v. 30, n. 3, jul./set. 2023

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Publicado: 2023-12-30

Edição completa

Artigos

  • PENSAMENTO COMPLEXO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO

    Alisson Vercelino Beerbaum, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Edi Branco da Silva
    9-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.38
  • EXPERIÊNCIAS DE VIDA E INSUCESSOS ESCOLARES: NARRATIVAS DO JOVEM UKEME

    Daniela da Cruz Miranda Diniz, Karla Cunha Pádua
    29-53
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.39
  • A UTILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

    Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luzia Roseli da Silva Santos
    55-80
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.40
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS DE RESIDENTES E PRECEPTORES NO AMBIENTE VIRTUAL E NAS REDES SOCIAIS

    Raquel Rosan Christino Gitahy, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
    81-97
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.41
  • CONCEPÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO CENTRO PAULA SOUZA QUANTO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Maria José Cardozo Alves
    99-126
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.42
  • DESIGN DE BIBLIOTECAS COMO RECURSO EDUCATIVO: UMA PROPOSTA PARA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – CAMPUS JARU

    Kazuo Kadowaki, Jussara Santos Pimenta
    127-146
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.43
  • O PROFESSOR ENQUANTO TRABALHADOR E O PROCESSO DE PROLETARIZAÇÃO: O CASO DA BOLÍVIA

    Gabriela Milenka Arraya Villarreal, Arlete Maria Monte de Camargo
    147-170
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.44
  • SÓ FICA O QUE SIGNIFICA: LIÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

    Barbara Alves Ribeiro Marques, Rita Buzzi Rausch
    171-192
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.45
  • EM DEFESA DE UMA ESCOLA REPUBLICANA E DO CONHECIMENTO COMO UM BEM COMUM

    Evandro Consaltér
    193-214
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.46
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS LEGAIS

    Amélia Maria Araújo Mesquita, Bianca Morais Carneiro
    215-228
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.47
  • ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO ALTERNATIVA PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA

    Wladimyr Mattos Albano, Cristina Maria Carvalho Delou
    229-250
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.48
  • ADAPTAÇÕES CURRICULARES NO APOIO AO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DESAFIOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA COVID-19

    Livia da Conceição Costa Zaqueu, Edilene Nascimento Diniz, Thays Nayara Frazão Silva
    251-268
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.49
  • IRMÃS CATEQUISTAS FRANCISCANAS EM ITAPORÃ (1964-1983): CATEQUIZAR E EDUCAR COMO MISSÃO

    Vanessa Zanquini Janczeski, Giovani Ferreira Bezerra
    269-298
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.50
  • ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS E HÁBITOS DE VIDA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA DE COVID-19

    Jorge Luiz Lima da Silva, Giulia Lemos de Almeida, Cláudia Maria Messias, Elaine Antunes Cortez, Liliane Belz dos Reis
    299-314
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.51
  • O FRACASSO DA FORMA: A ININTELIGIBILIDADE DO FENÔMENO AMOROSO EM DO AMOR (1822) DE STENDHAL

    Clarissa Mattos Farias
    315-341
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.52
  • AÇÕES INSTITUCIONAIS PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NA UTFPR: ENTRE O PACTUADO NO REUNI E O CONCRETIZADO

    Cidmar Ortiz dos Santos, Roberto Bondarik, Luiz Alberto Pilatti
    343-370
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.53
  • AÇÃO PEDAGÓGICA COLABORATIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS

    Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    371-386
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.54
  • QUEBRADEIRA DE COCO E DOUTORA? SIM, SENHORA! O DEVIR DE UMA PROFESSORA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

    Kelly Almeida de Oliveira, Maria do Carmo Alves da Cruz, Sebastião Rodrigues Moura, Idemar Vizolli
    387-406
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.55