AS EDUCAÇÕES NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CONVERGÊNCIAS EMANCIPATÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202159

Palavras-chave:

educação popular, educação social, assistência social, educação não escolar, emancipação

Resumo

Este texto apresenta argumentos em favor de uma educação que adentra todos os espaços da vida cotidiana. É fruto de pesquisa realizada no município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, com educadores e educadoras sociais que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em organizações governamentais e não governamentais. Desse modo, expõe-se um panorama do campo da política de assistência social no Brasil, em que atuam tais educadores e educadoras, destacando a importância de alguns documentos que apontam para o tema da emancipação. A pesquisa qualitativa foi feita em documentos normativos da assistência social, bem como na epistemologia que sustenta cada uma das educações a partir das quais os dados empíricos produzidos foram analisados. Com base nas observações feitas durante a pesquisa, percebeu-se um diálogo entre diferentes princípios educativos. Assim, as educações mais perceptíveis foram a educação não escolar, a educação popular, a educação social crítica e a educação permanente. Concluiu-se que há convergências que visem à emancipação tanto no campo educacional como no campo da política de assistência social, sobretudo a partir de teorias críticas.

Palavras-chave: educação popular; educação social; assistência social; educação não escolar; emancipação.

EDUCATIONS IN THE SOCIAL ASSISTANCE POLICY IN EMANCIPATORY CONVERGENCES

Abstract

This text presents arguments in favor of an education that covers all spaces of daily life. It is the result of a research carried out in Novo Hamburgo county, Rio Grande do Sul, Brazil, with social educators who act on the Service of Living Together and Strengthening of Bonds in governamental and non-governamental organizations. Thus, an overview of the field of social assistance policy in Brazil is presented, in which these educators enact, highlighting the importance of some documents that point to the theme of emancipation. The qualitative research was carried out on normative documents of social assistance, as well as on the epistemology that supports each of the educations from which the empirical data produced were analyzed. Based on the observations made during the research, a dialogue between different educational principles was perceived. Thus, the most perceptive educations were the non-formal school education, the popular education, the socio-critical education and the permanent education. It was concluded that there are convergences aimed at emancipation both in the educational field and in the field of social assistance policy, especially from critical theories.

Keywords: popular education; social education; social assistance; non-school educational; emancipation.

LAS EDUCACIONES EN LA POLÍTICA DE ASISTENCIA SOCIAL EN CONVERGENCIAS EMANCIPATORIAS

Resumen

Este texto presenta argumentos en favor de una educación que adentra todos los espacios de la vida cotidiana. Es fruto de investigación realizada en la ciudad de Novo Hamburgo en Rio Grande do Sul, Brasil, con educadores y educadoras sociales que actúan en el Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos en organizaciones gubernamentales y no gubernamentales. De ese modo, se expone un panorama del campo de la política de asistencia social en Brasil, en el que actúan tales educadores y educadoras, destacando la importancia de algunos documentos que apuntan para el tema de la emancipación. La investigación cualitativa ha sido hecha en documentos normativos de la asistencia social, bien como en la epistemología que sustenta cada una de las educaciones a partir de las cuales fueron analizados los datos empíricos producidos. Con base en las observaciones hechas durante la investigación,  se ha percibido un diálogo entre diferentes principios educativos. Así, las educaciones más perceptibles fueron la educación no escolar, la educación popular, la educación social crítica y la educación permanente. Se concluye que hay convergencias que objetivan la emancipación tanto en el campo educacional como en el campo de la política de asistencia social, sobre todo a partir de teorías críticas.

Palabras clave: educación popular; educación social; asistencia social; educación no escolar; emancipación.

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Biografia do Autor

Levi Nauter de Mira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Pedagogo, mestre e doutor em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisador do Grupo Mediações Pedagógicas e Cidadania (UNISINOS), do Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (UFRGS/CEPOPES) e do grupo de pesquisa Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Não Escolar (FEEVALE). Servidor público na educação municipal de Gravataí/RS.

Danilo Romeu Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

MIRA, Levi Nauter de; STRECK, Danilo Romeu.
AS EDUCAÇÕES NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CONVERGÊNCIAS EMANCIPATÓRIAS
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 4, p. 101–124, 30 Dez 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14837. Acesso em: 14 nov 2024.