QUEBRADEIRA DE COCO E DOUTORA? SIM, SENHORA! O DEVIR DE UMA PROFESSORA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.55Palavras-chave:
Pesquisaformação, Narrativas (Auto)biográficas, Formação de Professores, História de vidaResumo
Nesta investigação, foram tecidas compreensões sobre a história de vida de uma Quebradeira de coco em formação doutoral para o ensino de Matemática. As memórias da Profa. Maria, autora e colaboradora da pesquisa, foram narradas no memorial reflexivo para ingresso em um programa doutoral, em uma carta redigida por ela aos seus professores de Educação Básica, e em uma entrevista realizada por aplicativo de mensagens – corpus da pesquisa. O material empírico, composto por estes textos, foi interpertado, tendo como referência teórica as contribuições de Bergson, Merleau-Ponty e Spinoza, sob o viés da Análise Textual Discursiva na perspectiva de Moraes e Galiazzi e o Círculo Hermenêutico de Ricoeur, nas quais foram identificadas três fluxos para interpretação. Os resultados revelam os desejos de viver, os modos de compartilhar suas experiências e as possibilidades de esperançar de pessoas Quebradeiras de coco que fazem outras escolhas profissionais.
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