A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p138-155

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ensino Médio Inovador ProEMI, Rio Grande do Norte,

Resumo

O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), criado em 2009, faz parte das ações, nas duas últimas décadas, de políticas e programas educacionais, após a aprovação da LDBEN nº 9.394/96, com a intenção de atender de maneira mais efetiva o público dessa etapa de ensino. Neste contexto, objetivamos analisar o processo de implantação do ProEMI no Estado do Rio Grande do Norte, a partir de sua proposta em promover inovações pedagógicas das escolas públicas de modo a fomentar mudanças necessárias na organização curricular desta etapa educacional. Esse trabalho se ancora em uma abordagem qualitativa, por meio metodológico da pesquisa bibliográfica e documental. para subsidiar essa pesquisa, constituem-se enquanto fontes de análise, Leis, Decretos e Resoluções que regulamentam o Ensino Médio a partir da LDB nº 9.394/96. De acordo com as orientações do Programa, o estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN), junto a Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM), aderiu ao Programa, realizando sua implantação, no ano 2009. E, até 2013 foram incorporadas ao ProEMI 11 escolas em 2009, 33 em 2012 e mais 18 escolas em 2013, totalizando 62 escolas e, atendendo em média a 44.336 estudantes atendidos pelo programa. Dentre essas 62 escolas do ProEMI, 19 escolas estavam localizadas na 1ª DIREC, cuja sede é em Natal.

Palavras-chave: Ensino Médio. Ensino Médio Inovador. ProEMI. Rio Grande do Norte.

THE IMPLEMENTATION OF INNOVATIVE MEDIUM EDUCATION PROGRAM IN RIO GRANDE DO NORTE

Abstract

The Innovative High School Program (ProEMI), created in 2009, has been a part of the actions of educational policies and programs for the last ast two decades. It has been possible after the approval of LDBEN nº 9.394 / 96, In this context, we aim to analyze the process of implementation of ProEMI in the state of Rio Grande do Norte. Our research starts from its proposal to promote pedagogical innovations of public schools in order to foster necessary changes in the curricular organization of this educational stage. This work is anchored in a qualitative approach, through methodological bibliographic and documentary research. To support this research, we have as sources of analysis, Laws, Decrees and Resolutions that regulate the High School from the LDB No. 9.394 / 96. According to the guidelines of the Program, the state of Rio Grande do Norte, through the State Secretariat of Education and Culture (SEEC / RN), also with the Subcoordinate of Secondary Education (SUEM). They joined the Program and implemented it in 2009. And, by 2013, 62 schools were incorporated into ProEMI:  11 in 2009, 33 in 2012 and 18 schools in 2013. They served an average of 44,336 students attended by the program. Among these 62 ProEMI schools, 19 schools were located in the 1st DIREC. They are located in in Natal.

Keywords: High School. Innovative High School. ProEMI Rio Grande do Norte.

LA IMPLEMENTACIÓN DEL PROGRAMA DE EDUCACIÓN MEDIA INNOVADORA EN RÍO GRANDE DO NORTE

Resumen

El Innovative High School Program (ProEMI), creado en 2009, forma parte de las acciones, en las últimas dos décadas, de políticas y programas educativos, después de la aprobación de LDBEN nº 9.394 / 96, con la intención de servir al público de manera más efectiva. de esta etapa de enseñanza. En este contexto, nuestro objetivo es analizar el proceso de implementación de ProEMI en el estado de Rio Grande do Norte, desde su propuesta para promover las innovaciones pedagógicas de las escuelas públicas con el fin de fomentar los cambios necesarios en la organización curricular de esta etapa educativa. Este trabajo se basa en un enfoque cualitativo, a través de la investigación metodológica bibliográfica y documental. Para apoyar esta investigación, constituyen como fuentes de análisis, Leyes, Decretos y Resoluciones que regulan la Escuela Secundaria desde el LDB No. 9.394 / 96. De acuerdo con las pautas del Programa, el estado de Rio Grande do Norte, a través de la Secretaría de Estado de Educación y Cultura (SEEC / RN), junto con el Subcoordinado de Educación Secundaria (SUEM), se unió al Programa, implementándolo. en 2009. Y, para 2013, 11 escuelas se incorporaron a ProEMI en 2009, 33 en 2012 y 18 escuelas en 2013, totalizando 62 escuelas y atendiendo a un promedio de 44,336 estudiantes a los que asistió el programa. Entre estas 62 escuelas ProEMI, 19 escuelas estaban ubicadas en el 1er DIREC, cuya sede se encuentra en Natal.

Palabras clave: Bachillerato. Escuela secundaria innovadora. ProEMI Río Grande del Norte.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Natal - RN

Pedagoga formada pela UFRN e Mestre em Educação Profisisonal pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal - RN

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408). Tem experiência na área de História, com ênfase em história da educação, história e espaços, historiografia e ensino de história.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

BATISTA, Ana Cristina; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de.
A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO GRANDE DO NORTE
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 138–155, 20 Dez 2019 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13055. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos