EXPERIÊNCIAS DE VIDA E INSUCESSOS ESCOLARES:
NARRATIVAS DO JOVEM UKEME
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.39Palavras-chave:
Juventudes, Escolarização, NarrativasResumo
O presente artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa de mestrado que analisou trajetórias escolares de jovens entre 15 e 17 anos com histórico de insucesso escolar, matriculados no 9º ano em uma escola pública estadual na cidade de Ribeirão das Neves em Minas Gerais. O universo da pesquisa correspondeu a 15 (quinze) jovens que responderam a um questionário socioeconômico, cultural e escolar e 3 (três) destes nos ofereceram suas narrativas por meio do instrumento metodológico que denominamos de entrevista narrativa-dialógica. Os relatos obtidos em todo o estudo foram analisados e nos sugeriram certa incongruência entre as potencialidades desses jovens e seus insucessos escolares. Mostraram ainda um perfil de classe social e raça, no qual as condições de vida, de moradia e de acesso a vários serviços básicos de saúde e alimentação estão comprometidos, assim como o seu direito à educação, entendido como muito além do acesso à escola. As narrativas juvenis mostraram também a necessidade de a escola se abrir ao diálogo com esses estudantes, com vistas a adequar-se às suas demandas e potenciais. Neste artigo, enfocamos os caminhos metodológicos que nos levaram à rica narrativa do jovem Ukeme Taiyo, com suas experiências e aprendizagens sobre si mesmo, amigos e familiares, o que contrasta com as suas inquietações e percepções sobre a escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.