflexões em torno dessa temática, para que ela ocupe uma posição real e viva na práxis dos(as) professores(as), dentro e fora da sala de aula.
Palavras-chave: Práxis ludo-pedagógica. Educação infantil. Formação de professores.
CONTINUOUS TRAINING OF EARLY CHILDHOOD TEACHERS ORIENTED FOR A LUDO-PEDAGOGICAL PRAXIS
Abstract
This article presents the results of a research that aimed to know the perception of early childhood teachers from a daycare center in a municipality of the Northern Forest Zone of Pernambuco about the importance of offering continuous training oriented to a ludo-pedagogical praxis and about the development of projects focused on this perspective. With regard to methodological procedures, the qualitative approach was chosen. For data collection, an open-question survey was used. The research involved six teachers from the daycare center that served as locus for the investigation. The analysis was based on thematic-categorical content analysis. Results indicated that the perceptions of the early childhood teachers about the offer of ludo-pedagogical training and the elaboration of ludic projects mainly converge on the conception that these training processes can promote an expansion of skills to be applied in teaching. This perception is also connected to aspects that involve the inseparability between ludicity and early childhood education and the perspective of continuous training as a process that promotes the innovation of knowledge and socialization of experiences. It was concluded that is necessary to promote a greater contact of the early childhood teachers, subjects of this research, with ludic and the necessity to create environments for continuous training that can promote reflections around this theme, so that it occupies a real and alive position in the teachers' praxis, inside and outside the classroom.
Keywords: Ludo-pedagogical praxis. Child education. Teacher training.
FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORAS DE EDUCACIÓN INFANTIL ORIENTADA PARA UNA PRAXIS LUDO-PEDAGÓGICA
Resumen
Este artículo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo conocer la percepción de las profesoras de educación infantil de una guardería de un municipio de la región de la Zona de la Mata Norte de Pernambuco sobre la importancia de oferecer formaciones continuas orientadas a una praxis ludo-pedagógica y sobre la elaboración de proyectos enfocados en esa perspectiva. Con relación a los procedimientos metodológicos, se eligió el abordaje cualitativo. Para la recopilación de datos se utilizó un cuestionario abierto. La investigación involucró a seis profesoras de la guardería que fue el locus de la investigación. El análisis se realizó a partir del análisis de contenido temático categórico. Los resultados indicaron que las percepciones que las profesoras de educación infantil tienen sobre la oferta de formaciones ludo-pedagógicas y el desenvolvimiento de proyectos lúdicos convergen, principalmente, por la concepción de que tales procesos formativos pueden promover una ampliación de las competencias a se aplicar en la docencia. Esta percepción también está vinculada a aspectos que involucran la inseparabilidad entre lo lúdico y la educación infantil y la visión de la formación continua como un proceso que promueve la innovación de conocimientos y la socialización de experiencias. Se concluye que será necesario promover un mayor contacto de las profesoras de educación infantil, sujetos de este estudio, con lo lúdico y que será necesario crear espacios de formación continua en los que se pueda promover la reflexión sobre este tema, para que ocupe una posición real y viva en la praxis de las profesoras, dentro y fuera de la clase
Palabras clave: Praxis ludo-pedagógica. Educación infantil. Formación de profesores.
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