PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO NO RS: análise dos movimentos dos sentidos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202171Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, Políticas educacionais, Análise dos movimentos de sentidos, Pesquisa em educaçãoResumo
O artigo sistematiza pesquisa que objetivou analisar a produção acadêmica sobre os Institutos Federais de Educação – IFs no Rio Grande do Sul/RS, em programas gaúchos de pós-graduação em Educação, entre 2009 e 2020. Tal estudo justifica-se pelo interesse em conhecer como está se constituindo a pesquisa nos cursos stricto sensu em EPT. Ao mesmo tempo que se descreve o estudo em cento e trinta e três trabalhos selecionados, demonstra-se como o corpus da pesquisa foi abordado, com base na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS). Além de indicar a dificuldade para realização desse modo de investigação em repositórios, a pesquisa permitiu que se percebesse a necessidade de uma rede de pesquisadores e de produções mais articuladas sobre Educação Profissional e Tecnológica como política educacional e, inserida nela, sobre os Institutos Federais de Educação no Estado. Quanto aos dados produzidos, a pesquisa possibilitou visualizar que os Institutos, embora mencionados nos títulos, na maior parte dos trabalhos, são apenas o contexto onde outras temáticas são estudadas, sendo as principais: formação e trabalho dos professores, currículo e PROEJA. Dessa forma, apenas dez por cento dos trabalhos versa efetivamente sobre os IFs, descrevendo-os como instituições em processo de implementação no Estado.
Palavras-chave: educação profissional e tecnológica; políticas educacionais; análise dos movimentos de sentidos; pesquisa em educação.
ACADEMIC PRODUCTIONS ABOUT THE INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO IN RS: an analysis of the movements of the senses
Abstract
The article systematizes research that aimed to analyze the academic production on the Institutos Federais de Educação - IFs in Rio Grande do Sul / RS, in postgraduate programs in Education, between 2009 and 2020. This study is justified by the interest in knowing how the research in stricto sensu courses in EPT is being constituted. At the same time that the study is described in one hundred and thirty-three selected works, it demonstrates how the corpus of the research was approached, based on the Analysis of the Movement of Senses (AMS). In addition to indicating the difficulty in carrying out this mode of investigation in repositories, the research allowed us to perceive the need for a network of researchers and more articulated productions on Vocational and Technological Education as an educational policy and, inserted in it, on the Institutos Federais de Educação in the State. As for the data produced, the research made it possible to see that the Institutes, although mentioned in the titles, in most of the works, are just the context where other themes are studied, the main ones being: teacher training and work, curriculum and PROEJA. Thus, only ten percent of the works effectively deal with the IFs, describing them as institutions in the process of being implemented in the State.
Keywords: professional and technological education; educational policies; analysis of movements of meanings; research in education.
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